sábado, 3 de outubro de 2009

A metáfora do semáforo

Uma parte da VIP de outubro pode ser julgada através do raciocínio de um semáforo (ou sinal, ou farol, dependendo de onde você esteja lendo isso). Vamos ver como seria isso?

PARE!

A VIP sempre foi referência entre as revistas nacionais quando o assunto é moda masculina. Marília Campos Mello é muito elogiada e seu trabalho se destaca do comum entre as concorrentes. Mas agora parece que ela começou a perder a mão, ou a VIP mudou suas prioridades. E justamente em outubro, edição tradicional em lançar as tendências de verão, o que vemos na revista é mais-do-mesmo, clichês e dicas que parecem ser de 2003. E outra, 24 páginas é muito pouco se levarmos em consideração a quantidade de anunciantes de moda que a VIP tem.

Todos prontos pra esquentar o clima na balada?!

ATENÇÃO!

Parece que depois do competente especial para a PLAYBOY com Nana Gouvêa a fotógrafa Autumn Sonnichsen ganhou mesmo o respeito das revistas masculinas. A VIP é uma das que mais demonstram interesse pelo seu trabalho. Só nessa edição foram dois ensaios: o "Preliminares" prolongado e o interno, com a moça da banca da Abril. Essa exposição toda é bem arriscada, já é fácil notar os vícios profissionais da fotógrafa e em breve poderemos estar todos enjoados da tal intimidade que ela alcança com as modelos. Mas nos exemplos dessa VIP vejo uma grande disparidade entre os dois ensaios: o primeiro, com as roqueiras "Brollies & Apples", é instigante e novo. Nem sei por que não entrou como ensaio ou até mesmo capa. Já o segundo, com a bailarina Lívia parece ter sido feito em meia hora, pela assistente novata de Auttumn sendo orientada pela chefe por telefone. Nada interessante. E nem venham com "básico pra não errar".

Põe ela de costas, câmbio. Podexá, câmbio.

LIBERADO!!!!!!!!!!!!!

Ildi Silva é linda e faz parte daquela conhecida galeria de mulheres que já deveriam ter saído na VIP (ou teriam saído de fato se estivéssemos nos tempos áureos). Mas mesmo meio fora de época eu gostei do gancho de uma capa com negra, também adotada pela PLAYBOY neste mês, em época de Helenas e Obamas. Seu ensaio não é nada revolucionário, mas se eu bem conheço o leitor fiel de VIP (basta me imaginar aos 17) sei que essas 15 páginas, com fotos em p&b, closes, charminho, caras e bocas vão agradar à maioria. Esse sim pode ser um básico que satisfaz, sem mais expectativas da gente ou pretensões da equipe.

Agora é que são elas!

Uma ressalva importante: VIP, quando liberar seu estagiário incompetente pra usar fonte manjada, chuta o balde, investe em Comic Sans e finge que é irreverência.

Também na padaria mais próxima de você

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

20 e 10

Algumas coincidências são inacreditáveis e não precisam de explicação. Tava eu aqui, procurando o post perfeito para fazer em homenagem ao Leandro, e resolvi pegar a TPM, que também aniversaria em setembro, e não é que o post dele estava lá?!


Então, assim como meu amigo Leandro, Antonia Pelegrino, a editora convidada desta TPM, também chegou a casa dos 30 este ano. Ela em 12/08 e ele hoje. Os dois com a mesma sensação, o mesmo vazio que ainda demorarei um pouco para sentir...


Sempre que programamos alguma coisa costuma dar errado. Eu queria fazer suspense e ficar sem ligar para ele até bem tarde, não postar nada até o último minuto de hoje, mas é tanto carinho, tanta consideração que nem consegui segurar. Tá aqui um pedacinho do que planejei, bem antes do que esparava....


Já que para os 30 não fizemos a festa no Copa, espero que nos 31 tudo aconteça, e se não acontecer, já aviso: morri de inveja da idéia de Antônia e nos meus 30 (e 40 de Nana Gouveia) eu comemorarei lá, e faço questão da picanha sangrenta no lobby. Greg, foi mal se você não come carne vermelha.

Então, pra finalizar, gostaria que todo mundo desejasse tudo de bom para o cara mais sério do @dasBancas. E agradecesse pelo trabalho árduo dele, afinal, desta cabeça dura que saiu a idéia do blog, e é dele que todas as cobranças e chatisses partem. Mas principalmente é ele quem luta diariamente para que esse blog aconteça e continue.

Vocês que nos lêem são fundamentais, mas ele que revisa todos os textos (os meus principalmente), puxa orelha quando demoramos para postar e ainda briga por termos matado o melhor e pior do mês, é praticamente a alma disso daqui.

Lê, parabéns, sucesso e não larga essa chatisse de jeito nenhum, esse é o seu jeitinho e é assim que te amamos.

Cores de outubro

Tá gata, mas a imagem de divulgação tá numa qualidade lixo.
Melhora isso aí assessoria da Playboy...

O aniversário fez muito bem à Playboy. Além das belas contratações, o nível das capas melhorou demais. Agora temos imagens bacanas, de impacto e bom gosto.

Depois da capa de rosto com Bárbara Borges, temos agora uma linda capa preta para a musa Juliana Alves. A pegada neon dos acessórios é ótima, o uso do preto super bem sacado, a pose boa (coisa de estrela), o corpão e cabelão imprimem um ar diva, meio Beyoncé. E claro, a economia nas chamadas fazem um bem ao nossos olhos... A única coisa que tenho dúvidas é sobre o lettering principal.

Continuo achando que a Playboy entrou numa onda minimalista, sutil e tal, meio arriscada. O nome da estrela ficou frágil, com leitura difícil. Uma tipografia mais encorpada não faria mal. Mas é melhor nem falar muito sobre, por que vai que eles resolvem voltar para aquela coisa gordinha e espremidinha que usavam até abril...

domingo, 27 de setembro de 2009

dosLivros

Já que nem só de periódicos é feito o mercado de revistas, resolvi indicar alguns livros bem legais que retratam algumas realidades sobre o meio e que foram lançados recentemente. Como isso aqui é um blog e eu não tenho nenhuma pretensão revolucionária ou vanguardista, vou apenas listar os três que me interessaram e que estou lendo atualmente. Ainda não terminei nenhum, mas já tenho um encantamento maior por esses personagens tão interessantes.

Confidencial, Costanza Pascolato

Sua mestre mandou

Ícone de elegância no país, colunista da VOGUE brasileira e uma sumidade quando assunto é moda. Nesse livro, nada surpreendente, mas um bom guia de etiqueta com um texto leve e super pessoal. Interessante para conhecer a Costanza na sutileza e menos nas dicas.

Vida Modelo, John Casablancas

Playboy, empresário e boca suja influente

Como o subtítulo diz, trata-se de um relato das "aventuras e confidências do inventor de top models". O cara é polêmico como muitos conhecem de suas entrevistas e nesse livro resolveu contar toda a história da sua origem desde as gerações anteriores. Além de tudo, o livro é lindo, cheio de registros históricos e lindas fotos de editoriais.

Cartas a um jovem fotógrafo, Bob Wolfenson

Bêaba do shooting

Eu já havia lido o "Cartas" do Alexandre Herchcovitch (sim, pulei o do jovem publicitário) e, assim como o do estilista, funciona como um compilado de dicas para quem tem interesse na profissão ou curiosidade sobre o meio. Como ainda não li o do Bob, não sei a lição a se tirar, mas o que me marcou do do Alexandre é a importancia de encarar a moda como business, deixando de lado o deslumbramente e a afetação.

Espero poder terminar essas leituras logo, mas isso deve acontecer lentamente por conta das revistas que não param de puxar minha atenção.



Blog Widget by LinkWithin
 
^