Se tem uma coisa que todo mundo gosta é pornografia. A gente sempre tem um site favorito, aquela pastinha oculta no computador e, claro, já deu uma bisbilhotada naquela sessão reservada das – finadas – locadoras de filme.
E é exatamente para essa galera 'pornógrafa' que o ensaio de Clara Aguilar para a Revista SEXY foi feito. Terry Richardson e a musa de capa deixaram de lado todo e qualquer clichê que envolvem fotos para revistas masculinas brasileiras. Aqui não tem nada de nu artístico, de luz milimétrica e planejada, de produção requintada e de pudores. É nudez e ponto.
Claro que pudor demais não combinaria com a personalidade da estrela, e produções exageradas não fazem parte do repertório de Terry. Dessa forma, o ensaio é uma entrega perfeita do prometido: une com maestria o estilo do fotógrafo e a relação da modelo com seu próprio corpo e com o universo erótico.
Gostei muito de ver um ensaio como este estampado em páginas nacionais. É a prova de que nem tudo está perdido e que a cafonice de espartilhos apertados e joias falsas pode acabar. E, com isso, dar espaço para ensaios mais leves, mais objetivos e muito mais safados. Afinal, o que a gente quer quando compra uma revista de mulher pelada é tesão. Sem rodeios e sem frescuras.
Só para constar: continuo achando que ensaios classudos e bem produzidos têm seu lugar reservado em meu coração, ainda mais quando feitos por gênios como Bob Wolfenson e Annie Leibovitz. Mas confesso, estou cada dia mais encantado por essa objetividade em ensaios de mulher pelada.
1 Comentário:
Puta ensaio!