Daí que tudo na vida faz parte de um ciclo, né? E, o que isso tem a ver com o dasBancas? Tem que estamos completando 3 anos em julho e vimos MUITOS ciclos por aí...
Vamos começar com Gisele Bündchen. Este blog, tão bem freqüentado, viu Gisele linda e solteira, casar, engravidar, ter o filho, se afastar da carreira e retornar. E não foi uma simples volta não. Ela voltou com TUDO.
Outra que vimos voltar com tudo foi Ana Cláudia Michels. A modelo catarinense saiu do período sabático e ahazou na Givenchi. Depois disso, a linda fez ELLE, fez Vogue e tudo mais que vocês imaginarem. Até cair na passarela ela caiu. Mas isso é só detalhe e a gente a ama do mesmo jeito.
Quem também levou um tombão na nossa frente foi a MAXIM. Lançada como uma mega revista, pronta para bater de frente com os títulos masculinos da Editora Abril, a revista começou com Globais e agora pega qualquer uma e coloca na capa. Ah, isso quando vai para a banca, por que teve mês que nem isso aconteceu.
Mas os meninos não podem reclamar. A ala masculina da banca nunca ganhou tantos títulos quanto nos últimos anos. Além da Maxim, Alfa, GQ e Status pretendem mudar a cara do mercado brasileiro e bater de frente com a tradicional Playboy.
E já que o assunto é Playboy, esta daí tem é história para contar. Em 2008 trouxe Carol Castro para comemorar o aniversário em alto nível e Coelhinhas para azedar a ceia de natal. Depois trouxe ex-BBB em capa de aniversário contra gente do primeiro time em capas menos valorizadas - né Fernanda Young? Mas, trouxe Cléo para a festa de 35 anos e todo mundo perdoou os deslizes. Em sua gestão, Aran fecha dois importantes ciclos: Cláudia Ohana e Adriane Galisteu. Duas estrelas históricas e com um ponto comum em sua passagem pela Playboy: A DEPILAÇÃO.
No mundo das femininas também vimos um tanto de coisa acontecer. A Gloss e a Nova, mês após mês, destruíram estrelas do primeiro time da Globo, e, finalmente, parecem ter entrado numa fase mais contida e interessante. Viva a maturidade.
Por falar em maturidade, as mulheres bem sucedidas, inteligentes e elegantes, ganharam uma revista para chamar de sua. A Lola. No início, só capas em preto e branco, agora um pouco de cor para alegrar as bancas.
Outra revista que mudou seu padrão de capas foi a Marie Claire. Importando a estratégia da Elle UK, agora eles entregam uma capa para assinantes e outra para compradores de banca. E viva o colecionismo!
No mundo das modas, a grande reviravolta foi o término do casamento Vogue - Carta Editorial. Com a parceria da Editora Globo e Condé Nast, todos os títulos Vogue saíram de sua antiga casa e se instalaram no mundo cromado Global. Bom, nem tudo. Neste meio termo a RG Vogue virou RG e a Homem Vogue sumiu no mapa.
E, pelo que parece, a parceria da Editora Globo e Condé Nast fará mais uma vítima. Desta vez, quem deixa as bancas é a tradicionalíssima Criativa. Pois é, no lugar dela vem a enlatada Glamour. O negócio é esperar...
Tá vendo? Rapidinho deu pra ver um pouco do que aconteceu neste mercado doido que é o das revistas. E olha que no meio disso eu nem falei do iPad e demais tablets. E o que a gente leva dessa história? Que ciclos são parte da vida e, que, a qualquer momento uma reviravolta pode acontecer com a gente e fazer tudo ficar diferente.
Por aqui, as diferenças foram MUITAS. Visualmente, tivemos 3 layouts. O primeiro durou pouquíssimo e o segundo quase dois anos. Além do layout, nossa equipe também mudou. Começamos em 3, viramos 6 e hoje somos 5. Ou melhor, somos em média 1560!
Sim, este blog também é feito por quem comenta, twitta, curte ou simplesmente lê.
Fazer um blog não é nada fácil. Consome muitas horas, diversos gigabytes e vários reais. Acima disso tudo, ver o retorno é fantástico e não tem preço. Mas ainda assim, é hora de parar.
Hora de fechar o ciclo.
Nestes 3 anos vimos tanta coisa acontecer, comentamos sobre tanta revista, que – por hora – acreditamos ter o cumprido o dever. A partir de agora, voltamos a ser espectadores.
E, ainda mais, APAIXONADOS POR REVISTAS.
ps.: todo o conteúdo do dasBancas ficará disponível por aqui. Se por um acaso o acesso através do .com ou .com.br der algum problema, tente acessar por dasbancas.blogspot.com – se a saudade bater, conversa com a gente pelo twitter (@dasBancas, @thiMnz, @Leandro_S, @laranjudo, @pedromathias, @ikelag)
Obrigado por todos os momentos.