Apesar de não ser das mais originais, o que, sinceramente, não chega mais a ser demérito pra ninguém, a ideia de dar vida à
Valentina, a personagem mais sexy de todas as HQs, tinha tudo para tirar a
Playboy da mesmice. Tudo. A expectativa era das melhores, mas os velhos vícios impediram a Playboy de surpreender seus leitores já anestesiados com o erotismo pasteurizado da publicação.
Valentina, é você?
O mole começou logo pela escalação da estrela de capa, a modelo, atriz e assistente de palco (a tríade de sempre, né?) Valentina Francavilla que teria a responsabilidade de encarnar a musa Valentina. A Valentina do Ratinho não passa de um rascunho mal acabado da Valentina do quadrinho. A Valentina da Playboy não tem um rosto delicado, corpo longilíneo e a sensualidade autêntica dos traços do Guido Crepax. Chanel-capacete, lente de contato azul, piercing no umbigo (em pleno 2012), tatuagens feias... Francavilla tem um conjunto esquisito, vulgar e, ainda por cima, aparenta mais idade que a divulgada. Tem pinta de SEXY e não de Playboy. Não sustentou o papel da heroína que cairia muito melhor na pele (alva, de preferência) de uma modelo de verdade. E foda-se se fosse uma modelo pouco conhecida, sem ganchos extras e sem divulgação gratuita em programa de auditório baixo nível. O mote do ensaio é tão legal que valia a pena o desafio.
Eu ri dessa foto aqui
Para completar o embuste de março, lógico que a equipe da revista optou pela forma mais rápida e segura de fotografar a Valentina genérica. Com direito a produção de moda chafurdada no cafona, poses clichês e até outra SEXY girl de figurante. Olha, o pior nem é isso. Podia ter lingerie cafona sim. Podia ter bondage de novo sim. Podia ter tudo isso sim. Só não podia ser tão esteticamente normal. Esse ensaio pedia muito um visual mais impactante, uma linguagem mais pop, mais arte. Ok, não quer ousar em todas as páginas, mescle, ouse só em algumas. Mas como um ensaio desses não tem uma foto em preto e branco sequer? Surreal! Entre essa Valentina da Playboy e a Valentina da
mymag, eu fico com a segunda opção. Aposto que o Guido Crepax também.
Guido Crepax deve tá se revirando no túmulo até agora
EM TEMPO
A Playboy passará por uma modernização nos próximos meses, conforme anunciou Edson Aran, no Entre Nós. Não é mera coincidência, essa mais que necessária modernização acontece logo após Dulce Pickersgill, ex-diretora do Núcleo Moda da Abril, assumir o lugar deixado por Felipe Zobaran, demitido no início do ano, na direção do Núcleo Homem. Uma coisa é certa: Zobaran não fará a menor falta às masculinas da casa.
Fotos: Reprodução Playboy