sábado, 8 de agosto de 2009

Jorge Bispo em detalhes

Sério, esses dias tô super me achando o colaborador... Ué, não é sempre que recebemos dois convites para ajudar numa comemoração, né?! Bom, desta vez, o pessoal da Comunidade Playboy no Orkut, pediu que eu fizesse algumas perguntas ao jovem fotógrafo, Jorge Bispo.

Como bem gosto do trabalho do cara e o dasBancas ADORA saber um pouco mais do pessoal que passeia pelas páginas das revista que tanto falamos, corri pro computador e fiz algumas perguntas para o cara. E olha, gente humilde é outra coisa... Jorge respondeu tudo, sem medo ou arrogância. Bora saber um pouco mais sobre ele?!


• Recentemente pude acompanhar, pelo Twitter (@thiMnz e @jbispo), suas reclamações sobre Designers Gráficos, gostaria de saber qual sua relação com o manuseio de seu trabalho por terceiros. Para ser mais específico, como isso acontece na PLAYBOY? Você edita todo o material, organiza e envia para a revista, ou não tem controle sobre isso?

Foram algumas piadas. Fotógrafos e designers vivem as turras. Fotógrafo quer ver foto limpa, grande. Mas acredito em boas parcerias, pessoas talentosas agregam valor. Sobre a edição: Eu edito. Edito no sentido correto da palavra: Escolho as fotos. Com sobras, claro. E mando para a revista. A edição final do que entra e como entra é da revista.

• Uma das principais preocupações de profissionais de fotografia é o suporte onde suas fotos são impressas. Já faz algum tempo que o papel utilizado pela PLAYBOY, bem como a impressão com retícula muito aberta, é criticada pelos leitores. Esses detalhes lhe incomodam ou o rótulo PLAYBOY justifica o trabalho, mesmo que sua impressão não seja das melhores?

Todos nós queremos um bom papel e uma boa impressão. Eu e a PLAYBOY queremos isso. Mas sabemos que existem restrições econômicas. No fim ainda é uma revista e tem que dar lucro. Acho que dentro das possibilidades é feito um bom trabalho lá. É utopia acharmos que vamos ter o melhor papel, a melhor impressão. Temos que trabalhar com o que é possível e fazer ainda assim um bom trabalho.

• Na produção de um ensaio fotográfico, sabemos que existem diversos profissionais diferentes. Até que ponto vai o seu comando?! Produtores de moda e cenografia respondem ao seu comando, ou é tudo orquestrado por uma chefia maior e você é tão dirigido quanto eles?

Tudo é feito em conjunto. Idéias vem de lá e daqui. De maneira geral, comigo, eles me trazem uma idéia geral e eu discuto com eles o caminho, novos caminhos e possibilidades. Isso ainda na pré produção. Nos dias de fotos e no set eles respeitam bastante meu trabalho. Tenho liberdade total. Existe colaboração do diretor de arte, o que acho importante. Gosto de trabalhar assim.


• Durante muito tempo acompanhei seu trabalho na revista Contigo!, suas fotos ganharam mais destaque justamente quando o projeto gráfico da revista ficou mais limpo, e elas eram um bálsamo em meio às fotos de flagra. Nesta revista, sua principal característica, a de retratista, era usada e abusada. Fazer a transição para ensaios mais longos foi difícil?

Continuo sendo um retratista. É meu ofício. Só sei fotografar gente. Por isso gosto de fazer um pouco de moda, sensual e nu. E já existe uma tradição de fazer ensaios mais longos com retratados em revistas de celebridades ou revistas que publicam perfis. Na verdade passei de 8, 10 páginas de um perfil/ensaio para 16, 18 de uma PLAYBOY. Não vejo dificuldade por esse aspecto. O projeto que voce citou na Contigo era excelente. Coordenado pelo fotógrafo Ricardo Corrêa. Era um ótimo espaço. Fizemos coisas bem bacanas na revista. Cheguei a ser editor naquela fase por alguns meses.

• Apesar de adorar seu trabalho, e ver em você um dos principais nomes da nova geração da PLAYBOY, sinto que ainda não tem o reconhecimento merecido, você segue fazendo ensaios de pequenas estrelas, edições especiais... Isso lhe incomoda?

Essa questão de reconhecimento é muito relativa. Não me sinto desprestigiado. Faço ensaios, retratos e capas da maior revista do Brasil. Tenho 33 anos. Me acho um cara de sorte. Todo mundo quer fazer a edição de aniversário, inclusive eu. Mas isso pode acontecer com o tempo ou não. Vai depender do mercado, do meu trabalho, da mulher...

• Voltando a falar do Jorge retratista, uma coisa que tenho notado é que, já faz algum tempo, seu nome sempre está nos créditos da PLAYBOY. E normalmente isso ocorre em retratos. Isso é uma estratégia da direção para tornar seu nome conhecido dos leitores?

Não! Sou reconhecido como retratista. É mais do que comum que faça retratos. Colaboro com PLAYBOY tem anos. Desde que fiz o curso Abril. Sempre fiz retratos para lá e não pretendo deixar de fazê-los. O que mudou é que de um tempo pra cá tenho feito mais mulheres.


• Do que conheço de sua produção fotográfica, acredito que o principal traço de seu trabalho - em retratos ou ensaios - é a exploração de ambientes e luz natural. Fotografar em estúdio te incomoda? Ou é este momento é que tem lhe rendido mais trabalhos com bons cenários?

Tenho como característica principal a concepção do ambiente antes mesmo de colocar a modelo ou retratado na cena. Eu monto as imagens assim na minha cabeça. Minhas referências são mais pictóricas do que fotográficas. E também de fotógrafos como Arnold Newman. Eu adoro locação. Para o tipo de trabalho que faço é bem mais divertido do que estúdio. Sobre a luz eu uso bastante luz natural ou pontual como poste, abajour... mas quase sempre isso é misturado com flash. Em retratos te diria que sempre e em nu fica meio a meio.

Não me incomoda estúdio. Tenho coisas legais em estúdio. Mas não sou um fotógrafo mega técnico que usa 10 cabeças de flash. Trabalho com muito pouco equipamento. Em 90% das fotos apenas uma fonte de flash misturado com luz natural. Sorte do assistente.

• Como disse acima, seu nome é um dos principais dessa nova geração de PLAYBOY. Ser o 'substituto' de Bob Wolfenson e JR Duran, que são verdadeiras grifes em nu feminino, é tranquilo ou dá medo?

Agradeço os elogios. Mas, sinceramente, não me vejo assim. Por isso nem dá tempo de pensar se é tranquilo ou não. E nessa profissão a gente só se aposenta quando morre. Então não rola tão claramente uma passagem de bastão. Os caras estão aí super atuantes! Mas não tenho medo não. Sou movido por desafios. Se me derem a Letícia Sabatella pra fazer na edição de aniversário posso clicar hoje à tarde.


• Justamente por terem passado muito tempo a frente dos principais ensaios da PLAYBOY, Bob e Duran têem uma série de elementos 'reconhecíveis' em suas criações. Por exemplo: o exagero cênico do Bob, a clássica foto do sofá do Duran. Se pudesse escolher um elemento para te representar o que seria?

Acho que o cuidado no enquadramento e respiro dos retratados no frame. Os pequenos detalhes na imagem. Sou muito chato com isso.

• Até o momento, você só fotografou - para a capa de PLAYBOY - funkeiras. E os 3 ensaios foram ambientados na favela. Além destes, lembro de uma TRIP que também fotografou na favela. Não tem medo de ser rotulado como o fotógrafo da zona de risco?

Não. Já fiz tanta coisa fora de favela. Capa de Trip em mansão, ensaio pra PLAYBOY em quarto de hotel, mansão, Vip, Vogue em hotel 5 estrelas....

Acho que a capa da TRIP que fiz na Cidade de Deus marcou bastante, conseguimos resolver muito bem e isso pode ter incentivado a PLAYBOY. E na verdade eu entendo me chamarem. Eu circulo bem nesses ambientes. Eu gosto. Mas não diria que esse ambiente é a FAVELA. Pode ser subúrbio, uma vila rústica, uma fábrica, uma mansão antiga. Minhas fotos precisam de elementos, de respiro. E tem outra coisa, embora a Tati seja funkeira o ensaio dela não foi feito em favela. Foi feito numa mansão.


• Já temos a confirmação de que Bárbara Borges será a estrela de setembro da PLAYBOY. Se fosse o escolhido para este ensaio, o que poderíamos esperar?

Não fui o escolhido. risos

• Uma coisa que todo mundo sempre tem curiosidade: o que te levou a ser fotógrafo? Estudou arte, design ou qualquer coisa do tipo ou é uma paixão de infância?

Sou formado em Belas artes. Fiz licenciatura em Artes Plásticas. Minha família inteira trabalhava com teatro. Pai diretor, tia diretora... Sempre fui ator desde os 13 anos. Comecei a clicar no meio da adolescência por causa do teatro. Fotografando os ensaios e os atores E aos poucos a transição foi rolando. Fui largando o teatro e ficando com a fotografia. Sempre desenhei e na hora de fazer faculdade como já era ator profissional optei por abrir o leque e fazer artes plásticas.


• Para fechar o time da 'nova geração de fotógrafos' da PLAYBOY, quem mais você gostaria de ver ao seu lado? Eu voto no Jairo Goldflus!

Ih rapaz. Se eu estou nessa nova geração quem vier será bem-vindo. Quanto mais gente talentosa melhor. Não vou conseguir te dizer um nome.

• Como todo mundo que trabalha com imagem, com certeza você deve ser um devorador de referências visuais. O que mais lhe 'alimenta' para um novo ensaio?

Cinema, sem dúvida.

• Nomes de lá e de cá que fazem seus olhos brilharem?

Arnold Newman, Richard Avedon, Irving Penn, Araki, Bob Wolfenson, Miguel Rio Branco... São tantos...

• Seu retrato, seria feito por quem? Não vale falar que prefere um auto-retrato.

Vale morto?? Arnold Newman sem dúvida. Mas ficaria honrado se o Bob ou o Scavone fizessem um.

• O sonho de 10 entre 10 jovens na puberdade é ser fotógrafo da PLAYBOY. Era o seu?

O meu era jogar com a 10 do Flamengo no maracanã lotado.

Não realizei mas trabalhei em Placar e Jornal dos Sports e em dezenas de jogos do Flamengo com o maracanã lotado.

• Primeira coisa que fez para a PLAYBOY?

Algum retrato, com certeza. Mas não tenho a menor idéia de qual foi.

• Se pudesse escolher uma estrela e um tema para capa da PLAYBOY, o que seria?

Mariana Ximenes ou Leticia Sabatella.

Faria o ensaio inteiro com ela nua em um apartamento vazio em Paris.

Nenhuma roupa, nenhum assessório. Apenas um colchão velho, chão de madeira, papel de parede , uma mesinha, um abatjour e Paris lá fora.


• Apesar das Edições Especiais serem tomadas como obras menos valorizadas, acredito que para mostrar uma idéia é o melhor suporte oferecido para a PLAYBOY. As quase 100 fotos de um especial te seduzem mais que as míseras 20 de uma glamourosa edição regular?

É tudo trabalho. Mas sem dúvida fazer um especial é mil vezes mais difícil que uma edição regular. Não é mole preencher 60 páginas. Perfeito seria fazer a edição regular com 30 páginas. risos

• Em março passado, você fotografou a Princesa do Funk, no que seria seu primeiro ensaio para capa de edição regular. Ela já declarou que está chateada pelo fato da revista não ter saído até hoje. Você se chateia com essas coisas?

Eu não. É claro que gosto de ver o trabalho na banca. Para que as pessoas vejam. Mas meu prazer maior é o dia dos cliques, a troca, a relação com o fotografado. Não sou muito de lamber a cria. Já fiz tanta coisa depois desse trampo. Até mesmo PLAYBOY. Já fiz o trabalho e até gastei o dinheiro que recebi. Ficou bonito e fiquei feliz. Daí pra frente é com eles.

• Para finalizar: photoshop ou boa maquiagem e luz inspirada, qual o verdadeiro milagre de Valeska Popozuda?

Sem dúvida make e luz. Ela está bonita nos RAWS. Te garanto! Boa direção, bom ângulo. Ela não precisou de retoques relevantes. Honestamente essa história de photoshop é uma besteira sem fim.

Desde que o mundo é mundo que se faz retoques. Antes no laboratório e agora no photoshop. Só mudou a tecnologia.


Agradecimentos: Helder da Comunidade Playboy, que além do convite para a colaboração, contactou Jorge Bispo. E claro, ao Jorge, que respondeu todas as perguntas na maior simpatia.

As imagens utilizadas nessa postagem foram selecionadas e enviadas pelo fotógrafo. Para conhecer um pouco mais do trabalho, você pode ver o site, o Flickr ou o Twitter.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Existe capa após a morte

Taí a última tendência editorial mundial: capas póstumas. Quando achava que todo mundo já tinha falado tudo sobre Michael Jackson, a Rolling Stone americana deu, na sequencia, mais uma capa para o Rei do Pop. A RS brasileira que parece sempre se guiar pela RS matriz não fez diferente: duas capas seguidas com o falecido, sendo a recente igualzinha a última gringa. De boa, lá fora até cabe, mas pra cá acho desnecessário. Fazendo companhia a Michael, Raul Seixas, que completa 20 anos de bateção de bota, estampa a 2ª opção de capa da RS Brasil. Homenagem merecida ao saudoso Raulzito.

Mais um encaixotado, digo, enlatado gringo

Prq morrer ontem e ser capa de revista é pros fracos

Já a Vanity Fair americana tomou gosto mesmo por presunto pelo assunto. No mês passado, eles ressuscitaram Heath Ledger e nesse mês eles trazem, numa capa dupla, Michael Jackson e Farrah Fawcett. Achei merecido a eterna pantera ter, enfim, conquistado uma capa póstuma pra chamar de sua, pois a mulher não teve muita sorte em sua morte. Também, quem mandou morrer no dia errado? E as capas da VF estão em total harmonia. As fotos selecionadas têm uma certa semelhança e junto com as cores e chamadas idênticas dão uma unidade bacana. As capas ficaram ótimas.

Why so happy?

Pensando na morte da bezerra, Michael?

Linda de morrer (/Hebe)

Esquire

Só no aerosol

Sam Worthington, a mais nova sensação de Hollywood, é a capa de setembro da Esquire Magazine. Na capa, nada de muito novo, mas naquela pegada Esquire que curto. Destaque para a roupa despojada – os frequentes ternos e gravatas já deram no saco - e o logo da Esquire pichado pelo australiano-durão de safra posterior a de Russell Crowe e Mel Gibson.

Delinquente, eu?!

Foto: Divulgação Esquire

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Agulhas de ouro

Agosto não é aniversário só da Playboy, outra da Abril que apaga as velinhas é a Manequim. E olha só, a revista tá fazendo 50 anos e com corpinho de 25, no máximo!

Deixa eu explicar. Mês passado, quando falei da Manequim, o Dennis do Marketing, enviou uma edição para mim. Oi, não foi jabá! Juro que foi pura gentileza. E daí, que eu fui redescobrir a revista que fez parte da minha infância. E cara, se você não entende NADA de moda, mas quer saber o que usar, como usar e onde usar, corre pra Manequim. Ela é o melhor guia fashion para iniciantes disponível nas bancas brasileiras. (depois virá o post ilustrativo sobre isso)

Mas voltando a falar da nova edição, que chegou às bancas ontem, temos Christiane Torloni desfilando sua elegância num belo vestido azul. Olha, azul é tendência MESMO. Elle, Estilo e Manequim apostando. Corre pra comprar o seu!

Entrevista na revista de pelada e capa na revista de vestido.

Além do azul, outra coisa é recorrente nesta capa. Torloni também usa uma pulseira pesadona em um braço, o cabelo é bem natural, meio cara de secou no vento, como as outras revistas apostaram. A único coisa da Manequim que foge é o brincão, mas como Christiane tem essa pegada diva, super combina.

Agora, o que não combina de jeito nenhum, é essa letrinha manual usada para a chamada de aniversário. Caramba, já vi letras feias em capa de revista, mas essa... Putz, sem comentários.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aos que não nos enxergam

Oi, eu estou bem aqui na sua frente, mas você insiste em não me ver. Tudo bem, opção sua, cada um enxerga o que quer. O problema é quando você, sem ter idéia de como sou, resolve dar a sua visão sobre mim. Talvez você não se enxergue também, antes de mais nada – e assim me tire por parecida contigo. Errando completamente. Para começar, eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer.
Percebo inclusive você, parado bem na minha frente, desviando seu olhar para lá e para cá, nervoso com a minha presença, estando aí o ridículo.

Veja bem, não há o que temer em mim. Não quero nada que seja seu. E não sou nada que você também não seja, pelo menos um pouquinho.

Você não precisa gostar de mim para me enxergar, mas precisa me enxergar para não gostar de mim. Ou gostar, e talvez seja exatamente isso que você tema. Embora isso não faça sentido, já que a vida é bela, justamente, quando estamos diante daquilo que gostamos, certo?


As palavras acima são da escritora Fernanda Young, e foram publicadas em sua coluna na revista Cláudia. E foram selecionados justamente por, ao menos para mim, dizerem muito sobre este momento.

Criatura e criador.

Fernada Young estará na Playboy de Outubro, e os cliques ficarão por conta de Bob Wolfenson, fotógrafo que sempre lhe retrata em ocasiões importantes. Seja sua coluna, divulgação de peça ou campanhas que participa.

Sobre a escolha deste texto: o que espero é que os fãs ávidos por famosas gostosas entendam a magnitude deste momento. Fernanda é um ícone da cultura pop brasileira. É inteligente, sofisticada e foge de qualquer padrão. Sua imagem forte pode não agradar os mais puritanos, mas sua presença na capa da Playboy reforça o valor desta marca, que há 34 anos dita os rumos da cabeça masculina em nosso país.

Desde já, acredito que este ensaio é histórico. Daquelas edições de se guardar a 7 chaves. Momento que nunca se repetirá, que pode e vai abrir muitas portas. Espero nestas fotos toda a atitude da estrela, todo o requinte do artista por trás das lentes e muito cuidado por parte da equipe que já está em fase de pré-produção do ensaio.

Se pudesse integrar essa equipe, ficaria na dúvida de seguir um rumo mais lírico, inspirado nas imagens de Tim Walker ou um caminho mais seguro e visceral, bem ao estilo de Fernanda Young. Este seria um retrato do submundo sexual das grandes metrópoles, levaria Fernanda para região da Praça da República, em São Paulo, e a colocaria ao lado de travestis, michês e toda a orda excluída do mainstream, mas de fundamental importância na formação da identidade metropolitana, a dicotomia é indispensável para um cenário instigante.

Muito preto, muita granulação, muita ousadia e pitadas de erotismo. Quero Fernanda num cinema pornô, quero Fernanda interagindo com os 'exilados', quero Fernanda dando voz aos malditos! Quero um texto de Marina Lima, quero cinema noir. Quero um tanto de coisa e principalmente um resultado inesquecível, impecável. Quero história.

Uma outra coisa bem legal para dizer: há um ano fiz o post Cover Girl dedicado ao Greg. Era uma singela lembraça/homenagem por seu aniversário. E não posso negar, anunciar Fernanda como coelhinha da Playboy, olha que inusitado, justamente no dia do aniversário dele é um prazer. Tenho certeza que nos últimos anos, nenhuma Cover Girl renderia tanto bafo quanto esta, nem tão pouco combinaria tanto com o aniversariante do dia.

Parabéns ao caçulinha do dasBancas, que à primeira vista já impressiona, mas com o tempo de convivência só deixa a certeza de ser um privilégio estar ao seu lado.

Toda a felicidade do mundo! Do amigo emocionado e privilegiado, que vai correndo comprar um presente pra não chegar na festa de mãos abanando. Ainda bem que a festa é só amanhã...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

dasBancas sem censura!

Todo mês o mesmo processo: Playboy na banca, pauta fundamental, comentários seguindo uma mesma estrutura.... Chega uma hora que cansa, fica repetitivo. Por isso, em comemoração aos 34 anos da Playboy, o post é colaborativo. Eu tive uma conversa franca com o publicitário e vídeo artista, Thiago Alcântara.

Como infelizmente moramos longe, a conversa não foi presencial, mas o legal é que isso rende os registros para serem transferidos para cá. Então, com vocês T. e thiago. comentando Priscila Pires, no MSN. Espero que gostem.

sinto cheiro de Savannah...

T.: Gato Guerreiro diz (23:11):
vamos
eu acho assim

thiago. diz (23:11):
calma
calma
vai começar agora...
vou dar o início
então T. vamos falar da Playboy da Priscate, ops, Priscila...

T.: Gato Guerreiro diz (23:11):
pra mim, Playboy, Sexy e afins precisam de vulgaridade

thiago. diz (23:11):
hum..

T.: Gato Guerreiro diz (23:12):
não me venha com erotismo... erotismo a gente deixava pro sexta sex da Band, quando a gente tinha 11 anos

thiago. diz (23:12):
eu achei q faltou assumir os caras...

T.: Gato Guerreiro diz (23:13):
mas claro que vulgaridade é pra poucos e poucas, então deixa com as Malu Bailo da vida...

thiago. diz (23:13):
OK, a revista é masculina, é pra homem ver. mas não tem problema nenhum mostrar uma bunda

T.: Gato Guerreiro diz (23:13):
olha o sex book da madonna...

thiago. diz (23:13):
mas ow, a Malu Bailo é tipo O ENSAIO da Playboy.
foi feito pelo Bob Wolfenson.
na mesma locação da priscate
e há 12 anos era muito mais transgressor
mais ousado.

thiago. diz (23:14):
e sim, eu acho q a pornografia precisa ser exaltada.

T.: Gato Guerreiro diz (23:14):
e eu achei tudo muito em tons de c*cô... faltou bordô e ficou c*cô

thiago. diz (23:14):
mas essa coisa da cor eu acho q é problema da Playboy dela desde a capa
pra mim é tudo monocromático.
tudo cor de coxinha de buteco
acho q faltou contraste

T.: Gato Guerreiro diz (23:15):
eu realmente acho que ou o sex book - http://www.beautifulmadonna.com/madonnasex/index6.html - ou um filme tipo o Garganta Profunda deveriam ser referencias obvias e claras

T.: Gato Guerreiro diz (23:16):
E a produção de moda tb não sustenta não... tem mais roupa de fetiche em filme das brasileirinhas do que ali, até em clipe das Sexy Dolls...

Diva! Diva! Diva!

thiago. diz (23:16):
Mas então, já que vc falou da produção de moda
esse tem sido um dos maiores problemas da Playboy nos últimos tempos.

thiago. diz (23:17):
tudo tende para o fofinho, clichezinho de Sex Shop barato
por exemplo, NAONDE aquela luvinha rosa de frufru combina com o tema.
?!
NAONDE?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:17):
e aquele telefone la?

thiago. diz (23:17):
quando eu fiz faculdade, sempre martelamos no conceito
e acho q a produção da Playboy se perde nisso.
é muita coisa, é muita referência

thiago. diz (23:18):
é tudo ao mesmo tempo e agora.
acredito que a figura de um editor de imagem tem feito falta.
alguém precisa podar as coisas, passar um pente fino.

T.: Gato Guerreiro diz (23:18):
mas isso é uma coisa que a revista da Tiazinha em NY tinha e que rolava

thiago. diz (23:18):
alguém precisa falar para parar

T.: Gato Guerreiro diz (23:18):
e que a feiticeira na california tinha tb e que rolava
pq tinha um eixo

thiago. diz (23:19):
Mas a Tiazinha tinha conceito. Foi fotografado no museu do sexo.

T.: Gato Guerreiro diz (23:19):
ou era a surfista ou a puta plena
isso
falta um tema, um enredo

thiago. diz (23:19):
a feiticeira era uma mocheleira californiana
tudo casava
tinha história.
na Playboy hoje, o q temos?!
uma pelada, com um monte de coisa em cima. e um cenário.
nada casa com nada
as coisas não têm continuidade

T.: Gato Guerreiro diz (23:20):
pq no caso da priscila nao tem... e ela nao é sensual não... a angela vieira tem uma pagina so de perereca e a dela tem muito mais peso
thiago. diz (23:20):
meu, ângela vieira com a cara no macarrão é mais sexy q a priscila fingindo uma s*rir*ca

thiago. diz (23:21):
tá, exagerei
mas é mais sexy q ela enrolada naquele pano de zebra e bla bla bla
achei aquilo feio.

T.: Gato Guerreiro diz (23:21):
e eu acho que nas fotos de nu frontal ela ta longe

thiago. diz (23:21):
parece capa da nova.

T.: Gato Guerreiro diz (23:22):
talvez seja pro photoshop rolar melhor ou pra viabilizar essa mania da playboy - ou panico - de me mostrar um vagina nas paginas so de longe...
e tipo.. ela, a Nana Gouveia... esse pessoal... nao tem perereca? o que ta rolando?

T.: Gato Guerreiro diz (23:23):
a fran
to preocupado

thiago. diz (23:23):
então, taí uma coisa q o povo tá cobrando...

T.: Gato Guerreiro diz (23:23):
nao vai mais nascer crianças
fudeu
2012 taí mesmo

thiago. diz (23:23):
pra mim não muda muito. Eu acho q no caso da Malu Bailo, q tinha uma perereca BEEEEEEEEEM mostrada, não chocava.
mas hoje, o povo tá meio com medo.
o tal de querer ser apresentadora infantil.

thiago. diz (23:24):
inviabiliza, né
alguns pontos q eu quero falar tb.
e o tal piercing?!
achei bem tosco.
BBB?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:25):
eu acho que devia estar escrito maximize
hahhahaha

thiago. diz (23:25):
B fucking B fucking B

T.: Gato Guerreiro diz (23:25):
mas o silicone dela é muito bem feito

thiago. diz (23:25):
daria moral pro maximize-se
achei q [o peito] passa batido
achei q ela é gostosa.

Ops, linha cruzada.

T.: Gato Guerreiro diz (23:25):
sim

thiago. diz (23:25):
cinturinha, corpão
nesse quisito nada bate a Priscate

T.: Gato Guerreiro diz (23:25):
mas eu faria um novo cabelo

thiago. diz (23:25):
a mulher tem a mãnha.

T.: Gato Guerreiro diz (23:26):
do meio do ensaio pra frente

thiago. diz (23:26):
gosto mais do cabelo com ondas
acho mais natural

T.: Gato Guerreiro diz (23:26):
parece que a produção toda foi feita na mesma tarde

thiago. diz (23:26):
taí uma coisa q eu não entendo mais...
a playboy tira 3 dias para fazer um ensaio
e fica tudo com cara de improviso no quartinho

thiago. diz (23:27):
já reparou?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:27):
sim sim... nao é como a mila cristie que tem varias etapas

thiago. diz (23:27):
exato.
locações, assim no plural, é uma coisa q ignoram, né?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:27):
ou ate mesmo qualquer outra que tenha sido fotografada anos passados

T.: Gato Guerreiro diz (23:28):
agora eu vou te falar! talvez, se ela tivesse feito Sexy, teria saido algo bem mais bacana

thiago. diz (23:28):
ain, será?!
eu achei a sexy desse mês meia boca
bem qualquer coisa
priscila bateu lindo o ensaio da mineira

T.: Gato Guerreiro diz (23:28):
algo mais a ver com a priscila e com o universo da pornografia

thiago. diz (23:28):
já q vc falou pornografia outra vez

thiago. diz (23:29):
a citação que o Bial fez do Manuel Bandeira me pegou

T.: Gato Guerreiro diz (23:29):
tipo o alexandre frota com os gogo boys na G é mais verdadeiro

thiago. diz (23:29):
mas achei o texto tão estranho quanto qq coisa q o bial fala

T.: Gato Guerreiro diz (23:29):
quanto mais pobre mais verdadeiro

thiago. diz (23:29):
huahuahuahauah, mas o alexandre frota é tosco, né.

T.: Gato Guerreiro diz (23:29):
mas é o que vc ve na praça da republica né

T.: Gato Guerreiro diz (23:30):
esse ensaio da priscila ai seria oque vc ve na baixa Augusta
pelo menos eu levaria pra esse lado

thiago. diz (23:30):
T. só um detalhe q eu acho q PRECISA ser falado.
mas é PRECISA
o q é a fitinha do bonfim por baixo da luva?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:31):
hahahahahhaha
tb notei
mas me mata o poster ser igual a capa tb

thiago. diz (23:31):
cara, q merda é aquela
a menina recebe uma grana e não mandam ela cortar aquele lixo.
não tem lógica.

thiago. diz (23:32):
vamos focar no Trabanco pra encerrar o papo.

T.: Gato Guerreiro diz (23:32):
eu acho que um dos caras tinha de ser gordo
um negão
mas negão mesmo
de borracharia
nao é esses modelos de comercial da OI não

thiago. diz (23:32):
O Valério tem ensaios legais no currículo. Tem Carla Perez no Vale da Lua, tem Proibida do Funk, tem a Juliana BBB pelada na rua

thiago. diz (23:33):
eu não achei nada de novo nesse ensaio
achei a luz bonita, porém comum.
a composição lugar comum, e olha q o trabanco é ótimo nisso...

thiago. diz (23:34):
acho q faltou A FOTO.

T.: Gato Guerreiro diz (23:34):
olha, em sintese: a Priscila nao fez caras e bocas que me marcaram, eu acho que o ensaio foi feito numa tarde por um cara que tá acostumado com comercial da danone e que usa muito marrom na vida, eu acho que o fotografo nao tem muitas fantasias sexuais, nunca viu De Olhos Bem Fechados ou a Bela da Tarde

thiago. diz (23:34):
acho a foto dela sendo levantada pelos caras LINDA. é A FOTO do ensaio. mas não é uma foto inesquecível.

T.: Gato Guerreiro diz (23:35):
tinham de ter mandado um tarado fotografar 'çaporra' no meio dum buteco de sacanagem ou dum clube de swing
e ela devia estar bebada... pq nao tá, fato

thiago. diz (23:35):
verdade.

T.: Gato Guerreiro diz (23:36):
ai fica tudo facil e artificial.. os homens sem uma gota de suor
ela sem uma maquiagem borrando, sem um batom borrado

thiago. diz (23:36):
entao, a princesa devassa tá mais pra gatinha do sex shop que qualquer outra coisa né?!

T.: Gato Guerreiro diz (23:36):
super

thiago. diz (23:36):
ow, taí, maquiagem borrada e suor fariam TODA a diferença.

T.: Gato Guerreiro diz (23:36):
eu sou bem mais sensual que ela

T.: Gato Guerreiro diz (23:37):
é só me dar uma oportunidade

thiago. diz (23:37):
T. brigadíssimo pela conversa.
vc é sucesso.

T.: Gato Guerreiro diz (23:37):
bjo Bial!

thiago. diz (23:37):
te vemos no BBB!
e depois cobraremos uma G.
bem sensual!
abração.
T. vc ahaza sempre!

T.: Gato Guerreiro diz (23:37):
ah Z., imagina...

Então, conseguiu chegar até o fim?! Obrigado pela atenção. Pra sintetizar: é um ensaio legal, mas poderia ser melhor se pequenos detalhes não fossem deixados de lado. E principalmente se a produção não falhasse em pontos tão importantes.

É isso.

domingo, 2 de agosto de 2009

Só na parceria...

Gente, fomos convidados pela comunidade Playboy Brasil no Orkut, para escrever o primeiro texto da programação especial de comemoração do aniversário da Playboy que eles estão organizando. Como nem todo mundo passa por lá, e deu um BELO trabalho escrever, editar e fotografar tudo, vamos colocar por aqui também...


O dasBancas, para quem ainda não conhece, trata do universo “revisteiro” do Brasil e, modesto que só, do mundo. E quem acompanha sabe que a Playboy é diretamente responsável pela criação do blog e, talvez por isso, é a revista mais comentada por nós. Dentre os 796 posts que compõe o blog, 135 fazem alguma referência à Playboy Brasil.

Na comemoração dos 34 anos da revista, foi uma enorme honra receber o convite da Comunidade Playboy Brasil para fazermos um tópico do jeito que quiséssemos e abordar esses 34 anos do ponto de vista que achássemos mais interessante.




No ano passado, o dasBancas fez um especial para os 33 anos da revista e quem não viu pode acompanhar aqui:

As melhores capas, As melhores fotos, Os melhores ensaios, As surpresas e As Musas.

Como viram, não sobrou muito que falar, mas como o jeitinho brasileiro é sempre fundamental, decidimos fazer um “listão” com 34 coisas que só a Playboy faz por você ou, quem preferir, 34 coisas que só você faz pela Playboy. Tem coisas que só fã vai entender. Então, lá vai!

34 – Básico: gastar 12 Reais até quando sabemos que a estrela de capa não é lá grandes coisas. Mas ter a coleção desfalcada é pior que ficar sem os 12 Reais.


33 – Pedir ao jornaleiro para separar sua edição, mesmo ele não fazendo ideia de quem é a estrela de capa, pois você tem certeza que e adição vai esgotar.

32 – Dentro do ônibus, metrô ou coletivo que o valha, espiar a revista meio escondido, para não ser tachado de tarado pelos outros passageiros.

31 – Ficar ansioso pela divulgação da próxima capa. Todo mundo já sabe que em setembro vem Bárbara Borges, então bora especular a de outubro?!


30 – Brigar no Orkut, no Twitter, no dasBancas, no bar ou em qualquer outro lugar, quando alguém critica aquela sua edição tosca amada.

29 – Fazer ranking mental das fotos, capas e estrelas mais marcantes e sempre avaliar se alguma recente merece entrar na lista.


28 – Imaginar, nos mínimos detalhes, a produção perfeita para o ensaio do próximo mês.


27 – Tratar fotógrafos super-renomados como se fossem amigos de infância. Pode falar, quem aqui nunca falou alguma das pérolas abaixo?!
- Assim não tá dando, Duran. De novo essa mesma pose?
- Bob, você é bom, mas essa coisa de sombrear tudo é meio chata.
- Bispo, tu tá fazendo milagre com essas funkeiras.
- Ah, Autumn, você é foda!


26 – Questionar em poucos minutos as escolhas da redação que passa dias, semanas, meses (será?) fazendo estudos e análises. Oi, adoro fazer isso!

25 – Sonhar em trabalhar na redação da revista, nem que seja por uma semana, só para ter o prazer de fazer a revista mais gostosa do país.


24 – Como o nº é sugestivo, acreditar (ou fingir que acredita) que gay não compra Playboy nem a pau. No 69º aniversário a gente promete fazer piada melhor.

23 – Enviar perguntas absurdas e cretinas para o extinto Divã da Loira, pra Kika Salvi e também para o eterno Playboy Responde – que já chamou Assessoria.

22 – Jurar de pé junto, até convencer, que compra a Playboy muuuito mais por causa das entrevistas e matérias que pelas mulheres peladas.

21 – Mesmo comprando a revista por causa das entrevistas e matérias (juro!), achar a edição ruim quando a pelada da vez não honrar e merecer a capa.

20 – Brigar com a namorada (a ex, de preferência) por causa da sua amada, idolatrada, salve-salve e inocente coleção.


19 - Lembrar perfeitamente quando, ainda criança, folheou alguma Playboy que pegou “emprestada” do pai/irmão/primo/tio e perceber que não viveria mais sem.

18 – Manter-se fiel a uma lista de mulheres impossíveis de serem vistas na capa da PBY. Todo ano, ter certeza que a Luana Piovani será a sonhada capa de aniversário.

17 – Ficar indignado quando um Zé Mané qualquer diz que Playboy é uma revista pornográfica. Pornográfica é a srª sua mãe, seu filho da p***!

16 – Entender e defender, apesar de achar meio cafona, o significado da expressão Nu Artístico.


15 - Achar um absurdo que a genitália feminina não seja mostrada com naturalidade e, principalmente, nitidez. Se resolveu posar pelada, pra que timidez?

14 – Criticar cada um dos zilhões de milímetros da Melancia, mas fazer dela a campeã de vendas e a mais comentada de 2008. Bora parar de falar dessa mulher?

13 – Sonhar com o retorno de várias estrelas, mas começar a reclamar em 5, 4, 3, 2, 1 pela volta de Bárbara Borges às páginas da revista.

12 – Percorrer sebos e bancas imundas atrás de edições raras. Bom, ao menos para você ela é rara...


11 – Reestruturar todo o seu armário para abrir espaço para suas Playboys.

10 – Depois do armário reestruturado, colocar todas as revistas em ordem cronológica. E ai de quem tirar alguma do seu devido lugar.


09 – Tudo organizado cronologicamente? Ok, agora é hora de morrer de medo das traças comerem a Adriane Galisteu, a Maitê Proença, a Cristiane Torloni...

08 – Ler a entrevista do mês e achar o repórter ou o entrevistado um grande babaca. Nunca tá bom o suficiente pra você que acha que é jornalista.

07 – Fazer a mulher Frankenstein dentro da sua cabeça: peitinho de uma, bundinha da outra...

06 – Dar uma de contador da revista, mesmo sem receber um centavo pela contabilidade, e ficar preocupado se a revista vendeu bem, encalhou na banca...


05 - Quando as coisas não vão muito bem, colocar toda a culpa na conta do Diretor de Redação. E vale xingar a mãe, né, Aran?

04 – Ler todos os créditos do ensaio. TODOS, até aqueles com letras menores que as de bula de remédio.


03 – Nunca, jamais, em hipótese alguma retirar o pôster para não mutilar a revista. Isso é praticamente um pecado mortal.


02 – Dos excessos barroco da Claudia Ohana à escassez modernista da Karina Bacchi, tornar-se um exímio admirador da arte da depilação feminina.


01 - Perder tempo lendo tudo isso aqui, discordar de vários itens e iniciar uma discussão em 5, 4, 3, 2, 1...

Inspiração francesa made in Paraguay

Gostei da capa da SEXY, como disse poucos posts abaixo. Não gostei nem um pouco do recheio. Bipolaridade mode on? Não, de jeito algum. A capa é daquelas que não tem muita ligação com o ensaio. Transmite uma ideia e o ensaio parece não concordar muito com ela. Comprei a SEXY achando que era uma coisa, uma pegada mais, digamos, francesa-moderna-sofisticada, e na verdade é outra, paraguaia-clichê-chinfrim, totalmente inversa. Antagônica com tudo aquilo que esperamos sobre qualquer coisa relacionada à França. Modelo interagindo com um manequim tosco, daqueles de vitrine de loja barata, personifica bem tudo aquilo que não representa a França.

Definitivamente, não gosto desse esquema onde é feito um ensaio pra capa, com figurino, cenário e luz diferentes dos utilizados no ensaio. E nessa capa da SEXY parece até que a mulher é outra. Uma Patricia pra capa e outra Patricia pro recheio. Esquisito. Aliás, esquisita é a palavra que melhor define a Patricia Andrade do recheio. Ela não é feia. Mas também não é bonita. É esquisita. Não sustenta uma capa da SEXY. Poderia ser uma boa opção para um ensaio secundário, mas para uma capa jamais. Sem contar que ela também não tem um atributo fundamental para os leitores da SEXY: bunda. Logo no índice, a mulher aparece com uma bundinha de pombo constrangedora. Ela não é gostosa como a Samambaia, linda como a Lizzi Benites, não tem a elegância sensual da Ana Saad, enfim, de musa do ano da França no Brasil a SEXY tá mal das pernas.

Tipo assim, um brinde à França com Sidra Cereser

Fotos: Reprodução Revista SEXY

O dasBancas adverte:

Posar para a capa da Gloss pode ser prejudicial à sua bela imagem. Não entendo o que leva tantas talentosas e belas artistas nacionais a posarem para a Gloss se, ao que tudo indica, a intenção da revista é deixá-las meio ridículas. A vítima de agosto é Cleo Pires. Dessa vez não rolou batom de duas cores, unha amarela, pisca-pisca na testa, indumentária hipster, mas o que dizer dessa cara de peido que a atriz tá fazendo na foto?! Fazer cara de peido não é vanguarda, Gloss. Fazer careta, biquinho, até passa, mas cara de peido? Não, não sei onde vocês querem chegar com isso, mas duvido muito que as leitoras caretas e muito menos as descoladas da revista se identifiquem com algo tão... tão... tão... sem lógica.

Cleo, não se esqueça: contra gases, Luftal!



Blog Widget by LinkWithin
 
^