sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nos trilhos do passado

Florzinha super-poderosa

A VIP de fevereiro me agradou muito. Claro que não chega a ser uma edição marcante como a de Luana ou de conteúdo vasto como em dezembro, mas parece começar a entrar nos eixos. O ensaio está bonito, Fiorella fotografa bem, Duran fez um bom trabalho (principalmente com os desfocados), a entrevista é ok e o maior número de páginas é a melhor mudança.

Além disso as outras matérias abrangem assuntos distintos bem simples e claros, pra ler rápido e apenas como curiosidade. O outro ensaio também é bom de tamanho, o Preliminares veio divertido e a moda de fevereiro sempre foi enche-linguiça (tchau, trema!) mesmo. O melhor pra mim foi o pacotão sobre o Oscar, nada de muito surpreendente, mas é interessante ver todas essas informações numa mesma matéria.

É claro que tem parte ruim: no ensaio do mês de janeiro o texto foi poético e exaltador, bem coerente à imagem que temos de Luana Piovani. Mas o que eu temia aconteceu, tentaram fazer o mesmo com a iniciante em fevereiro. Frases como "A pequena flor, é assim, simplesmente porque é" e "Uma cena para a história: nossa gata arrasou na novela da Globo" soam exageradas para uma atriz de dois neurônios capítulos que ainda tem muito que crescer. Neste caso cabia mais falar do tanto que Fiorella é linda e ponto. E também não entendo o porquê de fazerem de novo uma capa tão comercial. Medo de arriscar?

Agora, uma amostra do ensaio antes da parte realmente importante deste texto:

Compre e veja as outras 13 páginas

A impressão que a VIP me deixou nessas últimas três edições é de voltar a ter um mínimo de critério com a sua proposta e com o que te deu notoriedade no mercado editorial brasileiro. Fato é que eu acompanho essa revista a dez fucking anos, mês a mês, e já passei por várias fases até poder fazer essa análise.

Nas edições do fim dos anos 90 e primeiros anos dos 2000 ficava claro a proposta dos seus ensaios e capas. Dava pra imaginar toda a equipe responsável pelas fotos reunida pensando naquilo: "Então galera, o que vai ser dessa vez?". Nem sempre dava certo, mas era bom ver a preocupação de profissionais interessados. Melhor ainda era conseguir diferenciar e memorizar todos os ensaio de tão distintos que eram. De uns anos pra cá viraram ensaios padrões, com fórmulas a serem seguidas. Só pra ser mais claro, não estou pedindo nada literal como a Índia de Letícia Birkheuer, mas um pouco do sadismo de Dani Winits, o conceito incomum de Vanessa Mesquita ou o nonsense de Patrícia Coelho, citando apenas alguns exemplos nada unânimes. Enfim, um pouco mais de diferenciação, ousadia e horas em volta de uma mesa são fundamentais para atingir um bom resultado.

E para terminar, uma gracinha para os não leitores de VIP.
Achei divertidinha a lista de segredos revelados pela Leilah Moreno. O formato é o mesmo da que podemos ler na VOGUE HOMEM, mas essa saiu bem menos lugar-comum:

Miacabei com o item 5

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Grande Notável

Dose dupla!

No melhor estilo “compre uma e leve duas”, a revista ffwMAG!, do Paulo Borges, aportou nas bancas. Dessa vez nem foi preciso carimbar o passaporte como nas edições sobre Berlim, Tokyo, Londres e Los Angeles para nos deixar embasbacados. Os temas dessas duas edições são universais: “Carmen Pop”, em homenagem ao centenário da Pequena Notável, e “Alegria”. Ao todo são 454 páginas de moda, fotografia e arte. A edição sobre Carmen Miranda já vale o preço de R$ 18,90 e dá de dez em muitos livros de arte por aí. Quem trabalha com arte, fotografia, design ou derivados precisa ter essa edição para referência futura ou, simplesmente, cultural visual.

P.S.: Amanhã, de dia, fotografo algumas páginas para aguçar a moçada e comento um pouco mais as edições.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Na trave

Não foi dessa vez, IstoÉ Gente

A capinha acima da revista IstoÉ Gente dessa semana tinha tudo pra dar certo: mulher linda e no topo, foto em preto e branco com enquadramento moderno e poucas chamadas. Tudo muito bacana e com um quê de conceitual. Mas acabou que se perdeu pelo caminho. A foto não é boa - não tem nada a ver com a chamada e o olho da Juliana está entreaberto - e a imagem da família Cruise no Brasil ajuda a desequilibrar a composição que já não era das melhores. Pena, mas valeu a tentativa. E é de tentativa em tentativa (muitas com êxito, por sinal) que a IstoÉ Gente vai se destacando de suas concorrentes nas bancas.

Já a Juliana Paes tinha tudo pra dar errado: Gostosona, meio cafona, moradora de São Gonça e figurante da Globo. Mas acabou que a moça chegou lá. Com sensualidade e carisma pra dar e vender – e depois de uma bela assessorada, claro -, Juliana Paes se tornou quase uma unanimidade nacional.

Ela é bem mais bonita que isso

Nana Moraes não nos convence

+ Juliana Paes no site da IstoÉ Gente

Carnaval para todos!

Como era de se esperar, fevereiro é o mês do carnaval no mercado editorial. Playboy, Sexy, Vogue e agora a Junior mostram sua interpretação da principal festa brasileira, isso por enquanto.

Só pra relembrar:
  • Playboy traz a rainha do carnaval carioca, em um ensaio feito num barracão de escola de samba;
  • Sexy vem de Moranguinho, entitulada Nossa Rainha do Carnaval, no ensaio tem Rio e barracão;
  • A Vogue tem as meninas brasileiras que estão bombando por aí, com uma pequena referência carnavalesca, e é carnaval chique, com plumas super finas como arranjo de cabeça;
  • E pra finalizar o bonde do carnaval, por enquanto, vem a Junior, adivinhem com o que?!

Rio de Janeiro e barracão de escola de samba, claro!

O ensaio assinado por Vicente de Paulo é estrelado por Rodrigo Calazans e tem styling de Felipe Veloso (aqui, falando sobre o desfile de Thaís Losso no Fashion Rio) e coordenação de Erika Palomino, Andre do Val e André Fisher. O ensaio contará com 10 páginas e a equipe da revista diz que foi um dos mais trabalhosos e, também por isso, um dos mais bonitos já publicados.

Por enquanto a revista não chegou às bancas e vamos ficar só com a capa que não foi pra banca e com fotos dos bastidores.

a capa que não é!
a outra deve estar muito foda, porque esta,apesar de não ser linda, é bem satisfatória.

quem disse que só de mulata é feito o carnaval?!

Não nego que estou curioso pelo resultado, a equipe da House é entendida do assunto e edita a Key que é uma revista com ensaios bem diferentes das outras publicações brasileiras, por isso aposto num carnaval transformado, apesar de todos os clichês que são vistos nas fotos acima.

obs.: se alguém quiser me dar o tênis da foto que ele está de shortinho é boné - enconstado no portão -, eu aceito.

Ah, por falar em Junior, lembrei da G e da DOM. Então, as duas daqui uns tempos estarão dividindo a mesma editora. Corre na internet notícias de que a Fractal, que edita a G, comprou a DOM e vai manter a mesma equipe de redação, sem mudanças no foco. Continuando com a postura 'hétero friendly'. Continuando por conta da G o mercado erótico.

E como a G está em pauta, alguém viu a novidade da revista? Agora eles fazem duas capas todos os meses. Isso começou em dezembro, com uma capa que tinha uma sósia da Madonna com uns caras malhados, em janeiro manteve em comemoração do aniversário de SP. Assim, o que eu posso dizer disso?! Para a estratégia eu dou parabéns, nas para a equipe eu desejo mais sorte no próximo fechamento, porque perder duas oportunidades, em um único mês, de se fazer uma boa capa é para poucos e uma baita sacanagem...

ah, a primeira não é linda, mas perto da outra fica incrível...

quem sabe em fevereiro sai pelo menos uma capa digna...

Ele U Xis Ó

Pessoal, não sei se todos já viram, mas olha que LUXO a campanha de verão da Versace estrelada por duas queridinhas do dasBancas: La Moss e La Bundchen. Achei ótimo o resultado, muito simples, sexy e chic. E olha que eu nunca curti muito Versace.


Blond Ambition

Agora, só eu, ou a Gizel tá um pouco magra demais nessa foto?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Brazilian Girls VII

Vivi Orth e Aline Weber já estiveram na capa da Vogue Brasil, Bruna Tenório e Daiane Conterato nunca haviam tido o privilégio, mas chegou a hora! As 4 meninas prodígio estão juntas na Vogue de fevereiro. Quando tivermos com a edição em mãos contamos mais sobre os ensaios.

Quarteto fantástico.
"Hora de ousar" não dá!

Enquanto a Vogue não vem, dá uma olhada nas coisas que já falamos sobre elas aqui no blog.
Aline Weber, Bruna Tenório (que eu adoro), Daiane Conterato e Viviane Orth.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Na capa da Playboy: TV Pirata

A capa da Playboy já está no site da revista e, assim, como já é praxe, vou falar mal... Uhul, os fãs da moça, que até ontem eu nem sabia que existia, vão cair matando, mas enfim, a capa é isso aí:


Tá, eu gosto do fundo de penas verdes, gosto das chamadas em menor quantidade que o normal. Mas não suporto esse fogo subindo pela mulher, tá com cara de pintura tosca que passa no programa da Luciana Gimenez. Se quer fazer, faz direito!

A menina é isso aí, não é linda, mas não é um canhão, e vale pelo evento. Afinal, nada mais justo que a capa de carnaval ser da rainha de carnaval.

Uma coisa inevitável é olhar pra essa capa e não lembrar da capa carnavalesca de 2007. Se Gracyyyyyannnnnnnne eu fosse, logo diria:

- Oi, deram um flip na minha capa e jogaram na banca!

Olha a mãozinha tendência.

Para quem é jovem demais e não entendeu o título:



Melhor e Pior de Janeiro III


Como já foi anunciado pelos meninos, quem leva o MELHOR DO MÊS de janeiro é VIP da Luana Piovani. Guardem esse momento na mente de vocês, é raro ver uma VIP tão boa assim em sua história recente e mais raro ainda acontecer unanimidade entre nós três do dasBancas.

A fórmula foi simples e funcional: a VIP se vestiu de TRIP, encarnou bem o clima de verão e fez uma verdadeira ode à beleza e presença da Luana. Daí foi só pesar a mão na quantidade de páginas, caprichar na edição e diagramação das fotos e fechar com entrevistão feito pelo próprio big boss da revista, Celso Miranda. São 19 páginas de fotos e mais duas de ótimo texto. O ensaio é completo graças a grande variedade de produções e momentos, com muitos closes que ressaltam a magnitude de Luana.

E não é só La Piovani que merece destaque neste mês da VIP. Em meio a tanta coisa inútil que as revistas masculinas publicam em janeiro, a VIP trouxe uma boa matéria sobre o Calendário Pirelli e suas musas, um quiz de férias engraçadinho e despretensioso, um correto e incomum ensaio interno e outros diversos textos bons de serem lidos.

Mas é claro que o pessoal da redação não levaria essa de graça. Em meio a tantos acertos é importante destacar o quão PÉSSIMA é a capa de janeiro. Impublicável em tempo de elogios. Luana merecia mais, mesmo que isso pudesse prejudicar as vendas da edição.

Agora, alguns bons momentos do ensaio.
Claro, não deixem de ver todas as fotos e diversas inéditas no site da VIP.

Who is the queen?


q

Sério, galera. Eu adoro poder gongar coisa ruim. Aliás, é a parte mais divertida e que mais sustenta o blog. Mas tem hora que a gente vê coisas tão ridículas que perde até a graça fazer qualquer comentário. Exemplo disso é PIOR DO MÊS ir para a GLOSS, que até foi bem intencionada escolhendo a Letícia Birkheuer e não um material gringo requentado. Letícia é linda mas não tem tido muita sorte ultimamente. Depois de uma VIP sofrível e de ganhar do Multishow um programinha qualquer nota, agora foi a vez da fucking GLOSS errar a com moça. Produção péssima, pauta ridícula e caretas envergonhantes compõem a matéria.

As imagens são auto-explicativas:

E no site ainda ensinam a fazer o make. Juro.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Melhor e Pior de Janeiro II

Preciso desabafar uma coisa: Janeiro foi da Vip e de Luana Piovani, isto posto, vou à minha lista, já que a Vip fica por conta do Greg.

Bom, janeiro sempre é uma mês meia boca, e em 2009 não foi diferente. As principais femininas, menos a Cláudia, vieram com capas internacionais, super requentadas e bem sem graça. Sim, a ex e a atual de Brad Pitt não me agradaram em nada. Mesmo assim, isso não foi o bastante para levarem o título de pior do mês.

Cara, nada tiraria de Nivea Stelmann esse título. Tosquíssimo o ensaio protagonizado pela moça na revista UM. Produção inexistente, caixotes horrorosos e 10 metros de cetim amassado não fazem um bom ensaio, e já foi comprovado na década de 80. A Um não precisava ter publicado aquela bomba para saber disso. Além do tosquíssimo ensaio, ainda existe o fator atraso, dizem que a edição é a de dezembro, mas só apareceu nas bancas em janeiro. Vai entender...

Diálogo imaginário:
Nívea diz: -Fala que eu tô gata?!

Thiago diz: -Tá velha, gata!


Além das fotos horríveis que foram publicadas, acabei vendo algumas coisinhas ficaram guardadas no fundo do baú. E, assim, vergonha alheia é pouco.

sra. Stelmann bora treinar. Desse jeito não sustenta uma capa de aniversário da Playboy


Como já disse, melhor MELHOR mesmo nesse mês, só a poética edição da Vip. Mas não posso deixar passar as belíssimas fotos protagonizadas pela repórter do TV Fama, no Happy Hour da Playboy. Diferente do costume, não ficaram na mixaria de publicar só uma foto, e mostraram alguns cliques da sempre-inspirada Autumn Sonnichsen. Esta fotógrafa vai receber um post especial qualquer hora dessas, por enquanto o que vale dizer é que foi um alívio ver suas fotos na fraquissima Playboy de janeiro.

Mônica doida pra tirar a roupa Apor é uma gracinha, e merece.

Além da Mônica, outra coisa merece ser citada:

Ana Cláudia Michels é minha diva de janeiro. Ganha até da Vip da Luana, mas como a Mag é de novembro, não vale colocar Ana Cláudia no topo.

Linda de qualquer jeito.

Melhor e Pior de janeiro I

Janeiro: Um mês – quase – morto

Como de costume, avaliei apenas as masculinas para o meu Melhor e Pior do mês. Foquei nos ensaios de capa, como no mês passado. Foi bem fácil chegar ao resultado final. Vejam:

Homem Vogue, Trip e Vizoo simplesmente não foram pras bancas. Troco economizado revertido em cerveja.

A Maxim pra não dar sub ou ex alguma coisa (Amandha Lee, o recheio do mês, serve como exemplo da categoria “Sub Alguma Coisa”) resolveu dar a modelo Camila Alves, atual de um ator famoso e, consequentemente, com uma certa notoriedade. O ensaio, classudo, foi feito pelo meu querido Gaul. O problema é que acho a Camila sem graça e até, ouso dizer, feia. O conjunto da obra não é o pior, mas também não é o melhor do mês. Passa raspando.

A UM, tadinha, se tornou a grande café-com-leite do dasBancas. Chega a dar preguiça de comentar seus ensaios michos de meia dúzia de fotos e nenhum sex appeal. Esse da Nívea foi o ápice do mais do mesmo. Juntando isso com o fato de a revista ser voltada para um público mais velho – e chato –, ignoro-a sem dó em janeiro.

A VIP veio com uma pitada de Trip e mandou muuuito bem. Como já elogiei bastante o ensaio e o Greg não gosta quando a gente repete algum escolhido no Melhor e Pior, nesse mês (só nesse mês, viu?) vou atender o pedido dele.

Então, sobraram as minhas queridas Playboy e Sexy. A Playboy é uma gigante do gigante grupo Abril. Possui dezenas de grandes anunciantes, milhares de assinantes e outros milhares de compradores em banca. Na parte do jornalismo é incomparável: ótimas entrevistas, matérias e tudo mais. A Sexy, bem, uma nanica: pouquíssimos e fraquíssimos anunciantes e os números de vendas não colocam medo na líder do segmento. E é por isso que acho inadmissível um ensaio de capa da Sexy ser melhor que o da Playboy. E foi exatamente o que aconteceu em janeiro. Para piorar, o ensaio da PBY é frio e o da Sexy quente. A temática dos dois é a mesma, enaltecendo ainda mais o absurdo. Como a PBY tem uns fãs que não admitem derrota, seguem alguns tópicos que justificam minha escolha:
Sexy 1 x 0 Playboy

Sexy 2 x 0 Playboy

Sexy 3 x 1 Playboy
(dei empate, pois a culpa do ensaio ser fraco nem é do Sérgio)

Sexy 4 x 1 Playboy

Sexy 5 x 1 Playboy

Sexy 6 x 1 Playboy

Sexy 7 x 1 Playboy

P.S.: Prometo que em fevereiro não darei o Pior do mês à Playboy (3 meses seguidos é foda), mesmo que ela faça outra uma cagada gigantesca. Prometo também avaliar revistas de outros gêneros e sair da minha área de conforto.

Fotos reprodução: Playboy e Sexy
+ do trabalho do Lessa aqui e do Kovacevick aqui



Blog Widget by LinkWithin
 
^