sábado, 26 de dezembro de 2009

Fräulein

Na revista Rolling Stone do mês, com Mano Brown na Capa, vi algumas fotos do novo livro, Fräulein (Taschen), da ex-top model e top fotógrafa alemã Ellen von Unwerth, numa breve matéria intitulada “Brincando de Barbie”. O mais bacana da matéria é que para cada foto – 4 ao todo, com 4 divas pop: Cristina Aguilera, Beth Ditto, Britney Spears e Courtney Love – foi publicado um comentário da fotógrafa sobre a fotografada. Vale conferir na banca.

Fräulein é uma espécie de retrospectiva da carreira da fotógrafa, conhecida por suas fotografias eróticas femininas, com fotos do começo de sua carreira e recentes (Lady Gaga na Out, Paz de la Huerta na Playboy França...). Quem não tem $ 700.00 pra desembolsar pode folhear virtualmente o livro aqui nesse link ou pode conferir algumas imagens que selecionei para os que não têm a menor paciência para esperar as páginas virtuais carregarem. Com ou sem grana, o importante é admirar mais um pouco do trabalho da talentosa Ellen von Unwerth.

Cristina Aguilera (2004): “Eu a amo! E minha câmera também a ama.
Ela é uma artista simplesmente incrível e sabe se mexer”, disse Ellen à RS.

A mulher brinca de fotografar

Fotos: Reprodução TaschenJustificar

Mais Maxim

Quero trocar minha capa, comofaz?

A 2ª opção de capa da Maxim da Fernanda Lima é bem mais do nosso agrado. Uma capa limpa, sem aquele amontoado de chamadas, sem splash bagaceiro e sem aqueles “Fernanda Lima” e “20” pesaaados. E a foto dessa 2ª capa é a melhorzinha do fraco ensaio.

Descolei a capinha no esperto blog “I Love Blog”, do desde sempre ótimo Andre Sancovsky (@AndreSank, o cara que entrevistou a Fernanda para a Maxim). Fica como dica de boa leitura.

Pra vocês, leitores, quem levou a melhor?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Fudeu!

Abri a Maxim nas páginas 74 e 75 e me deparei com esse abre. Gostei bastante da disposição do texto e também curti a foto meio easy rider. Daí virei a página e achei a 2ª foto (a 2ª aqui de baixo) esquisita. Virei outra e gostei do corte (a imagem em PB pega só do shortinho ao biquíninho de Fernanda Lima). Daí fui virando e fui achando todas as demais esquisitas e percebi que tinha algo familiar nelas. Voltei correndo pros créditos e lá estava: “Fotos Alê de Souza”. Chora!!! Olha, a gente até atura o Alê de Souza na semanal Gente, mas nas masculinas com essa sua obsessão por cabelos não dá. O foco é outro, a pegada é outra. O ensaio é fraquíssimo, não tem variedade, não tem sensualidade e tem esses despenteados que já viraram mancha marca registrada do trabalho do cara.

É muita Fernanda Lima pra pouco fotógrafo

Mas o dasBancas não faz apenas a linha mensageiro do apocalipse e também traz notícia boa pra rapaziada. Leiam o trecho da entrevista dada pela Fernanda Lima ao André Sancowsky:

"...recentemente você posou nua e de graça para o Mario Testino. Por que recusar propostas milionárias de revistas que exibem mulheres nuas?
A diferença é que para o Mario eu fiz de graça e para a Playboy ganharia um bom dinheiro [risos].

Esse é precisamente o nosso ponto, é um contrassenso, não?
É, mas na real uma foto do Mario Testino não vai parar num borracheiro. Não vejo o menor problema em fazer Playboy. Acho legal a grana. Não teria o menor problema, desde que fosse tudo combinado. É uma questão de posicionamento da revista. A Playboy francesa é linda, tem altas fotos. O Brasil quer tudo explícito."

Esperança mode on.

Post escrito por Leandro.
Fotos: Reprodução Maxim

Rebelde com causa

E a causa da rebelde Isabeli Fontana é justa: “Tem que ser sexy! Só quero sexy. Cansei de ser andrógina. Mulher tem que ser sexy”, sentenciou Isabeli enquanto se arrumava para a sessão de fotos da Homem Vogue de verão 2009/2010. Justo. E emendou: “Adoro o estilo rock, sempre foi meu favorito, acho que deixa a mulher sexy”, “Gosto de sexy rebelde, com maquiagem borrada”. Nós também, Isabeli, nós também...

Como a mãe de Zion (6) e Lucas (3) não é apenas de falar mas também de fazer, as fotos de Jacques Dequeker ficaram muito, muito sexy. Rolou transparência, rolou peitinho e, acima de tudo, rolou atitude. Adoro esse abre. Amo a página dupla com a sequência de Isabelis com a (micro) Lacoste. E do jeito que a modelo é cheia de atitude e meio pipa avoada, não duvido nada que em 2010 ela não queira mostrar mais um pouco de tanta sensualidade. Taí o desafio do dB pra você, Isabeli: Playboy em 2010?!

Sensualidade autêntica é assim: de dentro pra fora

Fotos: Reprodução Homem Vogue

Ê, verão

Só faltou a panicat

O ensaio da Juliana Salimeni para a Playboy de janeiro já estava anunciado há tanto tempo que dava muito bem para a SEXY correr atrás do prejuízo e colocar em sua capa, sim, mais uma vez, alguma panicat, só para bater de frente com a Playboy. Mesmo não sendo inédita, a Piu-Piu do Pânico disputaria pau a pau (com duplo sentido!) a atenção dos leitores. Pois bem, sem tripeteco de panicat, a SEXY veio de repeteco de Wanessa Martins. A fraca chamada de capa, por total falta de gancho, enaltece o bis para a publicação. Nota: Não gosto dessa manuscrita que eles andam usando nas últimas capas. Desde a estreia do logo robusto – que eu adoro! – a SEXY não dava uma capa de plano americano e essa é muito boa para a diversificação. Curto a capa de um modo geral e nela a Wanessa está bem bonita (já adianto que apesar de muito gostosa, não é em toda foto que isso acontece).

P.S.: Em fevereiro, finalmente desencanta a capa da Bárbara Koboldt. As fotos foram feitas pelo ótimo Daniel Aratangy e quem viu me disse que esse será um dos ensaios mais bonitos da história da SEXY.

Beeem simpática

Fazendo valer o título de o melhor amigo do homem

Acho bem simpática essa capa de janeiro da Playboy, uma releitura da clássica imagem da menininha do Coppertone. Foge do lugar comum, apesar de não ser a primeira nem a segunda capa a estampar esta ideia, e rende comentários, olhares, oba-oba. Pra mim, poucas coisas na vida são tão sensuais quanto o bom humor e pruma edição de humor essa capa é ainda mais pertinente. Infinitamente superior a capa de janeiro passado, com a musa passada do verão passado, Viviane Bordin. Outro ponto: a foto tem um grau de complexidade alto graças ao nosso amigão aí. Tô curioso pra saber se foi necessária alguma montagem na finalização.

Na época em que as panicats foram capas da SEXY, lembro perfeitamente dos fanzocas da Playboy desdenhando, dizendo que as panicats já não estavam mais com essa bola toda. Poucos meses depois, os mesmos fanzocas pagam um pau e meio para Juliana Salimeni na capa da Playboy. Sempre achei todas as panicats dignas de capa. São bonitas, gostosas e têm como objetivo de vida posar pelada. A Playboy da Tânia é sensacional (aliás, ela estará na capa da próxima UM) e nunca entendi por qual motivo Playboy e VIP deixaram passar Lizzi Benites, a Piu-Piu, pra mim uma das mulheres mais bonitas do Brasil e infinitamente mais gata que a Juju.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Eleição Melhor e Pior de 2009 dasBancas

Finalmente chegou a hora, meu povo. A dinâmica da eleição vocês viram aqui e as capas finalistas e a vencedora de 2008 vocês podem relembrar aqui. Agora, vamos ao que interessa. Com vocês, as melhores e piores capas de 2009!


Independente de qual seja o resultado da eleição, para cada finalista abaixo adiantamos os nossos mais verdadeiros parabéns e o nosso muito obrigado. Em 2009, foi um grande prazer poder contar com capas tão bonitas, criativas e inteligentes assim. E é uma honra poder listá-las aqui.

SEMANAL


Época: "Less is more é uma atitude que sempre funciona, especialmente quando o tema envolve alguma tragédia. A Época fez isso com muita delicadeza e elegância." (Greg)

Gente: "Edição especial sempre tem tratamento mais bacana e menos chamadas; quando a capa tem Juliana Paes e Miro, as possibilidades de erro são quase nulas". (Thiago)

Veja: "A revista fez uma homenagem merecida ao campeão César Cielo. Capa forte, direta e muito expressiva. Digna de um novo herói brasileiro." (Leandro)


FEMININA

Justificar
Capricho: "Quem não gosta de uma capa de close?! Quando estrelada pela nova queridinha dos fashionistas, Emma Watson, é impossível não amar." (T)

Tpm: "A Tpm mandou tanta capa bonita (Deborah Secco, Maria Flor, Mulheres Frutas...) pras bancas em 2009 que o difícil foi escolher uma só. Ficamos com essa pretinha nada básica." (L)

Vogue: "Fim de ano pede capa especial. A Vogue foi quem fez melhor com exclusividade gringa e o brilho de Alber Elbaz, responsável pelo trabalho incrível da Lanvin." (G)


MASCULINA


Playboy: "A foto consegue ser mezzo vintage e mezzo Beyoncé. O resto foi ressaltar a beleza de Juliana com preto e branco. Ponto pra Playboy." (G)

SEXY: "A capa é a cara da SEXY: colorida, ousada, quente. Meio exagerada, mas absurdamente chamativa. Ladra de todos os olhares pecaminosos enquanto esteve nas bancas. Destaque para a expressão maliciosa e nada óbvia no rosto da modelo." (L)

VIP: "O Maior fenômeno editorial do Brasil nos últimos anos ganhou a principal capa da VIP em 2009 e segurou no carão uma capa elegante e luxuosa." (T)


GAY


Aimé: "Uma pegada chucra não faz mal a ninguém, né?! Com layout mega clean então... ADORAMOS!" (T)

G Magazine: "2009 foi o ano das capas simples, com poucas chamadas, e com grandes rostos ocupando toda a capa. A pegada mais sexual, e quase sempre vulgar, das capas da G cedeu espaço para o olhar do modelo."(L)

Junior: "A foto certa com o modelo perfeito fez da Junior de Mateus Verdelho a revista GLS mais comentada do ano. Pelo timing, parabéns à revista." (G)


VARIEDADE


FFW MAG!: "Tema rico e com uma capa de referência forte e ousada. O erotismo de MAG! trouxe (com Gracie Winck e Paulo Martinez) sofisticação e beleza para as bancas do país." (G)

Lounge*: "A foto é perfeita, o uso das cores (e da ausência de) é perfeito, a diagramação das chamadas se aproveita de forma perfeita dos espaços livres e a escolha da garota da capa, Fernanda “Sex Appeal” Lima, não podia ser mais perfeita." (L)

Rolling Stone: "Olhar enigmático e ousada exposição epitelial. Só uma estrela de verdade topa uma capa dessas." (T)



Eu erro, tu erras, ele erra. Todos nós erramos, fato. As piores capas de 2009 estão aqui para que os revisteiros se esforcem cada vez mais para conjugar esse verbo cada vez menos, pois, sim, exigimos o melhor. Para que eles pensem 20, 30 vezes antes de selecionar uma imagem, uma cor, uma fonte, uma modelo e uma mensagem pruma capa.

SEMANAL


Gente: "É uma capa diplomada na “Escolinha Alê de Souza de Fotografia”. Muito foco no laquê. E apenas no laquê. Bizarro!" (L)

Quem: "Oi, quem foi o louco que fez isso com essa mulher?! Devolvam o corpo certo para esse cabeção." (T)

Veja: "O mau uso das ferramentas de manipulação e a cara de pau de Veja fizeram de sua Mulher Alface uma das capas mais ridicularizadas do ano." (G)


FEMININA


Gloss:
"A Gloss não sabe usar as cores em nada e na edição com Flávia Alessandra conseguiu piorar o seu biquinho com um make constrangedor." (G)

UMA: "Tenho 5 capas na minha lista de piores do ano, e a sua é uma delas, Fernanda Motta. Da próxima vez, foge disso aí..." (T)

Vogue: "A capa tinha tudo pra dar certo: ótimo fotógrafo (Terry), ótima modelo (Trentini), ótima publicação (Vogue), mas deu tão errado. A foto é ruim, a diagramação é péssima e esse fundo branco com as cores pálidas do logo e da modelo é desanimador." (L)


MASCULINA


Maxim: "E ainda tem gente que fala que a Camila Pitanga é sem sal." (T)

Playboy: "A capa é um equívoco, uma releitura desrespeitosa com a história da Playboy e com o mito Marilyn Monroe. Polêmica barata e desesperada para vender revista." (L)

VIP: "A pose, a expressão, o tratamento e a mulher. Tudo errado na VIP da ex-BBB Maíra Cardi, grande erro da revista em 2009." (G)


GAY


DOM: "A linguagem extremamente internacional acaba com uma capa que até tinha potencial; é limpinha e bem diagramada." (T)

G Magazine: "Vergonha alheia é o mais doce sentimento que o dasBancas carrega por essa capa da G Magazine com os meninos do Calcinha Preta." (G)

Junior: "Na 1ª capa feita após a passada de bastão da House of Palomino para o Mix Brasil, a revista Junior perdeu a sofisticação das cores, diagramação e ainda trouxe um modelo mais velho e gringo que não combinou nada com a publicação." (L)


VARIEDADE


Joyce Pascowitch: "Ficou com tanta vergonha que quase fugiu da capa... tsc tsc." (T)

RG Vogue: "O péssimo dégradé da RG Vogue com o amadorismo da foto do Bruno Gagliasso foram mais que suficientes para que eles parassem nos piores do ano." (G)

Rolling Stone: "MJ não podia ficar de fora do Melhor e Pior de 2009! A RS já tinha dado uma capa com ele e não precisava ter mandado outra na sequência. Ainda mais uma capa feia e 100% made in USA." (L)


Enfim, 30 capas! 15 boas, as melhores de 2009. 15 ruins, as piores. Agora contamos com o seu voto para elegermos a melhor e a pior de 2009.

P.S.: As capas de cada categoria foram dispostas em ordem alfabética.

Retardatária de peso

2009 continua rendendo boas capas. Estávamos só esperando a retardatária Vizoo divulgar suas capas para subirmos a eleição do Melhor e Pior de 2009 do dasBancas. Será que elas entram na lista ou perdemos o nosso tempo esperando? Independente da resposta, são boas capas. As melhores da Vizoo em 2009. Gosto da capa com a ilustração das Olimpíadas do Rio 2016, apesar de cagar um balde pras Olimpíadas do Rio 2016, e acho divertido o “Feliz 2016” na véspera do réveillon de 2009. A outra capa é linda. Adoro a foto na diagonal, do P&B, da meia-calça listrada, da escolha da fonte (algo que a Vizoo anda perdendo a mão)... Ficou bem elegante e vamos torcer para que o ensaio acompanhe, mas esse estúdio aí de fundo, hum, sei não. Para os interessados, a dona das longas pernas que vestem a meia-calça listrada é a modelo holandesa Celine Brinkgreve. Muito gata. Ela anda pegando alguns trabalhos legais ultimamente e de quebra o modelo carioca David Chaloub. O casal de namorados pode ser conferido num editorial bem quente de moda praia da VIP de dezembro...

Linda, loira e holandesa

Rio 2016? Caguei

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vem aí...

Sim, em 2009 não elegeremos apenas a melhor capa. Capa ruim, vocês sabem, também tem vez aqui no dasBancas. No ano passado, ficamos receosos e resolvemos não colocar o dedo na ferida de alguns revisteiros, pois o blog era novo e muita gente acreditava que nós estávamos aqui para fazer graça, de graça, com a cara alheia. Hoje, está claro para todos (bem, pelo menos para a maioria inteligente e isso já nos é suficiente) que a proposta do dasBancas não é essa. Elogiamos e criticamos, na mesma medida e velocidade, sempre quando julgamos merecido e o intuito dessa exposição nada gratuita de opiniões (pessoalíssimas e intransferíveis, sim!) de 3 leitores inveterados e sinceros é termos em mãos revistas cada vez melhores ou, em alguns casos críticos, menos piores.

Fora essa singela novidade, a dinâmica da eleição passada segue firme e forte em 2009. Para relembrar: Greg, Thiago e eu avaliamos todas as capas (algo acima de 750 capas!), das publicações mais relevantes do Brasil, que foram pras bancas de janeiro a dezembro/09 e cada um de nós escolhemos nossas 3 preferidas das seguintes categorias: Semanal, Feminina, Masculina, Gay e Variedade. Muitos votos coincidiram e a obrigatoriedade de não repetirmos 2 ou mais capas de uma publicação numa mesma categoria (ex: 2 Tpms, grande vencedora de 2008, na Melhor Feminina) exigiu que a gente se reunisse para decidirmos, os 3 juntos, as 3 capas finalistas de cada categoria. A negociação interna não foi fácil, muita capa boa/ruim acabou ficando de fora, mas conseguimos um time de capas à altura da última eleição.

E quem decide a melhor capa de cada categoria, a grande vencedora e a grande “perdedora” do ano é você, leitor-amigo do dB! Mas fiquem atentos, pois a 1ª enquete ficará disponível somente até o dia 29/12 e a 2ª, da finalíssima, do dia 30/12 ao dia 06/01. Não deixem de votar. Confiamos de verdade no bom gosto de vocês.



Blog Widget by LinkWithin
 
^