FEMININACapricho: "Quem não gosta de uma capa de close?! Quando estrelada pela nova queridinha dos fashionistas, Emma Watson, é impossível não amar." (T)
Tpm: "A Tpm mandou tanta capa bonita (Deborah Secco, Maria Flor, Mulheres Frutas...) pras bancas em 2009 que o difícil foi escolher uma só. Ficamos com essa pretinha nada básica." (L)
Vogue: "Fim de ano pede capa especial. A Vogue foi quem fez melhor com exclusividade gringa e o brilho de Alber Elbaz, responsável pelo trabalho incrível da Lanvin." (G)
MASCULINAPlayboy: "A foto consegue ser mezzo vintage e mezzo Beyoncé. O resto foi ressaltar a beleza de Juliana com preto e branco. Ponto pra Playboy." (G)
SEXY: "A capa é a cara da SEXY: colorida, ousada, quente. Meio exagerada, mas absurdamente chamativa. Ladra de todos os olhares pecaminosos enquanto esteve nas bancas. Destaque para a expressão maliciosa e nada óbvia no rosto da modelo." (L)
VIP: "O Maior fenômeno editorial do Brasil nos últimos anos ganhou a principal capa da VIP em 2009 e segurou no carão uma capa elegante e luxuosa." (T)
GAYAimé: "Uma pegada chucra não faz mal a ninguém, né?! Com layout mega clean então... ADORAMOS!" (T)
G Magazine: "2009 foi o ano das capas simples, com poucas chamadas, e com grandes rostos ocupando toda a capa. A pegada mais sexual, e quase sempre vulgar, das capas da G cedeu espaço para o olhar do modelo."(L)
Junior: "A foto certa com o modelo perfeito fez da Junior de Mateus Verdelho a revista GLS mais comentada do ano. Pelo timing, parabéns à revista." (G)
VARIEDADEFFW MAG!: "Tema rico e com uma capa de referência forte e ousada. O erotismo de MAG! trouxe (com Gracie Winck e Paulo Martinez) sofisticação e beleza para as bancas do país." (G)
Lounge*: "A foto é perfeita, o uso das cores (e da ausência de) é perfeito, a diagramação das chamadas se aproveita de forma perfeita dos espaços livres e a escolha da garota da capa, Fernanda “Sex Appeal” Lima, não podia ser mais perfeita." (L)
Rolling Stone: "Olhar enigmático e ousada exposição epitelial. Só uma estrela de verdade topa uma capa dessas." (T)
Eu erro, tu erras, ele erra. Todos nós erramos, fato. As piores capas de 2009 estão aqui para que os revisteiros se esforcem cada vez mais para conjugar esse verbo cada vez menos, pois, sim, exigimos o melhor. Para que eles pensem 20, 30 vezes antes de selecionar uma imagem, uma cor, uma fonte, uma modelo e uma mensagem pruma capa.
SEMANALGente: "É uma capa diplomada na “Escolinha Alê de Souza de Fotografia”. Muito foco no laquê. E apenas no laquê. Bizarro!" (L)
Quem: "Oi, quem foi o louco que fez isso com essa mulher?! Devolvam o corpo certo para esse cabeção." (T)
Veja: "O mau uso das ferramentas de manipulação e a cara de pau de Veja fizeram de sua Mulher Alface uma das capas mais ridicularizadas do ano." (G)
FEMININA
Gloss: "A Gloss não sabe usar as cores em nada e na edição com Flávia Alessandra conseguiu piorar o seu biquinho com um make constrangedor." (G)
UMA: "Tenho 5 capas na minha lista de piores do ano, e a sua é uma delas, Fernanda Motta. Da próxima vez, foge disso aí..." (T)
Vogue: "A capa tinha tudo pra dar certo: ótimo fotógrafo (Terry), ótima modelo (Trentini), ótima publicação (Vogue), mas deu tão errado. A foto é ruim, a diagramação é péssima e esse fundo branco com as cores pálidas do logo e da modelo é desanimador." (L)
MASCULINAMaxim: "E ainda tem gente que fala que a Camila Pitanga é sem sal." (T)
Playboy: "A capa é um equívoco, uma releitura desrespeitosa com a história da Playboy e com o mito Marilyn Monroe. Polêmica barata e desesperada para vender revista." (L)
VIP: "A pose, a expressão, o tratamento e a mulher. Tudo errado na VIP da ex-BBB Maíra Cardi, grande erro da revista em 2009." (G)
GAYDOM: "A linguagem extremamente internacional acaba com uma capa que até tinha potencial; é limpinha e bem diagramada." (T)
G Magazine: "Vergonha alheia é o mais doce sentimento que o dasBancas carrega por essa capa da G Magazine com os meninos do Calcinha Preta." (G)
Junior: "Na 1ª capa feita após a passada de bastão da House of Palomino para o Mix Brasil, a revista Junior perdeu a sofisticação das cores, diagramação e ainda trouxe um modelo mais velho e gringo que não combinou nada com a publicação." (L)
VARIEDADEJoyce Pascowitch: "Ficou com tanta vergonha que quase fugiu da capa... tsc tsc." (T)
RG Vogue: "O péssimo dégradé da RG Vogue com o amadorismo da foto do Bruno Gagliasso foram mais que suficientes para que eles parassem nos piores do ano." (G)
Rolling Stone: "MJ não podia ficar de fora do Melhor e Pior de 2009! A RS já tinha dado uma capa com ele e não precisava ter mandado outra na sequência. Ainda mais uma capa feia e 100% made in USA." (L)
Enfim, 30 capas! 15 boas, as melhores de 2009. 15 ruins, as piores. Agora contamos com o seu voto para elegermos a melhor e a pior de 2009.
P.S.: As capas de cada categoria foram dispostas em ordem alfabética.