sábado, 6 de agosto de 2011

Loira mediterrânea

Por causa da edição de aniversário da Playboy com a diva Galisteu, fui convocada pelos meus lindos aqui do dasBancas para um post super especial: entrevistar ninguém menos que Marco Antônio de Biaggi! O cabelereiro, muso absoluto do blog, é responsável pela beleza de grande parte das revistas que você vê por aí nas bancas. Inclusive, o efeitinho de ventilador e cabelo femme fatale da capa de Nova virou praticamente a sua assinatura!
weS2Mbiaggi
Conversei com Marco por telefone para saber um pouquinho dos bastidores do ensaio que já é um dos mais aguardados do ano.
Da onde surgiu a pose clássica, com a gola levantada, para as fotos?
Há 20 anos, quando comecei a fazer as capas da Nova, eu me achava um pouco acima do peso! Como usava camisas pólo, sempre levantava a gola como pose para as fotos. Fiz academia, e entrei em forma. Mas, na hora de tirar foto, as famosas sempre pediam: “E a pose?”. Acabou virando a minha marca registrada, assim como as camisas coloridas... É muito difícil me ver trabalhando com camisa preta, por exemplo!
Como foi voltar para um cenário paradisíaco com a musa Galisteu?
O lugar é maravilhoso! Já viajei o mundo inteiro (fiz o ensaio da Tiazinha em Nova Iorque, por exemplo), e Capri é o lugar mais lindo! Esse foi um momento muito especial, porque tivemos exatamente a mesma equipe de 1995, foi uma mega-viagem, muito luxuosa. Ficamos no hotel que a Conde Nast considera como o melhor da região! Foi um grande desafio pensar em algo que não ficasse parecido com o ensaio anterior, me dediquei muito. Mandei vir um spray de um salão de Nova Iorque por FedEX só para esse ensaio!
Qual a importância do ensaio da Galisteu de 1995 para a sua carreira?
Naquela época, eu já fazia 10 entre 10 capas das bancas, e tinha um salão chiquérrimo na Oscar Freire, onde fazia aproximadamente 8 cortes por dia. Quando viajamos para a Grécia, não fiquei sabendo de nada que acontecia por aqui – naquela época, não tínhamos internet! As colunistas sociais e os jornais se encarregavam de soltar notinhas com detalhes sobre o ensaio, e nós não ficamos sabendo de nada enquanto estávamos fora. Quando voltei, fui muito requisitado, respondi a várias entrevistas! Passei a fazer 30 cortes por dia e virei o “Rei das Loiras”. A Playboy de 1994 da Galisteu foi um marco na minha vida.
Se você pudesse escolher, quem você gostaria de ver em um mega-ensaio da Playboy?
Atualmente, entre as estrelas da TV, acho a Milena Toscano divina! Ela tem olhos claros, é maravilhosa. A Paloma Bernardi tem uma beleza Hollywoodiana, um rosto lindo. Agora... Um sonho (que acho que nunca vou realizar! [risos]) seria fazer a Carolina Dieckman para a Playboy.
Notinha do @dasBancas: tá vendo, Aran? Realiza o sonho do Marquinho! (E o nosso, de tabela…)
gal01gal02
Como é ser responsável pela beleza das mulheres mais desejadas do Brasil, seja na Nova ou na Playboy?
Para mim, é uma conquista de mais de 20 anos de trabalho poder trabalhar tanto na capa quanto nos editoriais dessas revistas. O segredo é deixar a mulher bonita! Preciso acertar na textura, no vento e na aparência daquele cabelo levemente despenteado... O efeito do “vento”, por exemplo, é diferente para cada capa! Não posso usar a mesa linguagem que uso na Nova na Cláudia ou na Boa Forma, por exemplo... Cada revista pede uma coisa, e eu acabei criando uma linguagem própria. Você vê um cabelo em uma capa, e já sabe que fui eu que fez antes mesmo de ler os créditos.
Considerando a evolução da revista e até mesmo da Adriane, quais as principais diferenças entre o ensaio de 1994 e esse?
Primeiramente, a localização. Tudo em Capri inspira o luxo! A beleza é de perder o fôlego. Outra grande diferença foi a chegada das câmeras digitais: hoje podemos ver se aquele cabelo vai funcionar na luz durante o ensaio. Podemos até refazer algo que não está dando certo. Antigamente, tínhamos que esperar a revelação das fotos...
Você se cobrou muito ao fazer esse trabalho? Você é muito perfeccionista?
Eu faço tudo! E é por isso que estou há décadas fazendo isso. A cobrança no ensaio da Playboy foi muita, porque é uma edição legendária. Tive até insônia, fiquei a noite anterior acordado pensando no que iria fazer, em como iria fazer o cabelo para ficar diferente da edição anterior... O dia em que eu parar de me cobrar é o dia em que não vou ter mais motivo pra continuar fazendo o meu trabalho!

Acho que agora todos estamos muito mais curiosos para ver o resultado desse trabalho na Playboy. Pra tirar o sono de @MBiaggi, tem que ser mesmo o ensaio do ano!
PS.: agradecimentos especiais para Ana, super solícita na hora de ajudar a conseguir a entrevista!

Raspadinha da Sorte

Em uma conversa com Ricardo Setti, JR. Duran conta sobre refazer a famosa foto da depilação…

O fotógrafo J. R. Duran revela que, no último dos 9 dias de trabalho realizado entre Capri e Positano, na esplendorosa Costa Amalfitana, na Itáli a, recebeu pelo celular a mensagem de um de seus seguidores no Twitter perguntando se ele pretendia fotografar novamente a cena ou não.

“Aí fui conversar com a Adriane, contei o que tinha ocorrido e propus que sim, fizéssemos a foto”, conta.

A resposta veio rápida e sem hesitação:

– Claro, claro, Duran. Vamos, sim.

“Acabamos rindo ao constatar que nós dois éramos as únicas pessoas que poderiam reeditar essa foto, não é mesmo?”, continua o mestre das lentes. “Foi como uma espécie de citação do primeiro ensaio” — a foto seria a única, nas 32 páginas dedicadas a Adriane Galisteu, a se inspirar no ensaio anterior, cuja edição superou todos os recordes de vendagem da revista até então, batendo em 1 milhão de exemplares.

galis

Acho ótimo refazer a foto, inclusive era uma grande expectativa dos leitores da revista, mas acho uma pena já terem divulgado a imagem e quebrado todo o buzz que isso geraria…

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pra aprender a fazer...

A gente vive falando de composição, layout, design, diagramação, tratamento de imagem, fotografia e tudo mais que vocês já estão cansados de ler. Além disso, a gente vive falando da importancia de escolher a tipografia correta, as cores mais adequadas e tudo mais para fazer um trabalho de qualidade. E aí, para dar aquela dica amiga... a gente sugere que vocês dêm uma olhada neste link e no texto abaixo:


A Escola Panamericana de Arte e Design está com as matrículas abertas para os cursos de formação em artes plásticas, design de interiores, design de moda, design gráfico, fotografia e design de publicidade. Os cursos de moda e fotografia têm duração de apenas 1 ano e meio, enquanto o restante pode ser finalizado em 2 anos e meio. A escola é conhecida por colocar no mercado nomes artísticos de sucesso do Brasil todo. As matrículas podem ser feitas até o dia 14 de agosto no site

DESIGN GRÁFICO E MOTION GRAPHICS: você vai aprender a utilizar as ferramentas indispensáveis para criar o visual de produtos, embalagens, revistas, jornais, programas de TV, entre outros. Nosso Curso abrange o Design em todas as formas tradicionais, além do Motion Graphics, que usa o vídeo, fotografia, tecnologias do movimento e som para trabalhos destinados às mídias eletrônicas. Nosso objetivo é preparar você para ser reconhecido pelo mercado como um profissional criador de soluções visuais originais e práticas. 

FOTOGRAFIA: Quem cria a imagem é o fotógrafo. Essa ideia resume o conteúdo do Curso de Fotografia. Nosso objetivo é incentivar você a desenvolver suas próprias idéias de criação de imagens, transformando suas fotos em mais do que simples reproduções da realidade. Para isso, você terá todo o suporte das mais avançadas tecnologias, incluindo o uso de estações gráficas. 

DESIGN DE PUBLICIDADE: Cada vez mais as empresas usam o poder da imagem para vender produtos. O Designer de Publicidade resolve os problemas de comunicação, criando peças publicitárias que se destacam em meio à intensa exposição visual nas mídias. O objetivo é desenvolver a criatividade, aplicando tecnologia imagem, som e produção gráfica, e formar especialistas em soluções criativas.

imagens: reprodução

Um clássico!

Todo mundo falando do clássico ensaio de 1995 protagonizado por Adriane Galisteu, mas me conta, você conhece bem o ensaio? Bom, 16 anos separam estas duas edições, então vale a pena rever algumas fotos…
IMG_2966IMG_2965IMG_2967
No ensaio fotografado por J.R. Duran, editado por Ariani Carneiro e produzido por Florisse Oliveira, paisagem e personagem dividem a cena e ninguém rouba atenção. Um valoriza o outro. Cada um, à sua maneira, fazendo o seu melhor para um supertrabalho.
IMG_2968IMG_2969IMG_2970IMG_2971IMG_2974IMG_2977
Provocações, detalhes, sutilezas e uma tiara branca são a grande marca deste ensaio. Nunca entendi a onipresença da peça, mas proposital ou não, esta é uma das grandes lembranças do ensaio. A tiara e a sandália branca. Ou seria a tiara e as camisas coloridas? Ah, com certeza é a tiara e a lâmina de barbear!
IMG_2972IMG_2976IMG_2978
Chegar à casa do milhão é só mais um dos muitos detalhes enriquecedores desta edição histórica. Para saber um pouco mais sobre ela, dá uma lida no blog do Ricardo Setti (diretor de redação nesta época). Lá ele conta um pouco dos bastidores deste trabalho.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Especial Galisteu – 5 perguntas para o Aran

Entre umas miniférias e o fechamento da revista mais aguardada do ano, fizemos 5 perguntas básicas para o diretor de redação mais polêmico do Brasil.
edson_aran
1 - Existe diferença em fazer revista com uma deusa inédita na capa e fazer revista com o retorno de uma grande deusa?

Claro que não. Adriane Galisteu é um sonho antigo da PLAYBOY. Ela fez uma das edições mais vendidas de todos os tempos e posou apenas uma vez. Além disso, todos nós sabemos que a segunda vez é muito mais gostosa, né?
2 - A, digamos, comedida tiragem inicial prevista de 500 mil exemplares desta edição de agosto de 2011 contra a tiragem inicial de 625 mil da Cleo Pires (464.764 vendas no total) tem algum motivo especial?
Esta tiragem não é nada comedida. É mais do que todas as outras revistas masculinas do país venderam juntas até agora. 2010 foi um ano glorioso para a economia nacional. Em 2011 temos uma retração desde janeiro e também inflação. Ou seja, o cenário econômico mudou e é preciso observar isso. Ainda assim, repito: esta tiragem está longe de ser comedida.
3 - Como você define esse novo ensaio? 
É chique, sexy & cool.
4 - Costa Amalfitana ou Grécia?
São duas locações completamente diferentes para duas mulheres completamente diferentes.
5 - Galisteu pós-Senna ou Galisteu pós-Vittorio?
Galisteu sempre.
"Chique, sexy & cool"

Fotos: Divulgação

Especial Galisteu - Minientrevista com Kika Paulon

Batemos um papo rápido com a Kika, editora visual da Playboy, sobre o ensaio da Galisteu. Confiram!
kika
1 – Qual a primeira coisa que te passou pela cabeça quando o retorno da Galisteu foi confirmado?
Fiquei muito feliz, pois sabia que seria um desafio fazer um ensaio tão lindo e marcante quanto o da Grécia.
2 – Existe uma cobrança por um ensaio tão marcante quanto o de agosto de 95, mas qual cobrança você se fez ao produzir este trabalho?
A única cobrança que tive era fazer um ensaio lindo, aproveitando bastante a paisagem e a beleza da Adriane.
3 – Qual é o conceito da produção visual deste ensaio e como você chegou a ele? Conte pra gente um pouco do seu processo criativo.
Os lugares que fotografamos eram tão bonitos e mágicos que qualquer canto que a gente olhava era uma inspiração. O ensaio não tem uma cor predominante, mas o azul do mar e do céu se destacam na maioria das fotos.
4 – Quais as principais referências visuais utilizadas?
Como estávamos na Itália, as referências visuais eram todas baseadas naquela região da Costa Amalfitana. As praias são diferentes lá, vocês vão observar nas fotos do ensaio que não existe areia como estamos acostumados a ver aqui: branquinha e fofinha... Lá a areia é preta e não é areia, são pedras vulcânicas trituradas. A cor do mar era de um azul tão intenso que parecia de mentira, e lá tem aquelas pedras enormes que saem do meio do mar e formam desenhos.  
5 – Galisteu tem fama de ser exigente e gostar de cuidar pessoalmente de cada detalhe que a cerca num set. Até que ponto Adriane interferiu nas suas escolhas?
A Adriane pediu que fosse em Capri e Positano, pois estes lugares são muito especiais para ela (Galisteu foi pedida em casamento em Positano). Aceitamos prontamente a sugestão da Galisteu por se tratarem de lugares maravilhosos e que renderiam um ensaio com visual único. A Adriane é uma mulher maravilhosa, inteligente e muito decidida no que quer. Ela é de um profissionalismo absurdo, acordava todo dia ás 05h da manhã para começar o cabelo e sempre pontual e no maior bom humor, brincando com todo mundo. Toda sugestão que ela dava era ótima e tinha tudo a ver com o ensaio.
6 – O Alexandre Iódice, por ser da moda, também interferiu na produção ou ficou apenas de “marido-assistente” na Itália?
O Iódice foi um querido, só ajudou o tempo todo. Ele não interferiu em nada, gostava de tudo, deu a maior força para a Galisteu e para toda a equipe. O Iódice deu dicas maravilhosas dos lugares porque ele conhece bem (já foi várias vezes para esta região da Itália), descobriu restaurantes deliciosos e animou todo mundo com seu alto-astral. E foi guerreiro, acordava todo dia ás 05h da manhã junto com a Galisteu.
7 – Quais as principais marcas vestidas, ou melhor, despidas pela Galisteu nessa edição de 36 anos?
Versace, Louis Vuitton, Emilio Pucci, Missoni, Jimmy Choo, NK Store, Jack Vartanian... entre muitas outras 

8 – Tem alguma cor predominante no ensaio?
Foram usadas peças bem coloridas, algumas de cores bem fortes, estampas… não tem uma cor predominante.

9 – Entre as mulheres que lêem Playboy, alguma peça se tornará objeto de desejo?
Aposto no biquíni Missoni e na sandália dourada Jimmy Choo!!!!!!
10 – É mais difícil produzir um ensaio fotografado lá fora? Vocês levaram tudo daqui ou também contaram com apoio profissional de lá?
Acho que só fica mais difícil por causa da língua e da cultura que é diferente mas de resto é igual! Saí do Brasil com tudo produzido, hospedagens, passagens, transportes, traslados e todos os barcos que iríamos usar no ensaio. Tive a ajuda de um produtor local, pois surgiram coisas novas no meio do ensaio como um veleiro de 40 metros, um taxi cabriolet vermelho (o único desta cor em Capri) e uma Vespa.  
11 – Existe diferença em produzir um ensaio fotografado em nove dias e um, digamos, “padrão BBB” fotografado em um ou dois?
A única diferença é que a Adriane assinou contrato com uma boa antecedência e tivemos mais tempo para pensar e produzir o ensaio dela. As BBBs não tem muito tempo para produzir, pois nunca sabemos quem sairá do programa e quando a menina sai é aquela correria para colocar logo na capa da revista.
12 – Ao todo, foram quantas locações? Tem ideia de quantos looks foram usados pela Adriane?
Qualquer lugar que passávamos e achávamos bonito virava uma locação! Teve muita coisa outdoor, muito mar, pedaços de praia que achávamos andando de barco, e uma locação fechada que era muito luxuosa. Era um Palácio construído por volta do ano de 1700 (Palazzo Santa Croce), todo conservado, lindo, e apareceu no meio da viagem, não havia sido produzido previamente.
13 – Considerando a evolução no visual da revista e da estrela de capa, quais as principais diferenças deste ensaio para o anterior?
Acho que a Galisteu está muito mais bonita, mais mulher e mais ousada agora do que a 16 anos atrás! Em 1995, usava-se calcinha alta e biquíni “asa delta” que na época eram o máximo da moda. Nos dias atuais tudo está diferente, a calcinha não é mais alta, o biquíni não é mais “asa delta”, as peças são mais fluídas, mais coloridas. 
14 – Missão cumprida?
Com certeza!!!!!!!! O mais legal é que a equipe foi muito unida o todo tempo, todo mundo se ajudava, a comunicação naquela região era bem difícil pois eles falam um dialeto lá que era muito complicado e incompreensível... Eu achei que ia arrasar na língua pois estudei italiano e falo bem, mas assim que cheguei lá vi que eles falavam uma língua totalmente diferente e eu não entendia uma palavra!!!!! Era um tal de todo mundo fazer mímicas, desenhar, tentar falar, muito engraçado!

Fotos: Reprodução (1) e divulgacão (2 e 3)

Especial Galisteu – Making Of

dri_dasbancasO 1 minuto e ½ do making of mostra um pouco de tudo aquilo que a gente vai ver e rever na Playboy de agosto.
Essa edição promete!

Especial Galisteu - Capas

Só mesmo Adriane Galisteu e uma boa Playboy de aniversário para dar uma pausa nas “férias” do dasBancas. Não, ainda não voltamos de vez, esse daqui não é o novo layout do blog, mas jamais deixaríamos passar em branco os 36 anos da Playboy Brasil. Afinal, A GENTE VIVE PRA ISSO.
Para abrir a série de posts, Thiago e eu comentaremos as duas capas divulgadas.

CAPA PRINCIPAL
por @Leandro_S
A capa é linda. Não sei se foi proposital, mas a foto me lembra a capa de 95. Parece que rola uma continuidade, uma versão “de frente”, sabe? A pose é bem diferente, digna de edições especiais. Nela, Galisteu está gostosa como nunca, com mais curvas e, que bom!, peito. A chamada cobrindo o mamilo atende aquela lei imbecil que "proíbe" (a Trip faz direto) "nudez" (bunda de fora pode) em capas de  revistas. Não chega a me incomodar.

por @thiMnz
Sim, uma capa de estrela. Uma capa de personagem que não precisa mostrar peito, não precisa mostrar bunda, não precisa mostrar a cara. TODOS nós já sabemos quem é Adriane Galisteu. Todos nós queremos ver o retorno da deusa. A foto com cores similares à da capa de 95, mais sombras que constroem uma aura misteriosa é a grande sacada deste projeto. Certeza que muitos colecionadores tiveram o mesmo sentimento nostálgico que eu... E, ah, este não é o melhor ângulo para o nariz da estrela...

capa1 A nossa favorita

CAPA ALTERNATIVA
por @Leandro_S
A capa mais comportada, vendida especialmente em supermercados e locais “família”, atende ao pedido da estrela de capa que indicou, entre outras prediletas (uma delas usada no abre), esta foto para a capa e, conforme coletiva realizada ontem, assumiu sua total preferência por esta versão alternativa. Galisteu que me desculpe, mas achei esta apenas uma capa convencional. E não acho bonita essa boca que ela fez para a foto.

por @thiMnz
Não, eu não gosto de NADA nesta capa. Tá, mentira, gosto do olhar e só. O cabelo está todo desgrenhado, a boca tá forçada... sei não, tudo errado nesta capa, gente. TUDO!
 capa2 A fovorita dela



Blog Widget by LinkWithin
 
^