sábado, 1 de agosto de 2009

Michael também não morreu

4evah n evah

A edição italiana da Vanity Fair produziu para sua mais recente publicação um editorial de moda incrível inspirado em Michael Jackson. Na verdade, "inspirado" foi bondade minha, trata-se da reprodução fiel de diferentes momentos da carreira do cantor. A modelo, que ficou idêntica a Michael, chama-se Anna Davolio e as fotos são de Tim Petersen.

O que mais me chamou atenção no ensaio é a quebra de um estigma antigo: o literalismo. A VF Italia mostra que nem tudo que é produzido de forma literal é necessariamente ruim, maçante ou sem criatividade. Até porque, muitas das imagens recriadas são referências da própria Vanity Fair e demais revistas do grupo Condé Nast.

Ao pé da letra

Essa é apenas a primeira de muitas homenagens, fotográficas ou não, que o Rei do Pop deve receber.
Para ver mais imagens do ensaio entre no Style Like U, blog da produtora dessas fotos, Elisa Goodkind.

PS: O dasBancas também já fez sua homenagem a Michael Jackson. Confira aqui.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Paixão à la vidéo

Já que o assunto prioritário daqui são os estáticos e, aproveitando o espaço do ESTADÃO, convidei um amigo que conhece tudo sobre vídeo para comentar os dá última Mag!. Também resolvi interpretar a proposta e selecionar os melhores momentos do projeto como se ele fosse um editorial fotográfico.

Então vamos aos poucos. Primeiro uma breve descrição do colaborador sobre o projeto da Mag!, depois os seus comentários sobre cada vídeo e em sequência os meus momentos preferidos em imagens:

Em louvável iniciativa, a revista Mag! agrega à sua qualidade editorial o fascínio pela arte em movimento. Num território dominado, principalmente, pela fotografia, a ousadia da publicação merece todos os méritos. São três curtas-metragens, intitulados em francês, já que trata-se também de uma homenagem ao ano da França no Brasi, concebidos diferentemente um do outro, com qualidade e produção inquestionáveis e roteiros ultra complexos. O que mais me agrada é o fato de que as roupas são sim muito bacanas mas só fazem parte de um conjunto bem dirigido. O foco ali não são as peças, mas as mesmas somadas a luz, sonoplastia, cenografia, interpretação, direção de arte e narrativa.

Le Trou



O ex-modelo, diretor de desfiles, fashionista e idealizador audiovisual nascido em Moçambique (ufa!) Zee Nunes é responsável pelo primeiro da triologia de curtas produzidos pela Revista. Com fotografia de Pedro Molinos, O Buraco ou Le Trou nada mais é do que fotos seguidas em fade com pouquíssima movimentação das pessoas em cena. Dos três, O Buraco é o que mais permanece próximo dos ensaios de moda convencionais. As pessoas em cena são praticamente estáticas e basta um "print screen" em cada take para que se obtenha imagens de um catalógo como qualquer outro. Por isso, a fotografia é milimetricamente bem feita, com estudos de luz, sombras e reflexos precisos. A narrativa é desconstruída e não há uma lógica exata. O protagonista negro e nu, seis portas e uma cena desconexa atrás de cada abertura. A trilha sonora é perfeita e só contribui para a instauração de um clima que fica entre o macabro e o suspense. Há sonoplastia extra dos rápidos movimentos dos modelos em cena além dos sinos nas sequências finais. O inesperado em O Buraco é o que há de melhor somado ao fino tratamento de imagem que destaca sempre as cores das paredes e dos objetos escalados pela direção de arte.

O sexy-conceitual


Assemblé En Tournant




Pedro
Molinos além de ser diretor de fotografia em O Buraco assume a direção geral em Um Sonho Francês (Assemblé En Tournant). A princípio, o que chama a atenção, é o fato de que a direção resolve optar por um tratamento de imagem que esfrie algumas cores e esquente outras. O resultado são belíssimas imagens contrastadas, principalmente entre os tons de laranja e amarelo com as cores azuladas. A proposta do vídeo é intensificar um possível lado parisiense de São Paulo. Para isso, Molinos coloca em meio a Avenida Paulista um grupo de modelos trajados sofisticadamente a partir de referências de figurinos franceses. Até uma "irmã" da Torre Eiffel é focalizada durante o curta (na verdade, trata-se da torre da Rede Globo). Em uma próxima locação, com produção de objetos inspirados também no clima de Paris, os atores se transformam até em reis piscodélicos absolutistas do século XV. E para finalizar, brincam com a sombra do maior ícone representativo da nação homenageada.

O jovem-descolado


Ne Pleure Pas Jeanette



Para encerrar, a decadência é o tema central de Não Chore Jeanette (Ne Pleure Pas Jeanette) dirigido por Dácio Pinheiro. Com um script totalmente em francês e uma bela interpretação do que parece ser um drama de vaidosa atriz suicida, a obra de Dácio Pinheiro é primorosa quanto ao zelo da cenografia e no estudo dos planos. Efeitos propositais de desfoques, borrões e reflexos na lente dão uma textura amargurante para o curta. Dos três vídeos é o único que possibilita um envolvimento do espectador com a personagem da ficção. Jeanette tem uma diferente beleza e é impossível se manter inerte perante sua delicada fraqueza. A trilha sonora também é sob medida.

O sofisticado-freak

Jader Maia é publicitário, já trabalhou em produtoras de vídeo e ainda escreve sobre clipes para o blog Pixelóide. Só pra constar, devo desculpas formais a ele, pois esse texto está pronto desde o lançamento da Mag!, mas só agora tive como juntar tudo e postar.

As @'s agora nas bancas

Aqueles que já se renderam ao Twitter poderão curtir de perto duas figuras de destaque da rede social na próxima RG VOGUE. Isso porque a capa da revista é o apresentador Luciano Huck (@huckluciano, 441.662 seguidores) e a edição traz ainda uma matéria especial com a cantora Preta Gil (@PretaMaria, 37.511 seguidores).

Follow me os bons!

Não dá pra falar muito sobre a capa ainda, mas uma edição que tem ao mesmo tempo duas personalidades com tanto carisma e apelo, cada uma do seu modo, seria difícil não achar esse agosto ao menos interessante e/ou divertido.

Em tempo:
Já na VOGUE Brasil quem vem é a top Aline Weber, que a pouco esteve também nas edições nacionais de ELLE e L'officiel. A iluminação da capa permite um sombreamento interessante e o look escolhido é simples, bonito e chic, graças à combinação de preto, branco, dourado e Chanel, é claro. Para ver de perto a capa, o look, as chamadas, a sombra e a Aline, clique AQUI.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

34 anos: A CAPA

Como já é de costume, agosto é o mês da Playboy, e aqui no dasBancas isso nunca passa em branco.

Todo mundo já cansou de ver a capa da musa do BBB Priscila Pires, mas não podemos deixar de falar. Então, a capa é isso aí: bem legal; diagramação correta, poucas e interessantes chamadas; acabamento dourado na marca e no título Edição Especial de Aniversário, e por cima disso tudo um letreiro frágil, sem apelo sensual, nem qualquer outra coisa, com o nome da moça e nada mais.
Fico imaginando Priscate Priscila ahazando no mastro da UP!

Acho ótimo esse tipo de tratamento dado às estrelas, em chamá-las pelo nome e só. Mas não sei se Priscila é estrela ao ponto de não precisar de chamada. Para muitos ela está mais para Priscila Quem? do que para PRISCILA! - com direito a exclamação.

A menina gosta de um bico fino, hein?! Ninguém ensinou pra ela que peep toe é muito mais legal?!

Sobre a foto e tudo mais...

Tá gata, mas tá cafona. Não tem tem salvação...

Adorei a foto da capa, adoro a proposta, o ar libidinoso já sendo esfregado na cara do comprador. A sensualidade e beleza (sim, para quem duvidava, a moça é linda) incontestáveis da modelo, a semelhança com a Scheila Carvalho dos áureos tempos (bem observado, Hilário!). Mas assim, como chato que sou, acho que o fundo poderia ser de outra cor. Tá tudo muito monocromático, tudo bronzeado. Falta dinamismo, o olho vê tudo como uma massa uniforme. E não precisavam ter cortado aquele pedacinho do salto na base da capa. Sobe um pouquinho que fica melhor...

No mais, o que continua me incomodando, como em praticamente todas as Playboys, é o estilo. Coroinha, luva com franjinha, sapato de bico fino envernizado, anel gigante... Sei lá, tudo isso é meio cafona, não?! Sem contar uma coisa: se não ia dar conta de tirar o fundo da imagem do miolinho da coroa, não colocasse a coroa na foto que viria para a capa, oras!

É isso aí, a Playboy de agosto só está chegando, e pra animar a galera, dêem uma olhada nos bastidores do ensaio. Pri gostosona e cheia de acessórios cafonas...




Sou chique! NOT!

Além de Priscila, em agosto persistirá nas bancas brasileiras, o especial das Gatas da Fazenda, que chegou no mês passado. Então, é só mais um caça níquel da Playboy, nada de fotos inédias, mas a capa é bem bonitinha. E Mirella tá longe de ser gata como parece nessa foto.

Super preferia a Babi na capa...

Maaaaaaaaaaaaaaas, por falar em Record, estou muito mais interessado numa das estrelas de Bela, A Feia, que já assinou com a revista e está fotografando a qualquer momento. Dizem que a moça vem em setembro. Só posso dizer que ela é LINDA!

Azul de agosto...

Depois da overdose Nude que foi o mês de julho, o azul toma conta de agosto e predomina nas capas das femininas de moda da Editora Abril.

Passadas as semanas de moda, as revistas já trazem matérias mais densas sobre os defiles e apontam seus looks preferidos. Na ELLE, a top Bruna Tenório sutenta um estruturado vestido de André Lima, que traz um volume incrível - permito apenas para modeletes - na parte de trás. Na passarela ele foi vestido por Gracie Carvalho, e graças a pose e porte de Bruna o vestido ficou ainda mais bonito nesta foto. O único senão, seria o cabelo com cara de mal cuidado, apesar da inegável sensação de verão que temos ali.

Ao invés do verde-água, teria eleito o ciano para as chamadas.

A composição da ELLE é sempre padrão, elegendo um tom da foto para os títulos das chamadas e preto para o restante. Ainda acho que se fossem mais delicadas e usassem menos variações de peso e corpo, a capa ganharia em sofisticação. Mas padrão é padrão, e em time que está ganhando não se mexe.

A revista irmã, Estilo de Vida, mantém a linha editorial e depois de Patrícia Poeta, traz a naja Cleo Pires como estrela desta edição.

Cleo é linda. O cabelo é lindo e super casa com a chamada para cuidados capilares. O vestido azul é bem legal; valoriza a boa forma da atriz e a modelagem mais solta, bem molenga, mais próxima do Boho-Chic oferece às leitoras uma possibilidade bem distinda da ultra-fashion proposta pela ELLE. Tem revista pra todo mundo.
Sempre linda e saudável...

Acho bem foda a Estilo ter um padrão gráfico tão definido, com tantas variações de tipografia e ainda conseguir capas agradáveis. Mas se fosse o pessoal de lá, começaria a prestar atenção no uso insistente desta serifada na base. As demais chamadas ficam com aparência empobrecida quando comparadas a ela. A grotesca simples, com ares de Helvética é bonita, mas por causa da variação de pesos acaba dando sensação de descuido.

Comparando as duas capas, além do azul, podemos notar outras tendências para a próxima estação:
  • Cabelão solto e com pouca produção;
  • Decotes generosos;
  • Nada de colar e brinco;
  • E uma bela pulseira/bracelete no pulso esquerdo.
Notaram que ela é o único acessório usado pelas duas?! Achei bacana... Outra tendência notada é o corte tosco do cotovelo esquerdo. Talvez seja hype sair por aí com o braço cortado, mas ainda prefiro cortes menos bruscos...

Já que falei de Patrícia Poeta ali em cima, não posso deixar de mostrar a capa de outra feminina da Abril. A revista Claudia de agosto aposta na apresentadora e lhe presenteia com uma de suas mais belas capas:

Arruma uma capinha maiorzinha pra gente!

Substituindo, a também global, Débora Bloch nas bancas, Patrícia vem lindíssima num vestido vermelho. Super produção, muito cetim, muito corselet estruturado, muito volume na saia, muito vento, muito aplique floral e muita saúde. Essa era a Patrícia que eu esperava na Estilo do mês passado.

Apesar de ser do segmento de comportamento, a Cláudia traz a jornalista em uma matéria de moda. Super elogiada por seus figurinos do Fantástico, ela vem dando dicas de looks para as leitoras e, para não me deixar com fama de mentiroso, se joga no azulão e confirma a tendência do verão.

Oh, é azul, mas não tá bom não...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Que beleza!

Biscoito fino

Ok, nada combina mais com a capa da VIP que estrela da Globo, mas uma princesa como Rayanne Morais de vez em quando cai muito bem, obrigado. Com um rosto e corpo desses não tem como reclamar de falta de famosidade. Só louco, né? A mulher é um achado. Bonita de verdade e pouco me importa se vende muito ou encalha na banca. Sou leitor e não vendedor, caramba. Pra mim, a VIP tem a obrigação de tentar descobrir anualmente uma musa pra gente, assim como já fizeram com as belíssimas Aline Moreira e Patrícia Silveira, ambas com poder de vendas calcado exclusivamente na ponta do pé ao último fio de cabelo. Cerca de 1,70 m, 1,80 m de gancho de primeiríssima qualidade.

Famosas? Gatas!

O ensaio assinado pelo Marcio Scavone ficou classudo, rolou até uma 5ª cor (prata) para ressaltar ainda mais a elegância da vice-miss, e é 10 vezes melhor que os 3 últimos ensaios de capa da VIP (Ana-mala, Luli, Priscila), mas ele, assim como os 3 citados, não passa de ensaio de lingerie. A diferença é que esse foi caprichado, programado, cuidado. Porém, sinto muita falta de enredo, ousadia, criatividade. Se juntar todas as fotos da Rayanne, e olha que algumas são lindas, não dá meia daquela onde a Sabrina Parlatore cai de boca numa singela banana. Ensaios de lingerie são necessários, fáceis e bem-vindos, assim como os de praia, mas a VIP não pode ficar só nessa. Vamos queimar a mufa, galera. Vamos fazer história!

Por nenhuma polegada a mais, passaram a Rayanne pra trás

Como de costume, pararia o post aqui, mas fazia tanto tempo que não via uma modelo tão estonteante no recheio que resolvi avançar mais algumas linhas com meu português ruim. Andressa Melo, no auge dos seus 20 aninhos, tira onda num, olha!, legítimo ensaio de praia. O fotógrafo Sérgio Kovacevick, especialista no assunto, garantiu belas imagens dessa catarinense fenomenal. Os olheiros da VIP estão de parabéns. Puta miragem!

20 anos de praia

Fotos: Reprodução VIP

terça-feira, 28 de julho de 2009

dasBancas nasBancas


A coluna TVsemTV (essa escrita é tão dasBancas, não acham?) que sai aos domingos n'O ESTADO DE S.PAULO convidou a gente aqui do blog pra dar umas dicas de vídeos legais de internet. São muitos, confesso, e sempre estão nos nossos melhores assuntos e melhores momentos. Mas como o papo aqui é revista, as nossas sugestões para o caderno tv&lazer do já íntimo ESTADÃO foram por essa linha:

Click!

Gostaria de agradecer ao Gustavo Miller pelo espaço e dizer a todos que, quando precisarem de uma forcinha, basta chamar que o dasBancas adora sugerir, criticar e colaborar.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Traje: Tenue de Ville

É, toda promoção tem uma hora para acabar, e aqui no dasBancas não é diferente. A semana especial de aniversário acabou se alongando, o resultado da Playboy demorou mais que o esperado para sair, mas aqui está!

Seguinte, a festa é segunda-feira, e o vencedor deve entrar em contato, caso vá à festa, no máximo até quarta-feira, para passarmos todos os dados para a produção da revista. Se ele não for, passaremos o prêmio para outro concorrente.

Os DVDs de Making off, além do que irá para o vencedor de hoje, serão distribuídos a partir da semana que vem. Nada melhor que unir o aniversário do dasBancas com o aniversário da Playboy. Por isso, quem participou da promoção, aguarde que seu nome pode aparecer por aqui em breve. Ah, se alguém ainda não mandou, mas achar que rola, aguardaremos até domingo. E na segunda começamos a revelar os 9 vencedores, sendo um por dia.

Acabando com a enrolação, vamos ao vencedor!

O leitor escolhido por nós foi:

Maurício Scarabelot - Pato Branco - PR

Lá em Pato Brannnnnnnco, como já diria a grande Bozena, a foto da Playboy que mais bomba é a seguinte:

"Simples, linda e natural, Alessandra Negrini seduz de uma maneira intensa, despertando paixão e tesão, provocados somente com um olhar e uma leveza sutil. Não existe corpo nu, mas sim uma mulher nua com seus desejos e beleza"

Melhor e Pior post:

"Melhor Post: Foi quando Thiago e Greg foram no show da banda Moinho e de Roberta Sá. Não conhecia Roberta Sá e através desse post, fique sabendo mais sobre sua musica e a pessoa, mesmo Greg achando a vestimenta da Roberta cafona...kkkkk....só faltou fotos do show.

Pior Post: Foi aquele da divulgação da capa de fevereiro da Playboy, com Jéssica Maia. Lindo bate-boca entre Aran e Leandro ficou no amargo do 1 ano do blog...deixou o post feio....."
Maurício, parabéns! Prepara a indumentária, aguarda as confirmações da festa no seu e-mail, e assim que tiver tudo certo, corre pro Rio de Janeiro. A festa será na segunda-feira, e queremos que você seja nosso repórter especial!

Bom, para finalizar, quero muito agradecer a todos que participaram, e que a partir da semana que vem, ficam sabendo se levaram o DVD. E também, quero agradecer ao Edson Aran (sempre tão educado, atencioso e prestativo), e às queridas Cínthia e Patrícia que se dispuseram a nos ajudar durante uma semana de fechamento e muita loucura na cabeça. Obrigadíssimo a todos vocês que fizeram que isso desse certo.

Agora é mais um ano pela frente e em breve novidades no dasBancas.

Cola

Procura-se Carla Bruni cover

Mais uma bela capa para a coleção da SEXY. A foto do Alex Korolkovas tem um quê do uncle Terry: modelo com uma puta cara de devassa (sem ser bagaceira), presença forte do flash, fundão branco... Podia ter dado tudo muito errado, a capa ser uma cagada daquelas, mas valorizo a pegada menos comercial e acho interessante essa pose da modelo que preenche, e bem, toda a capa. Ficou boa. Um detalhe de nada: o corte que deixou um pedaço da bota da Xuxa de fora da capa poderia ser facilmente evitado. Sei que os leitores da SEXY pouco se importam com isso, mas os fazedores da SEXY deveriam.

Patricia Andrade, nas poucas fotos que vi, é bonita. Longe de ser linda, mas nessa capa está até parecida com a, também mineira, Miss Brasil Natália Guimarães. Coincidência? Patricia Andrade é Miss Brasil Terra 2007. O que isso quer dizer? Nada. Na falta de um bom gancho vamos de Musa do Ano da França no Brasil que é melhor. Acho que cola. Ah, sim, bem que a SEXY poderia ter arrumado uma mulher parecida com a Carla Bruni para esta capa. Como se tivesse uma Carla Bruni em cada esquina, né, Leandro? Mas que colaria mais, ah, isso colaria.

Recado Importante

Os vencedores da promoção da Elle e o vencedor da Junior, devem enviar até quarta-feira (29/07), os seguintes dados para nosso e-mail:

  • Nome completo
  • CPF
  • RG
  • Endereço
  • Complemento
  • Bairro
  • Cep
  • Cidade
  • Estado
  • Telefone
  • Email

Se não cumprirem a data, os concorrentes que ficaram nas próximas colocações, serão presenteados, então corram!

Ah, mais tarde tem o resultado da Playboy.

notícias do front

povo, mals aê, a equipe do @dasBancas esteve em férias no fim de semana, curtindo o aniversário e tals, e acabamos não tendo tempo de colocar o resultado da promoção da Playboy no ar na quinta-feira. Por isso, hoje sobe o ganhador que vai poder curtir a festa de aniversário da revista. Então, fiquem de olho!

Outras coisas: logo mais comentamos a capa da Sexy, da Playboy e da Vip, a S/Nº, algumas coisas da NewContent, a Manequim FOFA, e mais um tanto de coisas... E antes que me esqueça, vocês viram que o blog apareceu no Estadão ontem?! É meus amigos, E S T A D Ã O. Prometo que de noite subo a fotinho da coluna pra vocês.

Por enquanto é isso. Agora vou colocar as pernas pra cima, porque a coisa tá tensa!



Blog Widget by LinkWithin
 
^