sábado, 17 de outubro de 2009

As melhores capas de 2009

Muita calma, minha gente, ainda não é a eleição das melhores capas do dasBancas. É só a eleição da American Society of Magazine Editors (ASME), mas tá valendo, né? Ok, brincadeiras à parte, vejamos as melhores capas de 2009. Só capão de respeito, adianto.

Obama não só pode como ganhou uma categoria todinha pra chamar de sua (“Best Obama”) e, de quebra, é o grande personagem da Rolling Stone, eleita a melhor capa do ano.

Melhor Capa do Ano

Em comum com a capa acima, as outras vencedoras de 2009 são lindas, limpas e com imagens nada óbvias.
Melhor Capa de Notícias e Negócios

Melhor Capa de Celebridades e Entretenimento

Melhor Capa de Moda e Beleza

Melhor Capa Sensual

Para ver mais capas vencedoras (daquelas categorias sem graça) e todas as finalistas, clique aqui. Para relembrar as vencedoras do ano passado, clique aqui.

Já no Brasil, numa versão beeem mais mixuruca e com capinha meia-boca a dar com pau, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) está pedindo o seu voto aqui. Agora, sério, sou muito mais a eleição do dasBancas. A ANER selecionou 16 finalistas e dessas só gosto muito, no máximo, de umas 3. As outras, bem, as outras...

"Isto aqui, ô, ô
É um pouquinho de Brasil, iá, iá..."

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

10 anos de GQ Itália

Comemorar aniversário em grande estilo é com a GQ Itália. O resto, bem, o resto é conversa. Para os 10 anos da publicação, 10 capas projetadas por 10 dos maiores diretores de arte do mundo. Tem Neville Brody (da The Face), Milton Glaser (criador do logo-mensagem “I <3 NY”), entre outros. Para cada um deles, uma página em branco, o logo da GQ, a frase “The anniversary issue - 10 anni di uomini, storie, avventure e stile” e muita criatividade para interpretar o espírito GQ. Segue o resultado:

Alex Trochut

Milton Glaser

Neville Brody

Louise Fili

Marian Bantjes

Chip Kidd

House Industries

Mucca Design

Leonardo Sonnoli


Gostou? Tem mais! Você também pode enviar para a GQ Itália, até o dia 30/11, sua capinha de anniversary issue. Acesse aqui o site da GQ e saiba como. Dessa, faço questão de participar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tiny dancer

Forte candidata a melhor capa semanal do ano

O tsunami Luana piovani mostra seu lado sereno, e não menos inquietante, na Gente dessa semana. As fotos feitas pela fotógrafa Nana Moraes são inspiradas no terceiro espetáculo infantil, O Soldadinho e a Bailarina, da bela atriz. dasBancas que paga três paus e meio pra Luana não podia deixar de subir o post.

Sente a elasticidade

Depois desse deleite, pra cortar o clima, olhem só que primor:

Alê de Souza + Heloísa Pérrisé = Comédia

Tá, a foto até vale, pois nunca vi a Heloísa Pérrisé engraçada assim, mas alguém faz o favor de tirar o laquê e a máquina fotográfica da mão do Alê de Souza.

Fotos: Reprodução Gente
+ fotos no site da Gente

Boa de concurso

A capa da próxima Maxim é ocupada por uma total desconhecida, mas, calma aê, há uma justificativa plausível: Carol Prates, de Porto Alegre, é a vencedora do concurso Maximodel que vem sendo anunciado na revista (e só na revista) desde a primeira edição. Como prêmio por tal façanha, a capa da Maxim e contratos com as agências L'Equipe (SP) e Wilhelmina (NY). A moça é bonita. Nem tenho como afirmar se era realmente a mais bonita entre as finalistas, pois as fotos que a Maxim divulgou, de um modo geral, eram bem toscas e até rolava uma pixelada de leve em algumas. O concurso podia ter rendido bem mais, mas a Maxim não soube aproveitar nem as (feias) páginas dedicadas a ele. Pena. Quanto à capa, nada de mais. Inclusive, uma capa comum que temos visto com bastante frequência nas bancas em publicações do gênero. Sem diferencial e sem famosa, corre o sério risco de ficar nas bancas. Não sei vocês, mas a minha eu trago sim pra casa.

Carol Prates, muito prazer

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os homens preferem as Marilyns

Esse ano parece ser mesmo de homenagens a Marilyn Monroe. Além de Madonna na capa do Celebration e da Mulher Melancia para a PLAYBOY, agora é a vez de Caroline Ribeiro fazer o mesmo na HOMEM VOGUE.

Marilyn também não morreu

Apesar da vontade e do hábito, há pouco a se falar ainda sobre a edição. Mas pela foto de capa, o ensaio foi inspirado no trabalho que Bert Stern fez com a atriz. As imagens são famosas pela intimidade do fotógrafo com a musa e por serem as últimas da carreira de Marilyn. Inclusive, algumas dessas fotos foram publicadas na prória HV, em sua edição que trazia Fernanda Machado na capa, em 2007.

A tal da cicatriz

Ao que parece, diferentemente de Madonna e da PLAYBOY Brasil, a VOGUE masculina optou por uma inspiração livre, ao invés de reproduzir as imagens. Até porque, basta ter um pouco de tato pra perceber que Carol Ribeiro tem uma beleza que nada lembra Marilyn Monroe e menos ainda se pensarmos em seu histórico profissional. Ou seja, proposta interessante, mas sem responsabilidade de gancho entre inspiração e personalidade.

Troféu referência 2009

Outra conclusão tomada a partir da capa é a de que o clima Norma DJean deve tomar conta de todo o ensaio, assinado por JR Duran, e não ficar apenas na capa. Aguardemos.

Dica de @gpoulain

Tendência?!

Enquanto praticamente todas as revistas relevantes, e irrelevantes, apostam em capas de close ou plano americano, e nos presenteiam com capas belíssimas....


A Vogue América aposta no extremo oposto, e coloca na capa quatro top estrelas e faz uma das capas mais toscas do ano:


Nicole, Marion, Penélope e Kate não sustentaram o vestidão ao mar, o clique de Anne Leibovitz ficou estranhíssimo! O perucão de Nicole, a luz no topo da cabeça de quase todas e falta de entrosamento entre as moças deu a sensação de fotomontagem mal feita. E olha, a foto foi feita de verdade, tem até vídeo pra provar:


Vergonha alheia dessa capa.

No Place To Think About Tomorrow

Tem coisas que não precisam de explicação, qualquer legenda é insignificante ou redundante. Por isso, vou ficar bem caladinho e deixar vocês se deliciarem com a Vogue Nippon de Outubro. Na capa, a maravilhosa Raquel Zimmerman e no recheio, ela + Mario Sorrenti + o Rio de Janeiro.

Coisa mais linda do mundo!


Perfeição é pouco.



Blog Widget by LinkWithin
 
^