quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pelo direito de fazer diferente!

Singular. Sim, este é o maior elogio que posso fazer ao que vi publicado na Playboy de maio.

preto, branco, vermelho e pele. As mesmas cores da SEXY

O ensaio é bom, as fotos são corretas e a modelo se esforça, mas não chega a ser maravilhoso, muito menos inesquecível. Josy não é um exemplo de mulher linda - ainda mais com aqueles peitos ENORMES e bizarramente fora do lugar -, e acredito que por isso, aparenta-se insegura em algumas fotos. Meio que forçando um atitude que não faz muito sentido para ela, ou ao menos para a 'fuinha' que conhecemos no BBB.

Mas amenidades e achismos a parte, vamos falar das coisas que são realmente boas e fazem deste ensaio um exemplo singular na história da revista.

  • A primeira coisa é a edição de imagem: como não via há muito tempo, o ensaio tem apenas uma foto em página dupla. O ensaio é composto por fotos verticais, até a foto em que Josy está deitada no chão, toda amarrada, tem a composição vertical. O que faz com que eu acredite na falta de necessidade da última foto. Que por sinal é bem feia.
  • O preto e branco da capa invade o recheio e garante alguns dos melhores momentos do ensaio. No miolo, o preto e branco apresenta-se um pouco mais gráfico, com mais contraste e isso me agrada muitíssimo.
  • Luis Crispino é um fotógrafo super competente, e já deu provas disso em várias edições da Playboy. Nesta, ele fez uma coisa que não tinha visto em seus trabalhos anterior. Ele valorizou as sombras de maneira bem interessante, deixando de lado a luz mais naturalista que costumamos ver, e deixou tudo mais dramático e pesado. Total coerência com o tema Rock' n' Roll.
uma homenagem a Christiane Torlone?!

Por falar em tema, achei ótimo não usarem guitarras. Fugir do lugar comum é sempre bom. E bem coerente com o tema, é o estilo preparado por Marcio Vicentini. Todas as peças em preto, muita meia-fina 7/8, vinil e arrastão. O macacão todo em meia arrastão é o protagonista de uma das mais belas fotos do ensaio. Ousada, gráfica e elegante.

Já que o assunto é foto, as que mais me encataram, além da citada acima, são as fotos feitas no fundo infinito, em uma Josy está deitada com as pernas para cima (primeira imagem do post): a sombra é dramática, a pose é bacana e o rosto dela quase não aparece! Na outra, é um raro momento metalinguístico publicado em Playboy.

Praticamente todos os anos temos algum tipo de ensaio de 'bastidor', seja Melancia com gruas e câmeras no ano passado, ou a Bandeirinha com luzes de cinema em 2007. Mas neste mês, a imagem publicada, veja abaixo, é desses raros momentos de inspiração e completamente metalinguística. Josy faz a pose padrão para encarnar a mulher perfeita de Playboy, a luz certa é aplicada, e ao invés de fotografá-la como deveria, o fotógrafo faz um flagra do ângulo oposto, e este desconstrói o mito. Mostra exatamente o que é necessário para ser uma gostosa de Playboy. Eu achei magnífico. Mesmo com os peitos estranhíssimos.

mostrando todos os segredos...

Além dos pontos citados, foi muito bom ver um texto acompanhando o ensaio. Ok, o texto escrito por Josy é bem cafona, mas traz força gráfica ao ensaio, e isto foi um artifício muito utilizado no passado da revista. A única ressalva é quanto a tipografia utilizada no texto. Ela tem tudo a ver com o tema, mas essas "fontes" manuais têm um grande problema: as letras são iguais, e isso deixa a massa de texto feia. Nós nunca escrevemos três 'B' idênticos como na capa e por isso seria melhor que tivessem pedido alguém que escrevesse tudo e digitalizassem para colocar na revista, ficaria mais harmônico e com os pequenos defeitos q nossas letras apresentam.

Outra coisa que não posso deixar de falar é a clara referência à Interview com Mary-Kate Olsen em 2 fotos do ensaio. Acho o jogo de espelhos bem legal, mas acredito que a referência é muito recente para ter sido usada por agora.

quem segura?!

Como falo todo mês, não posso deixar passar neste: a utilização do ambiente é bastante precária. Crispino não comete os mesmos vícios do Duran, mas também não explora o ambiente a sua volta. Faz imagens fechadas, ou com pouco destaque para os objetos de cena. Inclusive, tive a ligeira sensação que este ensaio era uma versão menos apimentada do estrelado por Jaque Khury no ano passado. Móveis perdidos em um espaço não identificável, algumas peças mais luxuosas, outras mais toscas e um bocadinho de fetiche.

Somando erros e acertos, o saldo é positivo para a equipe. Mas, infelizmente, acredito que a grande lembrança deste ensaio serão os seios inchados de Josy, mais um exemplo de exageros em nome da vaidade. Ela não precisava disso para fazer as fotos, e se realmente fizesse questão dos silicones, deveria ter feito com antecedência. Dois dias não são nada para um pós-operatório.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Equilíbrio é isso aí

O objetivo do dasBancas nunca foi gongar celebridades. Até porque esse é um mercado quase fechado por grandes talentos. Mas essa capa com ensaio ousado e exclusivo da Susana Vieira para a Quem não poderia deixar de passar por aqui:

Pois deveria, Daisy Crazy

É o limite da falta de bom senso, do excesso de mau gosto, da utilização errada de Photoshop e da loucura mesmo.
Confira a matérias e mais fotos sensuais de Susaninha no site da revista.

Por fim, parabéns para a equipe de planejamento do site da Quem. O livro "Um leão por dia" da Vera Fischer é o anunciante do banner da matéria. Mais pertinente impossível!

Páreo duro

terça-feira, 5 de maio de 2009

Estragou no freezer

Perda de tempo ($$$)?

E saiu o tão falado ensaio de Michelle Alves para a VOGUE, fotografado por Steven Klein, num dos shows da Madonna no Brasil. As fotos eram para março, mas acabaram na geladeira por um tempo graças a algumas prioridades de última hora (leia-se Agyness Deyn e Ana Cláudia Michels).

Muitos duvidaram que Michelle ganharia capa, mas acabou rolando. Mais pelo prestígio de Klein do que pelo talento da modelo ou o resultado em si. Até porque, a capa ficou um LIXO de ruim. Sério mesmo, se superaram dessa vez. Reciclagem já!

Sinceramente? Acho que até uma das fotos do making off com o recorte certo seria melhor para a ocasião.

Much more fun. And sexy!

domingo, 3 de maio de 2009

Close up de olho em Minas

Alfabetização em processo

Essa é a capa de maio da L'Officiel Brasil. A foto funciona bem em close, ainda mais se tratando de um rosto conhecido do público da revista., Isabeli Fontana. Eu sempre prefiro momentos mais elaborados, mas uma bela foto de uma bela modelo passa. Temos nessa edição de maio mais um exemplo de fontes cursivas na chamada de capa, mas confesso que achei essa letra infantil da L'Officiel bem ruim de engolir. Esperamos que não seja da própria Isabeli...

Já dei uma olhada na revista e as matérias parecem estar bem feitas e os editoriais bem produzidos, lindos. Ressalto a matéria caça-níquel com a Isabeli. Uma breve tragetória da carreira da modelo e um pouco da sua vida pessoal. Além disso, a modelo está também num editorial futurista, e assim que eu tiver a minha edição em mãos poderei falar com mais propriedade.

Como destaque também temos um especial com a moda mineira. Super pertinente em tempos de Minas Trend Preview. Ponto para a equipe da revista, que esteve presente durante todo o evento em BH fazendo uma cobertura pontual e contínua.

Agora, alguns belos momentos da edição de abril (malzaê) que infelizmente não tive tempo de postar antes. Num breve resumo, trata-se de um editorial rock (o melhor dos nacionais) com destaque para a capa de vinil da primeira foto. Depois, um editorial absurdo feito em Punta del Leste que de tão bom muitos questionaram se tratar de algo de edições gringas. Mas não! É coisa nossa. Depois, outros dois ensaios básicos (agora sim, estrangeiros), um com peças de alta costura e outro com tendências que serão copiadas antecipadas de verão 2010.

Sem dever nada pras de perto ou de longe

PS: Se algum ex-professor de redação colegial ver que eu escrevi num mesmo post "algo" e "coisa" acho que eles fecham o dasBancas.

PS2: Dia 3 de maio é aniversário do Thiago, que merece e terá post-homenagem como o próprio já fez e refez. Só não veio a tempo por motivos que ele está bem por dentro. Mesmo assim:

Felicidades, sucesso e sorte sempre!



Blog Widget by LinkWithin
 
^