sábado, 31 de outubro de 2009

Sobe e Desce - OUT/09

Acaba logo, outubro! Tô sem um puto no bolso. E pra deixar outubro de 2009 no passado, mando logo o Sobe e Desce do dasBancas.

Melanina
Jeans
Os Simpsons
Capas de close
Capas limpas
As cores da Homem Vogue
Grazi (na Homem Vogue, na RG Vogue, na VIP...)
As VIPs de verdade que desfalcaram as 100+
A espera por Fernanda Young
Shakira
GQ Itália

Lícia
As “VIPs” que superlotaram as 100+
O rap constrangedor de João Velho
A pegada VIP da UM
Capas de aniversário com desconhecidas
Capas poluídas
Faça o que eu falo, mas... Fernanda Motta na UMA

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Campeoníssima

Achei esse ensaio de capa da Maxim com a bela modelo Carol Prates, vencedora do concurso Maximodel, de muito bom gosto. Não é um ensaio arrebatador, inovador e ainda tem uma leve pegada gringa, mas ele foi tão bem executado por Louise Chin e Ig Aronovich (da Lost Art) que vale ser visto e revisto. E vejam como nele não há aquele ranço de amadorismo e baranguismo presente, infelizmente, em alguns ensaios e em muitas páginas da publicação.

Mostra a intuição pra gente, Carol, mostra

Fotos: Reprodução Maxim Brasil
+ Fotos na Maxim

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desencanado

O lettering usado no abre do editorial de moda da Vizoo é um banho de água fria (até Comic Sans ou Arial ganhava fácil disso aí), mas não chega a comprometer as fotos do Christian Gaul com o pai do Zion, Álvaro Jacomossi, que ficaram bem bacanas. Um editorial descomplicado, descompromissado e, como dizem os conterrâneos da Vizoo, maneiro.

Mudando de assunto, o filho da Isabeli com Falcão sai quando?

Fotos: Reprodução Vizoo
Coordenação e estilo: Helena Luko
+ fotos na Vizoo 64

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

United colors of HV

Some like it hot

Eu já havia dito aqui sobre o quanto a imagem é um fator importante para a HOMEM VOGUE. Essa preocupação às vezes se sobressai em relação ao seu conteúdo, o que deixa a revista meio sem graça. Mas o que se percebe nessa edição de verão é um equilíbrio entre os dois pontos, com leveza e descontração.

O ensaio de Carol Ribeiro, fotografado por JR Duran, é bonito mas peca por ter sido publicado na mesma edição que o de Grazi Massafera, de Gui Paganini. Em apenas quatro fotos, a dobradinha Gui-Grazi consegue superar de longe as 10 páginas do ensaio de capa. O destaque FAIL vai pro tema Marilyn-onde? e pro rap constrangedor dedicado a Grazi.

"A Grazi apanhou na beira-mar o táxi da estação lunar"

Os editoriais de moda, sejam nacionais ou importados, seguem com produções impecáveis, conceitos relativamente novos quando comparados às demais revistas masculinas do Brasil e com fotos muito boas.

Boy Band al mare

Mas o melhor dessa HV mesmo é o cuidado e a variedade com as cores que vemos ao longo da revista. Seja na seleção de produtos, nas ilustrações, nas reportagens, na tipografia, na produção de moda, nas locações ou até mesmo na hora de decidir apostar num bom preto e branco. Tudo aparentemente pensado e bem aplicado. Olha que lindo:

Pantone

UPDATE!
JR Duran também assina o texto do ensaio de Carol Ribeiro e começa descrevendo essa foto clássica da campanha de verão 2000 da Gucci. Achei que cabia divulga-la, já que o fotógrafo a incluiu entre as memoráveis da marca e sem usar nenhuma rima.

"Estado semi priápico"

Uma cagada

Fernanda Motta, a (ainda?) modelo internacional e apresentadora (que fala sussurrando e p a u s a d a m e n t e) do Brazil’s Next Top Model, reality show que elimina as melhores participantes em prol do ibope, não ganhava uma capa pra chamar de sua há tanto tempo que ganhou logo uma de aniversário. Mas é uma capa da UMA, minha gente!

U____M____A

Será que Erika Palomino, Pazetto e cia aprovariam essa cagada? Duvido. Quem anda cuidando mesmo da agenda da Fernanda, hein?

Reclamei que o logo da UM, irmão da UMA (é, a genética não ajuda), a cada edição aparece de um tamanho/espessura diferente, mas o que dizer do “redesign” do logo da UMA? O antigo era péssimo, mas esse conseguiu ficar pior. É a coisa mais errada, feia, frágil e sem personalidade das bancas. Nem citarei essa diagramação mal-começada mal-acabada, com direito a esse “Edição de Aniversário” bem-posicionado que é uma beleza e todo o resto.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cine Majestic

Grazi: O que já era bom ficou ainda melhor

A capa acima é linda e tudo mais, a melhor da VIP de 2009, até agora, mas acho o ensaio infinitamente superior. Nela, pela luz e a cara (quase) lavada de Grazi, já dá pra sentir que há algo novo no ar, mas adoraria ver uma capa com três ou quatro fotos, uma abaixo da outra, em alusão a um fotograma como foi feito (e muito, muito bem feito) no ensaio. Aí sim, talvez, teríamos uma capa inovadora, majestosa e que afirmasse claramente: “Sim, leitores, há algo novo aqui”.

Lula carvalho, diretor de fotografia de filmes como Budapeste e Tropa de Elite, foi a grande aposta da VIP para esta edição, a mais importante da publicação. Apostaram e ganharam. Em sua estreia profissional atrás das câmeras para um ensaio impresso, o cara fez muito bonito e nos presenteou com um olhar novo sobre um velho tema. “Busquei trazer um enquadramento de cinemaScope para o trabalho”, contou Lula à VIP.

Dos cinemas (ou das mãos dos camelôs?) para as bancas

E Grazi é merecedora desse olhar (e de todos os outros) e do tratamento digno de estrela, pois, além de ser a Mais Sexy de 2009 – pelo menos 1/3 do dB concorda plenamente com isso (não sei Thiago e Greg) – e uma das grandes recordistas de capas do ano, a mulher tem um dos ensaios mais toscos da VIP, ou melhor, da fase negra da VIP.

Zero saudosismo dessa fase

A redenção

São 17 páginas do ensaio, mais 2 da bem sacada abertura da lista, e muitas, muitas fotos que fogem daquela diagramação padrão da VIP. Sem dúvida, um dos trabalhos mais classudos e bonitos que já vi na revista. Tem todos os pré-requisitos (a mais sexy do ano, criatividade, sensualidade, bom gosto...), em quantidade e qualidade, para ser um grande sucesso de público e crítica. A sensação de missão cumprida (e bem cumprida) permeou a festa de lançamento das 100+ (a festa das 100+ mais animada e com gente bonita que já vi), onde era notório que os revisteiros da VIP, comandados por Ricardo Lombardi, estavam em êxtase e em perfeita harmonia. Bom pra eles, melhor pra gente.

O bonequinho viu... E aplaudiu!

Precisamos falar da lista, né? Né. A lista se tornou algo menor e sem a menor relevância para mim. O que vale é que a eleição (essa é a 12ª), ainda muito bombada na mída, consegue, de uma forma ou de outra, trazer grandes nomes para a capa. Mas é fato que as 100+ não emociona mais e nem diverte tanto. Hoje, quem dá as regras do jogo, declaradamente, são os fãs-clubes. Daí temos 21 (!) ex-integrantes de realities, 13 musas teen e 1 grande baranga, Joelma Mendes. Falta espaço para Luanas, Isabelis, Anas, Paulas, Fernandas, Julianas...

O abre tem tudo a ver. Já a lista...

Fotos: divulgação e reprodução VIP



Blog Widget by LinkWithin
 
^