sexta-feira, 5 de março de 2010

A voz do leitor

Depois do pequeno embate provocado pelo dasBancas, no blog da Revista SEXY foram disponibilizadas 3 opções de capas para o mês de abril. E, adivinhem, quem escolherá a capa que irá para as bancas? Sim, o leitor! Acho essa atitude da SEXY louvável. Amo capas, acho divertido poder participar ativamente dessa importante escolha e ouvir a opinião do leitor mostra, por baixo, comprometimento e intenção de acertar. Parabéns à SEXY pela iniciativa!

Aqui, as capas concorrentes:

Não morri de amores por nenhuma, mas...
a do pirulito é a mais legal (e sacaninha)

VIP de Esparta

Cortei o pé, gente. Me gonguem!

A VIP, na palavra de seu diretor de redação Ricardo Lombardi, adora comemorações. Nós leitores também apreciamos muito. Especialmente quando aparecem em momentos inesperados, longe de natais, aniversários, listas, lançamentos de coleções ou acontecimentos históricos. Atingir a edição 300ª (trecentésima, sei tudo sobre ordinários) é motivo de muita honra para qualquer publicação e comemorar com um exemplar acima da média é o que todos esperam.

A VIP chegou lá, trouxe a unânime Ana Hickmann, caprichou na retrospectiva, incrementou seu "Preliminares", produziu bons ensaios, trouxe moda de muito conteúdo e não esqueceu de guias e listas. A retrospectiva, por sinal, é uma arma infalível para conquistar o leitor fiel. Mesmo que ele tenha todas as edições em uma(s) prateleira(s), sempre vai adorar rever momentos marcantes, admirá-los e, claro, questioná-los. O layout da revista não mudou muito. Não que precise, mas as mudanças são bem-vindas ainda mais em momentos, de novo, especiais.

Vale a pena ver de novo. O que foi? Também curto clichê, tá?

Tratando especificamente dos ensaios e das matérias idenfico, sem querer interromper a festa, alguns problemas. Classificaria a edição 300 de VIP como de autoajuda e fetichista. Funciona bem, mas esperava-se mais. Todas as matérias procuram ditar o comportamento do homem contemporâneo. "Como ficar rico na internet", "Como se dar bem na balada," "Como fotografar sua gata" e até mesmo "Como ser um homem mais completo". Faltou reportagem, assunto, pesquisa e novidade.

Todos os ensaios são fetichistas. O interno traz Nicole Bahls, do Pânico, lavando um carro para os leitores. Fetiche puro e com a intenção mais explícita que o "interno" deve ter. Funciona. Além disso, as próprias fotos com a Jhenny fazendo o papel da namorada fotografada também expressam desejos dos leitores. Nesses dois momentos, nada de errado, apenas curioso detalhe.

Nicole, brincando com a mangueira antes de Tessália

O ensaio da Ana Hickmann é lindo, ela fotografa muito bem e a ideia de executar o trabalho na casa da apresentadora é muito boa. No entanto, a equipe teve receio de errar e partiu para o lugar-comum do fetiche. Tudo preto, salto alto, corsets, vinil, caras, bocas, cabelo desgrenhado, luvas e couro. Correto, mas faltou uma ousadia, um tema, uma produção marcante e especial. Fazendo um paralelo totalmente dispensável, mas igualmente irresistível, Ana deveria ter vindo menos Heidi Klum e mais Charlize Theron.

Ana Hickmann em casa. E dessa vez não é a Caras

Agora, queremos nova etapa, com tom de especial todo mês, sem medos. Parabéns a todos da VIP por alcançar tal marco. Muita festa sempre a todos daí, da redação, e de cá, dos leitores.

PS: Nessa edição eles afirmam que esta é a segunda capa de Ana Hickmann, mas ela também apareceu em maio de 98, como uma das modelos do Duran. Alguém aí tem interesse em recordar essas fotos 12 anos depois?

Esqueceram de mim

E a Tereza?

Em dezembro, enquanto Taís Araújo (Helena) e Alinne Moraes (Luciana) praticavam o esporte favorito de estrela de novela das 8 – revezamento de capas, claro –, perguntei para as femininas se não rolaria capa com a Lília Cabral (Tereza). A Claudia, macaca velha que só, trouxe a bela e talentosa atriz em sua capa de março. Além da escolha acertadíssima do personagem de capa, que tem tudo a ver com o público mais, digamos, experiente da revista, os caras ainda fizeram uma capa impecável. Acertaram também nas cores, no figurino, na diagramação... Parabéns à Claudia!

Lília Cabral sempre rouba a cena

Além do papel...

Não são só as revistas que tem produzido editoriais adimiráveis por aí. Tem muito blog fazendo trabalhos invejáveis, e no Brasil. Estou falando das fotos feitas pela equipe da Lilian Pacce com o estilista e, no caso, modelo e stylist Dudu Bertholini. Com um tema simples e até mesmo antigo (moda esportiva com peças NEON) as fotos, de Adelaide Ivánova, foram feitas com ótimas sobreposições de imagens, looks bem pontuados e a impagável interpretação de Bertholini.

... e além da Neon

Os créditos da produção, os contatos das marcas e mais sobre o tema do ensaio estão, claro, no blog da jornalista.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sem legenda











Algumas capas dizem tudo.

via @samprofeta, @andrelegnani e @nascapas

Pesquisa SEXY

No último post sobre a SEXY, eu estava com a seguinte dúvida: “Por que a SEXY fez ensaios tão distintos em fevereiro e março?”. O de fevereiro, com Koboldt, era de extremo bom gosto. Sexy, sem ser escrachado. O de março, com as Ring Girls, de extremo mau gosto. Escrachado, mesmo não mostrando tudo em todas as fotos, e to much. Ensaios tão opostos que, pra mim, dificilmente agradariam aos leitores da publicação. Não que uma pessoa não possa gostar de coisas diferentes, por exemplo, de banana e de maça, mas no caso da SEXY, e de seus leitores, acho tão pouco provável. Ao menos uma preferência eles têm, certeza.

Pois bem, com os comentários recebidos mais os comentários da comunidade da SEXY no Orkut, percebi que parte da resposta eu já tenho: os leitores da SEXY não sabem o que querem ou não são claros ao expressar sua vontade. Daí que, ao invés de perguntar “qual é a da SEXY?” a gente precisa saber primeiro “Qual é a dos leitores da SEXY?”. Para obter esta resposta, meus caros, sugiro que a SEXY faça imediatamente uma pesquisa de opinião com eles.

Algumas rápidas sugestões de perguntas para a pesquisa:

1 – Coloque imagens dos dois últimos ensaios e peça para o leitor apontar o preferido.

O dB fica com o da esquerda

2 – Peça para o leitor colocar em ordem de importância (ou coisa do tipo) os elementos fundamentais para um bom ensaio: criatividade, produção caprichada, cenário bacana, boa exposição do órgão sexual feminino (a tal "ousadia"), boa luz, boa modelo...

3 – Quanto à garota da capa, o que é melhor? Garota famosa, garota gostosa, garota bonita, muitas garotas juntas (quantidade, né?)...

Com essas daqui, melhor trabalhadas, claro, já dá pra saber qual rumo seguir. E, reafirmo, acho importante seguir um rumo só.

Fotos: Divulgação SEXY

quarta-feira, 3 de março de 2010

Bola fora, bola dentro

Jesus Luz, o toy boy favorito da Madonna, é capa da próxima RG Vogue. O modelo de uma cara só aparece com, obviamente, o carão de sempre.

BOLA FORA
A escolha do personagem de capa, que pra mim tem a expressividade e poder de vendas de uma samambaia.

BOLA DENTRO
A capa ficou muito bonita e o ponto alto é a seleção das cores. O fundo grafite com o jeans escuro, o logo preto e detalhes em rosa deram um visual moderno e bem bacana à capa.

Passo. Quem comprar resenha...

terça-feira, 2 de março de 2010

Bela como sempre, cafona como nunca

A UM de fevereiro caprichou na modelo, a belíssima e estilosa Barbara Thomaz, e no fotógrafo, André Schiliró, mas ainda não será dessa vez que ela receberá um elogio do dasBancas. Aliás, falta um bocado pra isso...

Não gosto de ensaios sensuais que se confundem com editoriais de moda ou, pior ainda, com aqueles encartes de supermercado, catálogos de loja de departamento barata... Pra que ficar mudando de roupa a cada foto?! O que interessa de verdade para o leitor é o que está por debaixo dos panos. O que deve ser valorizado é a mulher, a roupa é mero detalhe. Quando o foco é a roupa (o que já é um grande problema) e a roupa é cafona e nada sexy, como a maioria dessas aqui de baixo, o problema toma proporções ainda maiores.

Certeza absoluta que é muito mais interessante ver a Babi Thomaz vestindo apenas o seu cool sapato azul e fazendo contorcionismo para as lentes do Schiliró não captaram mais que o necessário ou então um ensaio bem casual só com o manjado camisão branco. Faltou também um close do belo rosto (da bela boca, dos belos olhos, que seja) ocupando uma ou duas páginas inteiras e sobraram fotos com essas olhadinhas bregas pro lado e pra cima. Enfim, erraram feio o foco.

É pra UM ou pra Marisa?!

Fotos: Reprodução UM
+ fotos aqui

Opostos

Tô aqui, com minha cabecinha (ou meu cabeção, tanto faz) de leitor, tentando entender qual é a da SEXY. Mês passado, a revista veio de Koboldt + Aratangy com um ensaio tão bonito que se fosse publicado na Playboy, tenho certeza, os leitores da maior revista masculina do Brasil ficariam satisfeitos tal qual o dasBancas que se derreteu em elogios. Neste mês, com as Ring Girls + Wickbold, a sensualidade sutil de fevereiro leva um nocaute dos exageros de março.

As três gostosas de capa já são um exagero em si, portanto os demais exageros do ensaio deveriam ser evitados. Não precisava de tantas caras e bocas, não precisava da pose “d4 olhando pra trás”, não precisava das roupas de puta (as de ring girls já eram suficientes) e, principalmente, não precisava do clima lesbian nada chic. Ficou tudo tão grosseiro, tudo tão exposto (oié!) de qualquer forma que o sensual foi à lona.

Gosto do tema escolhido e dessa estética do Wickbold exagerada por natureza, mas o cara vem exagerando na dose. Difícil ver um ensaio dele sem se cansar no meio. Sempre rola uma ou outra imagem bacana, mas o conjunto fica cansativo. Queria muito ver um nu assinado por ele com uma modelo realmente/naturalmente bonita, preferencialmente famosa, para poder avaliar melhor seu trabalho. Quero ver se esse assíduo ranço de vulgaridade é dele, das “modelos” que já passaram por suas mãos ou até mesmo da SEXY.

Exageradas

Não consigo entender como ensaios tão diferentes, ou melhor, opostos como o de fevereiro e março agradam aos (mesmos) leitores da publicação. E agradam?! Não sei, mas pra mim a SEXY precisa definir melhor qual é a dela e bancar essa história. Ficar nesse morde e assopra é complicado demais pra minha cabeça.

Fotos: Reprodução SEXY

segunda-feira, 1 de março de 2010

Sabe que eu gostei?

E a Playboy da Tessália /@twittess?

Tess é muito digna de capa, tanto pelo BBB quanto pelo Twitter

Geral comentando a mangueira, uns adorando, outros achando apelativa. Eu gostei e foi MUITO!

Sacada ótima, polêmica bacana, bem posicionada e nada gratuita. E claro, capa quente, cheia de sensualidade sem mostrar ABSOLUTAMENTE NADA da modelo. Apenas um olhar safado.

Ponto pra eles! E já tô roendo as unhas esperando o ensaio, que é tido pelo próprio Duran como um dos seus melhores trabalhos dos últimos tempos.

Março bem rico!

A mulherada das capas das revistas de moda da editora Abril estão chegando às bancas e aqui podemos vê-las bem grandonas. Vamos a elas:

Na Estilo de Vida, Grazi Massafera - que não cansa de fazer capas - está poderosa e tão linda como de costume. Já a diagramação da revista, continua tão confusa quanto sempre foi. Gente, vamos melhorar isso, pelo amor de Deus! Milhões de fontes, milhões de tamanhos. Confuso toda vida.

cada dia mais linda essa Grazi, heim...

A Elle vem com um look total Glória Coelho - desfilado por Daiane Conterado Carol Pantoliano - e lindamente clean. Ok, esse também é o padrão Elle, nada de muito surpreendente, mas lindo. Ah, tem especial McQueen que já me deixou ansioso!

Espero que este mês a revista esteja mais interessante que a de fevereiro, que apesar da linda capa com Carol Trentini, não tinha nenhum conteúdo. Tão vazia que não mereceu post.

não sei quem é a modelo (é a Aline Weber completamente diferente), mas aposto que a foto é do Fábio Bartelt

Na Manequim vem a linda Letícia Spiller numa produção de festa, bem ao gosto das leitoras da revista. E a diagramação da Manequim continua sendo a melhor resolvida da editoria de moda da Abril. A com melhor hierarquia de informação, melhor harmonia cromática e, sim, adequação com o público alvo.

Só não gosto de terem diminuído tanto o entre-linhas ao ponto de todos os ^ serem engolidos.



Blog Widget by LinkWithin
 
^