domingo, 11 de janeiro de 2009

Final Melhor de 2008 - dasBancas


Tivemos um total de 779 votos, divididos em 5 categorias, o que dá uma média de 155 votos para cada uma delas. Bom, a primeira eleição promovida pelo dasBancas foi um sucesso, e estamos super contentes com os resultados, mas ela não terminou. Chegou a hora de votar na melhor capa de 2008.

As finalistas, eleitas por vocês, são: IstoÉ Gente, Homem Vogue, TPM, DOM e Rolling Stone. Abaixo todas terão uma breve defesa, onde apresentaremos os motivos que as trouxeram até aqui. Então, votem mais, por que dia 18 de janeiro, às 15 horas, serão encerrados os votos.

taí o resultado que não me deixa mentir...

IstoÉ Gente - 30 de agosto de 2008

A capa mais criticada, dentre as revistas presentes na semi-final, acabou entrando para a finalíssma do Melhor do Ano. Os motivos?! Tenho certeza que foram os mesmos que fizeram que ela fosse selecionada: Sofisticação, poucas chamadas, cores refinadas, diagramação fora do comum e foto bem produzida. Tudo que uma revista semanal não costuma ter.

A disputa entre as revistas desta categoria, que teve 162 votos, foi super apertada. Cauã levou por apenas 2 votos, com 38%, deixando a Fidel e sua Veja comendo poeira, após uma breve ultrapassagem. Veja teve 37% dos votos e IstoÉ 23%.

ps.: Ah, o Cauã não está fazendo abdominal, nem outra coisa qualquer que disseram nos comentários, está apenas encostado na parede com a mão na cabeça. Simples. Elegante. Finalista!


Homem Vogue - Primavera 2008

A disputa mais apertada da semi-final, com certeza, foi a protagonizada por Grazi Massafera e Ana Paula Tabalipa, as revistas disputaram voto a voto, com a Playboy tomando a liderança em alguns momentos, e deixando a gente aflito. Apostávamos que o público da Playboy daria uma vitória com larga vantagem para Ana Paula, o que, ao menos para mim, felizmente não aconteceu. E por UM voto, isso mesmo, apenas um votinho a Homem Vogue levou esta eliminatória, ficando com 83 votos, que representam 45%, a Playboy teve 82 votos, e por arredondamento também ficou com 45%, a Trip nem viu o que aconteceu na dianteira, teve meros 16 votos, que representaram irrisórios 8%.

A Homem Vogue, trouxe uma das mais belas capas do ano, e com certeza a mais bonita com foto externa. A profundidade da cena é um charme, assim como o mato que passa sobre o rosto da Grazi. O Hot Stamping dourado valoriza o projeto, deixa ainda mais claro o poder da estrela, a tal garota dourada, no cenário atual. Além da belíssima foto, todo o contexto é bom, as chamadas não chama mais atenção que o necessário, a diagramação delas é bem interessante, assim com o o nome da Grazi bem grande na base.

Outra coisa muito legal nessa capa é a utilização do rosa neon como cor de de suporte. Ela não está em nenhum outro lugar, além das 2 chamadas mais importantes, criando um constraste lindo e construindo dois pontos de tensão bem interessantes, que fazem que o leitor siga todo o campo compositivo com o olhar, indo de cima a baixo, absorvendo todo o conteúdo.

Trip Para Mulheres - TPM - Maio de 2008

Uma disputa fácil foi a das revistas femininas, desde o primeiro dia Juliana Paes tomou a dianteira e só no finalzinho a diferença foi diminuindo, com o crescimento da Vogue Edição Especial Carol Trentini. O resultado ficou assim: TPM com 72 votos (42%), Vogue com 51 votos (33%) e a lanterninha Elle com 29 votos, que representam 19%.

A capa da TPM é linda como a grande maioria das lançadas pela revista, e fundamenta-se nos elementos clássicos do projeto gráfico deles: A tipografia delicada e ultra-feminina traz o nome da estrela de capa e um bom resumo da matéria, formam a horizontal. As demais chamadas criam a vertical da capa, têm cor mais discreta (neste caso branco), e não interferem em absolutamente nada. Deixa a estrela Juliana Paes brilhar, mesmo aparentando um certo desleixo, pela camiseta folgadona e maquiagem leve. Taí o segredo do sucesso desta capa, é tudo absurdamente natural e harmônico. Todos os ítens têm seu valor, mas não brigam pela atenção. Mais um elemento lindo dessa capa é o olhar da Juliana, às vezes eu fico cansado dessas estrelas todas olhando para frente. Uma capa mais contemplativa me dá um alívio...


DOM - De Outro Modo - Abril de 2008

A categoria com menos votos dessa seletiva - sim rolou um preconceito básico, e apesar de não querer falar sobre isso preciso demonstrar minha tristeza, afinal é só votar no projeto da capa, não precisa gostar do conteúdo, nem nada disso, galera deu bobeira - também teve um candidato forte desde o início. Com 57% dos votos, Rodrigo Hilbert e sua finada DOM levaram o título, deixando Aimé com 30% e Junior com 25%.

A eleição dessa capa deixou claro que revista gay não precisa apenas de um tanquinho, pode investir num monte de coisa legal, como esse projeto sóbreo, limpo e elegante. O equilíbrio entre chamadas e foto é bem interessante, os dois elementos compõe verticais bem fortes, que gaham peso em sua base. A grande infelicidade é que a DOM já deixou o mercado e não nos dará mais capas tão bacanas, mas Aimé e Junior continuam por aí...

Rolling Stone - Novembro de 2008

Tia Madgie veio ao Brasil e geral sabia que uma avalanche de coisas com ela viriam ao nosso encontro, mas com certeza, a capa da Rolling Stone foi a maior surpresa. E merece muitíssimo a vitória nessa categoria. Com 52% dos votos, o que corresponde a 82 votos, a Rainha deixou o rei Kaká (RG VOGUE) com seus 26% (42 votos) e a terra da rainha (FFW MAG!) com 20% (32 votos) sem possibilidades de vitória. Só mesmo a poeira ficou para eles, afinal, a corôa sempre foi dela.

Ítens que justificam a vitória: a primeira capa com projeto diferente da Rolling Stone Brasil, ousadia de não utilizar as fotos de divulgação da turnê, que todo mundo já estava cansado de ver, e principalmente a total subversão dos padrões de design editorial, tudo na capa é desalinhado, forte, grosseiro e associado a uma imagem fluida da estrela. Muito marcador e aquarela, o segredo do sucesso desta capa. Quem leu o post sobre o David Carson sabe qual a fonte em que esses designers beberam para fazer a capa. Ponto para eles.


Agora que já conhece as finalistas, escolha sua preferida e vá na enquete ao lado marcar seu voto. Faça uma boca de urna e chame seus amigos para votar, lembrando que só é válido um voto por IP. Mãos a obra!

9 comentários:

PedroMathias disse...

. bora aguardar a grande campeã!

Revistas disse...

Homem Vogue + Grazi = combinação perfeita

ficaadica!

Thiago Muniz. disse...

e Viva a boca de urna!!!

Hilário disse...

E não é que o abdominal fez sucesso?
kkkkk

Ah, e como meu IP muda sempre que reconecto, já votei duas vezes! :-)

Ops, falei.

Thiago Muniz. disse...

ow, pena q meu IP não muda, senão eu mesmo faria um estrago na votação...
huauaha

Revistas disse...

ow, pena q meu IP não muda, senão eu mesmo faria um estrago na votação... [2]

Homem Vogue + Grazi = combinação perfeita

ficaadica! [2]

Leandro disse...

Boa, Hilário! KKKKK
Eu tenho uma dica boa mas tô compreguiça de comentar aqui.

Evandro disse...

HOMEM VOGUE, CARALHO!

manu disse...

eu ainda prefiro a Mag mas, já que ela não venceu na categoria dela (snif, snif), fico com a TPM, disparado. Juliana Paes nunca esteve tão bonita, e esse olhar contemplativo é mesmo lindo.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^