terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Para chegar à lista final

Fazer a eleição Melhor e Pior do dasBancas não é tarefa fácil. Vocês já estão votando nos finalistas (podem votar mais e mais) desde domingo, mas nós - eu, Leandro, Pedro e Ricardo - estamos envolvidos nessa loucura há mais de um mês.
Para chegarmos nos 3 finalistas de cada categoria, esperamos todas as revistas de dezembro chegarem às bancas, revimos todas as 753 (!) postagens do blog e também os arquivos das revistas, afinal, nem tudo é registrado pelo blog e algumas coisas muito legais acabam merecendo espaço na eleição, como a linda capa para assinantes da Marie Claire com Carol Dieckmann.
Só para vocês terem uma ideia da complexidade, a categoria Variedades teve 11 capas previamente indicadas, com apenas uma capa sendo lembrada mais de uma vez. Funciona assim: como somos em 4, cada um indica 3 capas, ou seja, podemos ter até 12 indicações por categoria, e as mais indicadas se tornam finalistas. Variedades é a categoria mais concorrida disparado e exigiu muito trabalho e conversa para chegarmos nas 3 que vocês vêem ali em baixo.
Para nossa grande surpresa - e de vocês também -, uma capa de Playboy foi lembrada apenas uma vez nas indicações e, não era das melhores coisas não. Ela foi lembrada apenas na categoria Piores Capas com a edição irrelevante do "especial" das meninas do Aviões do Forró. Sabe o que isso quer dizer? Que os títulos masculinos lançados neste ano - e finalzinho do ano passado - fizeram muito bem para o mercado e deram uma mudada na cara das bancas e, consequentemente, da nossa eleição, que nesta categoria sempre teve uma representante das clássicas SEXY e Playboy.
Como sempre, escolher os melhores ensaios do ano é uma tarefa árdua. Tivemos oito indicações e os mais lembrados foram Galisteu e Diana. Esta categoria é recente na eleição e ainda causa alguma polêmica entre nós. Quais os critérios definem um bom ensaio? Desde o ano passado apostamos em um: arrebatamento. Os três ensaios selecionados para a grande final nos deixaram babando desde a primeira folheada e, tenho certeza, alguma coisinha deles vocês viram aqui ou na mídia geral.
Dentre os vários fotógrafos fantásticos que brilham nas páginas das revistas brasileiras, selecionar apenas 3 e trazê-los para a eleição é complicadíssimo. Nosso critério principal foi volume e, claro, qualidade. Indiscutivelmente Bob, Gaul e Aratangy foram os grandes nomes da fotografia em revista neste ano. Eles desfilaram por vários títulos, mostraram seu estilo e, em alguns momentos, saíram da zona de conforto sem medo de errar.
Já os personagens do ano, acredito, não havia dúvida. Deborah esteve em todas as capas de revistas, no cinema, em todos os programas de TV, foi eleita a mais sexy do ano pela VIP e fez um ensaio arrebatador para a Alfa que a elegeu a mulher do ano. Falar de personagem relevante de 2011 e ignorar a fantástica Lea T. seria um grande erro. Todo mundo falou da top e todo mundo quis fotografá-la. Só esperamos que essa moda não passe e que Lea dure muito. E, para completar a lista, a moça que falou tudo que quis, mostrou seu lado mais sacana (não vou fazer propaganda de graça, né gente?) e mostrou pra todo mundo que cresceu. Sandy tem se esforçado pra quebrar a redoma que construíram em torno dela e a gente torce muito para um ensaio em revista masculina em 2012.
Sabe o que a 4ª edição do Melhor e Pior do dasBancas mostra pra gente? Que não basta acreditar ser a melhor do mercado e que está fazendo coisa boa por seguir uma "fórmula vencedora". As revistas acostumadas com todo oba-oba por serem líderes de venda precisam se mover e apresentar trabalhos mais fortes e ousados. O público sabe o que quer e não tem medo de mudar de favoritas.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^