sábado, 17 de janeiro de 2009

Um caso de verão...


As duas principais revistas masculinas do Brasil, chegaram às bancas em janeiro com o mesmo tema: Musas do Verão. A Playboy trouxe a requentada (e concorrente do concurso Sereias) Viviane Bordin, e a Sexy, a vencedora do concurso Sereias, junto de uma amiga concorrente.

Mulher bonita, as duas revistas trouxeram, mas ensaios memoráveis... Ah, isso vai ficar pra próxima, por que esse mês foi uma coleção de ensaios qualquer coisa. Mas é bom deixar claro, mesmo não sendo incrível, o ensaio da Sexy é infinitamente melhor que o da Playboy, e nem digo isso pelo simples fato deles terem duas meninas e a Playboy só uma.

Ao ver a Revista do Coelho, a única coisa (imagética) que me chama atenção é o interessante tratamento gráfico que deram para a parte de verão, ficou lindo pessoal. Citar Thalma como a gostosa e Suyane como a delícia da estação me deixou feliz. Adoro as duas e merecem ser lembradas, e, principalmente, merecem uma boa proposta para capa. Ah, tenho vergonha daquela foto da Viviane ajoelhada com o coelhinho na mão. Bem feia...

Quando penso no ensaio eu não sei nem por onde começar meus comentários. Mas como preciso fazê-lo... Então, Viviane era uma mulher linda/perfeita, hoje é uma mulher gostosa. Silicone gigante, barriga trincada, pernão, bundão e cara detonada. Enfim, ela sustenta um ensaio, por pior que seja. E sim, esse ensaio da Playboy é o pior dos últimos tempos. E os motivos não são poucos.

Quando soltaram o tema do ensaio, Sophia Loren, eu não entendi nada e cheguei a comentar aqui no blog, e vendo o ensaio a certeza de que isso foi uma tentativa de valorização do trabalho é gritante. Aquilo ali não tem nem cheiro de tema, cuidado, enredo, história, quanto mais de Sophia Loren, o ensaio é um simples mostruário de mulher pelada. Não que eu ache que todo ensaio precisa de um mega enredo. Mas o mínimo disso é necessário, justamente para não termos uma sequência de fotos marítimas cortada por uma foto dentro de um carro, voltar para fotos marítimas, cair na estrada, depois ser jogado numa casa...

Ok, tudo isso poderia existir no ensaio, mas com o mínimo de harmonia. Não existe uma ligação cromática - nem temática - entre essas fotos, a luz do fotógrafo muda completamente, o figurino muda total. Seria simples fazer a ligação entre essas fotos, era só repetir uma peça de roupa, o ar praiano, coisa que sumiu. Viviane deixou de ser a mulher do veleiro, e virou uma madame urbana. Muito estranho. Falta sequencia, falta produção e principalmente experiência do fotógrafo.

Por falar no fotógrafo, não posso esquecer de uma coisa gritante na edição: a semelhança das fotos de praia/areia, do ensaio secundário e do ensaio de capa. Ambos foram fotografados pelo mesmo cara (Sérgio Kovacevick), que usou a mesma luz, o mesmo brilho, o mesmo tudo. A sensação de já vi isso antes é inevitável.

Oi?! Economia porca!


Lá na Sexy, Felipe Lessa dá um show de jovialidade, ousadia e planejamento. O ensaio tem variações de cenário, como o da Playboy, sai de um veleiro para uma casa. Mas aqui, tudo tem uma harmonia, as mulheres não mudam de cara. Continuam garotas praianas, bronzeadas e bem musculosas. Sério, taí o ponto que me incomoda muito no ensaio da Sexy, as meninas não são nada femininas. Parecem 2 'He-Man': barriga, braços e pernas mega definidos, e um par de peito acoplados de maneira bem artificial, é bom deixar claro.

Um ponto esquisito do ensaio da Sexy, é a necessidade de colocar as moças na mesma pose: Primeiro a morena com a bunda virada para a câmera, depois a loira. Agora a loira abre a perna e logo depois a morena. Então, Morena, sobe na loira, mas agora deixa loira subir em você. Ficou bobo essa tática, que acredito, foi usada para uma não aparecer mais que a outroa, mas...

A vencedora do concurso, Gabriela, parece uma cópia mais jovem da Viviane da Playboy, é tão linda quanto, loira de olhos claros, e com a boca esquistíssima. Não entendo essas intervenções feitas por essas meninas, coisa de gente doida. E talvez por isso, tenha menos destaque no ensaio, que acabou ficando de bandeja para Andressa, a morena mega-musculosa, mas com um rosto lindo.

O ponto crítico do ensaio da Sexy, é a edição final, as fotos são bonitas, o arranjo é interessante, mas puta merda, que tipografia bizarra vocês usaram para fazer os títulos. Sério, essa onda já passou há algum tempo, essa letra não é boa para ler, e esse degradê - mesmo eu sendo um defensor - foi péssimo. Cagaram num cojunto que tinha tudo para dar certo.

como ser brega em 2009...

Agora, o jeito é esperar fevereiro e março, meses já fechados pelas duas revistas e aguardar uma melhora nas coisas. A Playboy virá com Jéssica Maia - musa do carnaval carioca, e Tati não sei o nome completo, que canta funk, na dupla a Princesa e o Plebeu. Enquanto isso, a Sexy requentará mulher Morango (é assim?! ou é só Moranguinho?!) e a clássica Viviane Araújo.

em março a Playboy vem com Jorge Bispo (na foto) e em Fevereiro, Marlos Bakker. Adorei a escolha de fotógrafos.

22 comentários:

luciano disse...

ô rapaizinho... voce esqueceu de falar da capa. Lembra...

Leandro | @Leandro_S disse...

Mil vezes o ensaio da Sexy. Ainda bem que não li nada do tipo "o ensaio da PBY é correto", pois de correto ele não tem nada. Um puta erro pra começar bem 2009.

P.S.: Não vejo nada de mais na fonte da Sexy e no degradê utilizado nela.

Jean Cândido disse...

nao vejo repeteco de capa da playboy nao...sao duas mulheres totalmente diferente e eu prefiro a viviane de 2003....sem duvida!

Serginho disse...

Eu também prefiro Viviane.
Vem cá,quantas vezes a Viviane foi capa de revista pelada, incluindo Sexy, Premium, Ele Ela, Playboy, Sexy Way... essas coisas? Alguem sabe?

Serginho disse...

Ah, quanto a revista deste mês, só posso falar que, há tempos o conteúdo da PBY tá muito bom de ler. Esse mês, passando do Jô a Moda, do Marcelo Tas as 20 perguntas, a revista tá impecável.

Quanto aos ensaios, o DEJA VU é gritante. Como colocam Viviane Bordin de novo num iate em alto mar, como em outubro?

Eu já havia comentado anteriormente.. o mesmo acontece com a Luize Altenhofen no primeiro e no ultimo ensaio da PBY.. se colocarem as paginas lado a lado, o que difere os ensaios é unica e exclusivamente a Tatoo gigante dela. O mesmo acontece com a Viviane...peguem o ensaio de outubro e coloquem ao lado desse, que vai ser gritante o tanto que tá igual.

E Como eles colocam o tal do Sergio pra fazer o ensaio principal e o secundário dessa forma....

Preguiça dos ensaios deste mês.
Preguiça do ensaio de Março.

Pelo menos em fevereiro ta vindo novidade ai. Tô apostando nessa edição. Tomara que não nos decepcionem. ( ensaio em barracão de escola de samba = Graciane Barbosa... MEDO de releitura ).

Thiago disse...

tudo bem falar que o ensaio da playboy não foi grande coisa, mas intitula-lo como pior dos últimos tempos foi exagero. ou você ja se esqueceu das coelhas de natal???

Cássio. disse...

Serginho,

Viviane fez os seguintes ensaios:

1997 - EleEla
1999 - Sexy
Sexy Vídeo
2000 - Sexy Especial
2001 - Sexy
Sexy Vídeo
2002 - Sexy
Sexy Vídeo
2004 - Sexy
2006 - PBY
2007 - PBY
2009 - Sexy

em março será a 9ª vez que ela posa! os vídeos são reaproveitamentos dos ensaios de 99, 2001 e 2002 junto com making offs

Sem contar que ela fez, em 2006, um vídeo para a 'Voyeur'... e junto com a Sexy, em março, será lançado mais um vídeo pela mesma produtora.

Thiago Muniz. disse...

Sérião, apesar de curto, o ensaio das Coelhinhas é muito melhor. Dá vontade de ver mais, é bem produzido, tem um cuidado com cores e tal... esse da Viviane bordin é uma bagunça, total sem sentido.

Leandro | @Leandro_S disse...

O ensaio das Coelhinhas pesar de pudico e curto é iiiiiiiiiiiiinfinitamente melhor. O da Bordin é o PEOR dos últimos tempos sim.

Viviane Araújo é a rodadinha da estrela. Quando ela viaja e o carinha do hotel lhe pergunta: "Profissão?". Vivi respode toda-toda: "Posadora de nu 'artístico'"

Unknown disse...

Galera, dizer que o ensaio de Vivi BOrdin é o pior dos ultimos tempos não um pouco de exagero não?! Pô, a mulher é linda, tem um corpo perfeito (tem silicone, botox e malhação, mas e daí?!? Tantas elogiadas aqui tb tem tudo isso e a galera se rasga em elogios)e belas fotos. Se é tripeteco, se o ensaio parece com o anterior ou se Sergio não inovou, e daí?! Faz desse ensaio o pior dos tempos!?! Que parâmetro é esse? Não entendo. Sei q é gosto pessoal e não é O ENSAIO. Mas menos né?!? O ensaio das Cassetas e o de Ana de Biasi estão bem piores.

Bem, enfim, acho que a Tati, estrela de março, dará tanto trabalho p fazer algo bonito que PBY recrutou esse batalhão todo p dar jeito.

Abraços

Serginho disse...

"Posadora de nu 'artístico'"

KKKKKKKKKKKKK

Serginho disse...

Vamos definir os "ultimos tempos"...

Podemos considerar os últimos 12 meses? Ou consideraremos a "Era Aran", que iniciou com o tubarão Martelo?

Opinião minha....

Se considerarmos os últimos 12 meses, é de fato o pior ensaio. Até a Richarlissam ficou melhor ( exceto a foto do trofeu no meio das pernas ) que o requentado da Viviane Bordin.

Se considerarmos Era Aran, Andrea Lopes, Iris, Cassetas ganham.. mas Vivi vem num glorioso 4º lugar.

Independente do período analisado, o ensaio é sim muito ruim. Poderiam ter feito algo bem melhoe e menos repetitivo.

Leandro | @Leandro_S disse...

Concordo com o comentário do Serginho aqui de cima. André, meu rei, não seja tão literal. "Últimos tempos" não equivale à última década não, ok?

Unknown disse...

ok moço! td bem.

Unknown disse...

Já que o Serginho perguntou e o Cássio respondeu. Vou acrescentar. Viviane Araújo começou a carreira de "posadora de nú artístico" em 1995, em um ensaio interno da Ele Ela (novembro).
Pelas minhas contas esse será seu nono ensaio. O cássio colocou duas Playboy. Não foi só uma? Teve um poster, mas achei que o poster era fruto do ensaio da Playboy. Especial.

Serginho disse...

Quanto a Playboy da Viviane, eu também só conheço o especial lançado ano passado...

Sinceramente, eu sempre quis ( e ainda quero ), uma capa dela na PBY...de verdade. Faltou.

A menina é escolada na profissão heim.. acho que o recorde brasileiro de posadora de nú é dela, né não?

Cássio. disse...

Alípio,

eu achei que o ensaio do pôster era inédito... mas de toda forma serve só pra ter parâmetro de quantas capas ela tem!

sobre o especial 'Paixão Nacional', em 2006, Viviane procurou a Sexy na época, também, pois relutou, um pouco, por ser 'Especial'... O Sadovski disse que 'ela deu o que tinha que dar na Sexy' e se quisesse capa, seria da Premium...
Segundo o Sadovski, na comunidade, eles sairam ganhando prq não pagaram o cachê alto que ela pediu.

E Serginho, de acordo com Núbia Ólive no programa 'Nada além da Verdade' (e eu li, também, no jornal 'A Tribuna' - ES ano retrasado) que ela é a detentora do recorde de nús brasileiros... com 23 ensaios!!!
Provavelmente, ela será a capa de março da Premium...

Serginho disse...

23??????? Oonde? Tem algum Nubia Olivete pra me passar essa informçao..

MEL DEOS!!!

Unknown disse...

Nossa.. 23 é muita coisa. Hehe. Curioso tb.

Eu sabia da Luiza Brunet, um monte de capa na Ele Ela. Alías a Ele Ela não tinha problema com repetecos. Só a Xuxa tem 5 capas na revista.

Cássio. disse...

Mas não confio nessa declaração... a Rita Cadillac disse no bate-papo IG, que ela fez 14 ensaios.. (só conheço 5!)

no meu pc eu encontrei as seguintes capas de Núbia:

6 Sexy
1 PBY
1 EleEla (deve ter mais ensaios...)
1 SexWay

mas, a Sexy antigamente colocava essas mulheres em ensaios internos (a Poltergeist fez uns 3... além das 4 capas!)

Cássio. disse...

voltando ao tópico, o ensaio da Sexy está os mesmos moldes da Ellaine Alves, mas com um pouco mais de ousadia... Mesmo sendo o tema praia, em que o colorido era o mais óbvio, Lessa conseguiu inserir fotos PeB bonitas!

mas, falta algo nos ensaios dele... não me convenceu totalmente! torço pra que ele faça O ENSAIO daqui há poucos meses.

alguém sabe me dizer se a PBY vai fazer edições especiais neste começo de ano??? a Sexy vem com Tati Minerato (Musa da Gaviões da Fiel e do carnaval de SP) em fevereiro e Carol Miranda em março.

Unknown disse...

nossa eu percebi uma coisa meio estranha nos ensaios da sexy com mais de uma garota a ordem das fotos é muito obvio

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^