quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Será que o seu signo tem a ver com o meu?


Há alguns meses que eu passo pela banca e fico curiosa por comprar a Lunna, uma revista em formatinho (o formato da Gloss, saca?) aparentemente nova por aqui. Sempre fiquei querendo saber qual a proposta dela, já que quando penso em Editora Alto Astral, penso em revistas de horóscopo e... hã... Na Todateen. Pois bem, essa semana decifrei o mistério e, como não poderia deixar de ser, resolvi compartilhar com vocês a minha impressão sobre a Lunna.

1. Capa

Cheia de números, chamadinhas apelativas (vide "Especial 2011", um clássico pras revistas de final de ano) e o precinho amigo de R$ 4,99, já podemos induzir que a revista segue uma linha popular, tendendo pro público jovem e femininho (chamadinhas sobre moda, famosos, sexo, make e penteado). Larissa Maciel não está no seu melhor clique, e o miolo acompanha... Mas vou te dizer que acho essa menina bem difícil de acompanhar. Prometo trazer mais capas da Lunna pra gente ver se o problema é a revista, em si, ou se foi a Larissa mesmo. Deem uma olhada nas outras fotos da moça:


Tenso, né?! Impossível não ficar com vontade de fazer uma montagem tosca trocando a cara da Larissa por uma bolacha Trakinas. Resistindo ao impulso, vamos ser adultos passar para o próximo item...

2. Projeto editorial e gráfico

O projeto gráfico da revista não traz grandes surpresas, separei abaixo alguns itens que achei dignos de comentário. O que eu achei bem interessante é a proposta de fazer uma revista feminina pautada no horóscopo (assunto que a editora do João Bidu tira de letra, vamos combinar)... Sei que é clichê dizer isso, mas quem nunca fez aloca do horóscopo e consultou os astros pra saber se o mês ia ser bom, se deveria viajar no final do ano, se o signo batia com o signo daquele paquera... Ah, vai! Eu não pago nem minhas contas antes de ler o que a Susan Miller tem pra dizer sobre o meu mês! Adorei a ideia de ter uma revista que, além de matérias de moda e comportamento, traz o estilo das famosas divididos por signo, dicas de astrologia, perfil de famosa com o signo do mês... Arrasaram na ideia!

Seção "Estrelando", uma das primeiras da revista... Dicas de filmes, seriados e destaques musicais. Básico, né?! Sem grandes novidades, mas indispensável pro início de leitura de qualquer revista: notinhas rápidas sobre o que é quente aquele mês.

Exemplo de retranca de seção, e estilos de linha fina e corpo de texto. Creio que a revista toda não tem mais do que dois ou três tipos (fontes, se vocês preferirem), o que ajuda a dar uma unidade gráfica sem muito esforço. Posso falar? Não curti essa capitular aí, não.

Gracinha em editorial de acessórios. Adoro coisas rabiscadinhas, gente, acho que isso poderia ser usado e abusado em outros lugares da revista, viu?!

Seção de beleza da revista. Posso dar minha opinião como leitora? Mais produtos, menos texto, menos grafismos.

Coluna da Beatriz Perroti, do Achados da Bia. Lunna está à frente, junto com algumas outras publicações, em convidar blogueiros(as) para comentar o que está bombando na internet. Adorei!

Presentes de Natal por menos de R$ 50. Matéria divertida e pontual, e ainda diz qual presente combina com qual signo.

Todo mês, uma seção com um look copycat de famosa pra cada signo.

3. Editorial de moda e matérias de comportamento

Olha, aqui está a minha grande decepção com a Lunna. Queria um editorial de moda mais modernoso, mais clean e pop, e veio algo completamente diferente... Achei que, pelo público, seria algo com peças mais acessíveis e inspiração pra alguma coisa mais casual. Vejam com seus próprios olhos:

As matérias de comportamento (relacionamento, trabalho etc.) tem temas interessantes, mas estão bem desinteressantes graficamente. Tanto que, quando eu cheguei no final da revista é que eu pensei: "pôxa, mas não falaram sobre trabalho?". Ops, falaram. Eu é que folheei e passei batido.

4. Uso de ilustrações

Eu não sei se isso muda todo mês, mas as previsões pra Dezembro da Lunna tem 13 páginas (uma para cada signo e um abre), com ilustrações incríveis do Eugênio Tonon. Olha, Lunna, se as ilustrações mudarem todo mês, vocês ganharam uma leitora mensal. E eu vou conferir isso em Janeiro nas bancas, não pensem que não... Outra coisa que gostei bastante foi a forma com que ilustraram o guia para 2011 – Lunna mostrou que sabe ser cool e mandou bem nas colagens.

Ariana mandona...


Câncer dramaqueen, quem duvidava?

Pra ver o resto das ilustrações, só comprando a revista, mesmo... Agora as colagens do guia de dicas pra 2011:

Fico por aqui na resenha da Lunna, concluindo que ela ainda vai dar o que falar no mercado editorial brasileiro... Espero vê-la na banca mais vezes e acompanhar a evolução da revista (principalmente quanto às fotos, escolha de personagem da capa e quanto ao site da revista). Que os astros favoreçam seu sucesso, Luna!

PS.: acho válido dizer que eu sou taurina, risos. Digam aí nos comentários o signo de vocês, seus lindos!

7 comentários:

@laranjudo disse...

Curti MUITO as ilustrações (né?) e as colagens. Achei o projeto gráfico interessante, pelas fotos. Me lembrou um pouco a Criativa na fase 2009/2010.

E cê tá certa, a Larissa Maciel é A CARA do Trakinas.

Leandro | @Leandro_S disse...

O q temos pra libra?
P.S.: A Larissa Maciel eh dificil mesmo, mas antes ela q foto antiga de banco de imagem.

Unknown disse...

Já comprei umas duas edições e fiquei contente com o que li! Vale apostar na revista!

Pedro Mathias disse...

. librianos, Leandro!

Gabi, essa edição é qual número?

gostei do que vi e sou louco por horóscopo.

Gabi César disse...

É a #4 :)

Brunella Nunes disse...

Bad news: as ilustrações do Eugênio Tonon são as mesmas da edição de Outubro :\

TENSO.

Unknown disse...

oiiee amie o blog vocês estão de parabéns !
será que teria como postar a foto do horóscopo da lunna de escorpião inteira quero muito aquela bonequinha ..
se der para me mandar por email seria ótimo !
(ludmila_mends@hotmail.com)

BjO e mais uma vez PARABÉNS !
desde de já agradeço ...

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^