sábado, 6 de agosto de 2011

Loira mediterrânea

Por causa da edição de aniversário da Playboy com a diva Galisteu, fui convocada pelos meus lindos aqui do dasBancas para um post super especial: entrevistar ninguém menos que Marco Antônio de Biaggi! O cabelereiro, muso absoluto do blog, é responsável pela beleza de grande parte das revistas que você vê por aí nas bancas. Inclusive, o efeitinho de ventilador e cabelo femme fatale da capa de Nova virou praticamente a sua assinatura!
weS2Mbiaggi
Conversei com Marco por telefone para saber um pouquinho dos bastidores do ensaio que já é um dos mais aguardados do ano.
Da onde surgiu a pose clássica, com a gola levantada, para as fotos?
Há 20 anos, quando comecei a fazer as capas da Nova, eu me achava um pouco acima do peso! Como usava camisas pólo, sempre levantava a gola como pose para as fotos. Fiz academia, e entrei em forma. Mas, na hora de tirar foto, as famosas sempre pediam: “E a pose?”. Acabou virando a minha marca registrada, assim como as camisas coloridas... É muito difícil me ver trabalhando com camisa preta, por exemplo!
Como foi voltar para um cenário paradisíaco com a musa Galisteu?
O lugar é maravilhoso! Já viajei o mundo inteiro (fiz o ensaio da Tiazinha em Nova Iorque, por exemplo), e Capri é o lugar mais lindo! Esse foi um momento muito especial, porque tivemos exatamente a mesma equipe de 1995, foi uma mega-viagem, muito luxuosa. Ficamos no hotel que a Conde Nast considera como o melhor da região! Foi um grande desafio pensar em algo que não ficasse parecido com o ensaio anterior, me dediquei muito. Mandei vir um spray de um salão de Nova Iorque por FedEX só para esse ensaio!
Qual a importância do ensaio da Galisteu de 1995 para a sua carreira?
Naquela época, eu já fazia 10 entre 10 capas das bancas, e tinha um salão chiquérrimo na Oscar Freire, onde fazia aproximadamente 8 cortes por dia. Quando viajamos para a Grécia, não fiquei sabendo de nada que acontecia por aqui – naquela época, não tínhamos internet! As colunistas sociais e os jornais se encarregavam de soltar notinhas com detalhes sobre o ensaio, e nós não ficamos sabendo de nada enquanto estávamos fora. Quando voltei, fui muito requisitado, respondi a várias entrevistas! Passei a fazer 30 cortes por dia e virei o “Rei das Loiras”. A Playboy de 1994 da Galisteu foi um marco na minha vida.
Se você pudesse escolher, quem você gostaria de ver em um mega-ensaio da Playboy?
Atualmente, entre as estrelas da TV, acho a Milena Toscano divina! Ela tem olhos claros, é maravilhosa. A Paloma Bernardi tem uma beleza Hollywoodiana, um rosto lindo. Agora... Um sonho (que acho que nunca vou realizar! [risos]) seria fazer a Carolina Dieckman para a Playboy.
Notinha do @dasBancas: tá vendo, Aran? Realiza o sonho do Marquinho! (E o nosso, de tabela…)
gal01gal02
Como é ser responsável pela beleza das mulheres mais desejadas do Brasil, seja na Nova ou na Playboy?
Para mim, é uma conquista de mais de 20 anos de trabalho poder trabalhar tanto na capa quanto nos editoriais dessas revistas. O segredo é deixar a mulher bonita! Preciso acertar na textura, no vento e na aparência daquele cabelo levemente despenteado... O efeito do “vento”, por exemplo, é diferente para cada capa! Não posso usar a mesa linguagem que uso na Nova na Cláudia ou na Boa Forma, por exemplo... Cada revista pede uma coisa, e eu acabei criando uma linguagem própria. Você vê um cabelo em uma capa, e já sabe que fui eu que fez antes mesmo de ler os créditos.
Considerando a evolução da revista e até mesmo da Adriane, quais as principais diferenças entre o ensaio de 1994 e esse?
Primeiramente, a localização. Tudo em Capri inspira o luxo! A beleza é de perder o fôlego. Outra grande diferença foi a chegada das câmeras digitais: hoje podemos ver se aquele cabelo vai funcionar na luz durante o ensaio. Podemos até refazer algo que não está dando certo. Antigamente, tínhamos que esperar a revelação das fotos...
Você se cobrou muito ao fazer esse trabalho? Você é muito perfeccionista?
Eu faço tudo! E é por isso que estou há décadas fazendo isso. A cobrança no ensaio da Playboy foi muita, porque é uma edição legendária. Tive até insônia, fiquei a noite anterior acordado pensando no que iria fazer, em como iria fazer o cabelo para ficar diferente da edição anterior... O dia em que eu parar de me cobrar é o dia em que não vou ter mais motivo pra continuar fazendo o meu trabalho!

Acho que agora todos estamos muito mais curiosos para ver o resultado desse trabalho na Playboy. Pra tirar o sono de @MBiaggi, tem que ser mesmo o ensaio do ano!
PS.: agradecimentos especiais para Ana, super solícita na hora de ajudar a conseguir a entrevista!

4 comentários:

Alípio disse...

Kika, Aran, Ok. Mas entrevistar o cabeleireiro é demais hein? hehe

Não perco a entrevista com o tio que dirigia a van!

Thiago Muniz disse...

tenho certeza que o tio que dirigia a van tinha muita história pra contar... se conseguir o contato dele, manda pra gente.

A gente ADORA contar história. Principalmente história de gente relevante, que há mais de 20 anos coloca seu trabalho nas principais revistas brasileiras TODOS OS MESES.

abraço, Alípio.

Pedro Mathias disse...

. LUXO falar com Marco!

Alípio disse...

Xii, vou ficar devendo o contato hein. O que é uma pena, pq eu queria ler essas histórias.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^