domingo, 26 de abril de 2009

Otto Stupakoff: in memorian

Cumpriu sua missão

Na última quarta-feira, 23, o Brasil perdeu o seu primeiro fotógrafo de moda e um dos seus melhores retratistas. Morreu aos 73 anos Otto Stupakoff em São Paulo. Otto já trabalhou em Nova York e Paris e fotografou personalidades importantes como Truman Capote, Jack Nicholson e Richard Nixon. Pessoas importantes de verdade, diga-se de passagem. Nada de celeb farinha de rosca ou viciados em holofote.


Célebres dos célebres

VOGUE, ELLE, Cosmopolitan, Harper's Bazaar e Glamour são algumas das revistas para as quais Stupakoff trabalhou. Além disso, ele foi um dos primeiros brasileiros a ter uma exposição no MoMA (Modern Museum of Art) em NYC e a ter seu nome incluído no "VOGUE Book of Fashion Photography", que elegeu os dez maiores fotógrafos de moda da década de 70.

Com a moda a seus pés

Li que ele chegou a fotografar Kate Moss para a VOGUE Francesa. Isso muito me interessa, caso alguém saiba que ensaio é esse envie-nos para o e-mail do dasBancas (dasbancas@gmail.com).

Bom, eu não fui um fiel acompanhador do trabalho de Otto Stupakoff, mas me lembro que entre seus mais recentes trabalhos incluem as VOGUEs RG de Carolina Dieckmann, Ivete Sangalo e Juliana Paes (ensaio e poster, a capa é do Junior Duran).

As estrelas dos momentos

Em 2005 o fotógrafo foi homenageado pela organização do SPFW pela sua obra e, pouco antes de morrer, Stupakoff havia acabado de encerrar uma exposição com suas fotos no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, no Rio.

Não sei vocês, mas eu já estou encomendando um exemplar do livro homônimo de Otto Stupakoff (esse da 1ª foto do post) editado pela Cosac Naify. Pra quem tiver interesse, mais informações no site da editora.

Pra fechar, é do Otto uma das minhas fotos preferidas EVAH.

Auge

12 comentários:

GnER disse...

Pena eu ter conhecido ele no dia q ele morreu, mas vai servir e muito de inspiração!

Ficou ótimo o especial!

Ps Greg se quiser encomendar um de presente pra mim tou aceitando tsá? rs

Leandro | @Leandro_S disse...

"celeb farinha de rosca" é ótemo. Vou usar.

Hum, vc podia omitir a informação de que a RG Vogue da Carol Dieckmann foi feita por ele, pois acho muito ruim tudo lá.

Encomenda um exemplar pra mim tbm, tio.

Thiago Muniz. disse...

sexta-feira estava com o Samu, meu fotógrafo preferido ;-), e estávamos falando do Otto e o livro tava lá, me minhas mãos. Para quem curte retratos é um ótima pedida. Muito preto e branco em feito. Muita coisa para ser contemplada.

Sobre o trabalho do Otto, eu tb não acompanhei muita coisa, mas adoro a RG da Ivete Sangalo. A capa é meio tosca, mas o recheio... É a coisa mais linda, tão brejeiro, tão verdadeiro. Fotografia bem do jeito que eu gosto, como uma observadora do acontecimento.

Greg, pode pedir um livro pra mim tb. Aniversário chegando... huahua

Leandro | @Leandro_S disse...

Sifudeu, Gregório. Já são 4.

Anônimo disse...

não, aquele post foi sobre o feriado da páscoa. eu estava em são paulo e conheci o cara na balada lá. coincidentemente uma semana depois... =P

PedroMathias disse...

. Greg, tô aceitando também!

GnER disse...

Thiago como faço p ser o fotógrafo preferido d alguém? rs

Equipe dasBancas disse...

Ok, meninos.

Pedi logo uma dúzia para agradar a todos.
Aguardem

Thiago Muniz. disse...

GnER, o Samu só precisou ser meu amigo e ter um trabalho LINDO! Vcs ainda vão ouvir falar muito desse cara. Podem anotar.

Por enquanto, olha aqui: www.samuelmendes.com

ele é ótimo, meu amigo e se tudo der certo, vamos fazer uma dobradinha bacana e mostro aqui para vcs.

Unknown disse...

nunca fui muito fã particularmente do otto. mas depois da matéria que o bob fez sobre ele na s/nº fiquei mais interessada.
essa foto das meninas nuas em um parapeito, na frente da praia, é linda e muito sexy, com clima de girl next door.

li na vogue rg um depoimento bem legal do bob sobre ele. aliás... o bob é foda, né?

Anônimo disse...

achei ele bastante comercial, digamos assim.

GnER disse...

Muito bacana as fotos do Samuel mesmo... Ta super d parabéns!

[:D]

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^