quinta-feira, 1 de abril de 2010

Prêmio Abril de Jornalismo 2010

E os finalistas do Prêmio Abril de Jornalismo 2010?! Vale muito a pena conferir todos de cada categoria aqui. Como são muitos, apenas para ilustrar o post, selecionei as categorias mais interessantes: Capa (claro!), Design de Abertura de Matéria e Ensaio Fotográfico. De um modo geral, achei boa parte dos finalistas (e não só os dessas 5 categorias visuais destacadas) fracos.

CAPA
Tão me tirando?!

Se essas são as 5 melhores capas da Abril publicadas em 2009, meus caros, imaginem as piores? Acho as duas da Mundo Estranho tão sem graça, a da Saúde! é insignificante, a almodovarianaonde? da Bárbara Borges nem foi a melhor da Playboy de 2009... Essa seleção só serve para comprovar que a Abril tá muito mal de capa. VIP não emplacou uma capinha sequer e, por motivos óbvios, muito menos a Nova, Gloss, Boa Forma...

DESIGN DE ABERTURA DE MATÉRIA

Playboy - dez/09 - Os 20 Momentos Mais Excitantes da Literatura

Claudia - jun/09 - Missão Anti-idade

Nova - out09 - Carol Rocks

Bravo! - abr/09 - A Palavra e o Som

Nos abres, alguém me diz o que este da Nova faz perdido aí no meio?! Gosto muito do abre da Bravo! e tenho uma sensação de déjà vu com o da Playboy (e odeio abres de uma página só).

ENSAIO FOTOGRÁFICO

National Geographic - 2009 - Bichos do Brasil

Playboy - dez/09 - Loucuras de Verão

Elle - dez/09 - Festa Privé

VIP - nov/09 - Grazi, a Mais Sexy do Mundo

Nos ensaios, adoro o da Grazi e o do editorial de moda da Playboy com Marcelo Tas e Rafinha Bastos. Aliás, este último deveria ter entrado na edição de humor da pubicação, jan/10, mas entrou em dezembro e, né?, conseguiu concorrer ao Prêmio Abril.

Por falar em moda, acho curioso que não tenha nada da Elle concorrendo na categoria Matéria Completa de Moda e sim uma matéria da revista Ana Maria. Repetindo: A-N-A M-A-R-I-A! Enfim, muitos equívocos e pouca unanimidade. Sugestão para 2011: mais feedbacks pra moçada e menos premiação.

8 comentários:

Pedro Mathias disse...

. bocejei

Equipe dasBancas disse...

Comassim não tem o ensaio da Fernanda Young?

Posta o link com odas as categorias!

RaFa . disse...

Essas são as melhores capas?
Tirando a da Bárbara, o resto é só pra preencher espaço né?!

Leandro | @Leandro_S disse...

Uai, o link com todas as categorias está na segunda linha do post, é só clicar em cima do "aqui".

JSMJ disse...

Podia ter passado sem o comentário preconceituoso e babaca contra a revista AnaMaria. Por que é um absurdo ela figurar entre as finalistas? Por que não é a moda blasé da Elle? Tenho quase certeza de que vocês nunca abriram uma revista como AnaMaria ou Viva!Mais pra saber do que se trata. Infelizmente, mais um blog "achista" no mercado.

Leandro | @Leandro_S disse...

JSMJ, nem citei que Susaninha Vieira ilustra a dignissima matéria da Ana Maria, né? Então, fique vc com suas certezas daí q eu fico com os meus achismos daqui. Abç!

Unknown disse...

Paga pau de Chico e Caetano, hein? Garotos tão irreverentes fazendo reverência a esses dois velhinhos reacionários... tsk, tsk. Assim caminha a humanidade...

Unknown disse...

Update. Não me entendam mal: o esforço de reportagem da Bravo! em juntar os dois sujeitos é respeitável.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^