segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entrevista dasBancas: Jaime Pilnik e Renan Rêgo

Você conhece Jaime Pilnik e Renan Rêgo



Se você acompanha as revistas masculinas brasileiras, com certeza já viu o nome dessa dupla em um ensaio de capa da SEXY – só para refrescar a memória, eles fizeram o ensaio da Imperatriz Joana Machado – e está sabendo que eles são os responsáveis por clicar a gracinha Mari Paraíba para a Playboy deste mês.
Como a gente gosta de entender um pouquinho melhor a história de cada um, batemos um papo com Jaime e Renan sobre o começo da carreira, as referências, o que mais gostam, os desejos e, claro, sobre Playboy.
Vamos lá?
 01. Pra começo de conversa: quais as formações e como começaram nessa vida?
Jaime Pilnik, nasci em São Paulo, 34 anos. Formado em propaganda e marketing, hobby fotografia e trabalho na área de fotografia entre assistente e fotógrafo há 12 anos. Após terminar a faculdade fui fazer estágio em uma produtora, onde fotografava locações para fotos publicitárias para diversos fotógrafos. Frequentava diversos estúdios e me agradava aquele clima do estúdio, achava o máximo, era um mundo diferente do qual estava acostumado, até que um dia resolvi pedir emprego de assistente para os fotógrafos Rogério Miranda e Fabio Bataglia (fotógrafos de publicidade). A partir daí, trabalhei como assistente em diversos estúdios, entre eles do Duran, Trabanco, entre outros.

Renan Hackradt Rêgo, 24 anos. Filho e neto de fotógrafos. Trabalho com fotografia desde criança. Comecei a trabalhar com fotografia no estúdio do meu pai em Natal-RN, devia ter uns 12 anos e já o acompanhava nos trabalhos. Comecei a fotografar profissionalmente com 16 anos no mercado local, com 19 passei no Curso Abril de Jornalismo e me mudei para São Paulo. A fotografia virou maneira de viver, de comunicar..
02. Primeira coisa que todo mundo pensa quando vê o nome de uma dupla nos créditos de fotógrafos: como assim são dois? Então, como vocês viraram uma dupla e como rola o trabalho a quatro mãos? Existe uma divisão de tarefas ou o momento é quem guia a coisa?

Jaime: Em 2006, trabalhava como assistente no estúdio do Duran. O Renan tinha acabado de fazer o Curso Abril e entrou para trabalhar conosco no estúdio. Trabalhamos juntos por 1 ano e saímos praticamente na mesma época. Sabemos que o começo de qualquer profissão é difícil e começamos a fazer os primeiros trabalhos juntos, como numa parceria, mas sem nenhuma pretensão. Essa união foi dando certo, o que nos levou a abrir um estúdio em 1 ano. Este formato funciona, principalmente, pois foi algo que aconteceu naturalmente, além de ser uma vantagem para nossos clientes, pois determinados trabalhos fotografamos juntos. Hoje em dia, existem diversos coletivos na fotografia tanto no Brasil como no exterior. Acho que é um formato diferente e inovador, mas que precisa de muito entrosamento e afinidade para dar certo.

Renan: O legal é que nunca teve um momento "agora vamos fotografar juntos". Começaram a aparecer uns trabalhos e um foi ajudando o outro... virou um estúdio, uma empresa. Deu certo naturalmente. O trabalho também rola naturalmente, independente de quem está clicando. Não temos uma divisão de tarefas, nos ajudamos em tudo. 
 
03. Quem inspira o trabalho de vocês? O que vocês mais usam de referência na construção de suas imagens? Cinema, outras fotografias, cotidiano...
A inspiração vêm da curiosidade, da inquietação, da vontade de viver e fazer coisas novas e diferentes a cada dia. Já as referências são coisas do cotidiano, livros, arquitetura... 
05. Se tivessem que escolher um ensaio da carreira de vocês como o melhor, qual seria? Mostra uma foto pra gente...
Jaime: Normalmente costumamos gostar sempre dos mais novos. Acabamos de voltar da Espanha onde fotografamos para a marca Mandi, mas infelizmente ainda não podemos publicar. Na série de retratos, gostamos muito de umas fotos que fizemos para o Chico Buarque para a divulgação do livro Leite Derramado, do nadador Cesar Cielo como "deus Netuno" para a Mandi/Los Dos, da Isis Valverde para Avon, um retrato de beleza com o Celso Kamura. E têm outros que fizemos recentemente, que foi um trabalho pessoal do maquiador Eliezer com as modelos Micheli Provensi e Samira Carvalho, umas fotos de um editorial em Londres com a modelo Natália Andrade (Mandi), e essa capa da Playboy ficou bem legal.

Renan: E matéria a "Rastros de ódio" de 2008 na fronteira da venezuela que fiz pra Playboy.
06. Que tipo de ensaio mais gostam de fazer?
Adoramos fotografar independente do trabalho. Acho que os que mais gostamos de fazer são aqueles em que temos carta branca para criarmos e liberdade para fotografar. 

07. Se tivessem que escolher uma estrela para fotografar, quem seria? Ok, como são uma dupla, podem escolher duas pessoas!
Jaime: Só uma!? rs...Natalie Portman
Renan: Charlotte Gainsbourg e Scarlett Johansson
08. Se renderam à modinha do Instagram ou preferem fotografia de verdade?
Fotografia é fotografia seja com uma câmera, celular ou sei lá o que... Instagram é um aplicativo muito bacana dentro de uma câmera muito boa que é o iPhone. Não deixa de ser fotografia de verdade, mas tem que filtrar muita coisa. 
09. Vocês fizeram algumas vezes a SEXY. Fazer Playboy é muito diferente? Rola uma pressão maior?
O peso de uma capa de Playboy é bem maior, a ansiedade foi maior que a pressão.
10. O que a gente pode esperar do ensaio da Mari Paraíba? Conta um pouquinho da produção...
Fizemos em uma pousada no meio do mato no interior de São Paulo, é um ensaio com um contato entre corpo e natureza sem muita interferência de produção. 
Bacana o papo com os meninos, né? Nem precisamos dizer que adoramos conversar com eles e que são de uma simpatia só! E, claro, assim que tivermos a Playboy deste mês em mãos, vamos comentar tudo por aqui.

2 comentários:

iuri.cereja disse...

Que bacana!
Por mais entrevistas como esta.

:D

Thalyta disse...

Adorei o post! Parabéns!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^