quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional


30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. A data é comemorada pois, em 1869, neste dia, Angelo Agostini publicou "Nhô Quim ou Impresões de Uma Viagem à Corte", considerada a primeira HQ brasileira.
Apesar de falarmos pouco de quadrinhos aqui no dasBancas (aguardem novidades), há que se ter consciência da importância dessa linguagem para o mercado editorial. Praticamente todas as grandes publicações, hoje, tem algum conteúdo em quadrinhos. Fora isso, vale lembrar que  boa parte das bancas são ocupadas por quadrinhos. Mônica e Mickey reinam absolutos nas bancas de todo o país. A estabilidade destas publicações garante, inclusive, renda para que as editoras possam investir em projetos mais ousados e com menor vendagem - ainda bem!
Fora os jornais, com as eternas sessões de tirinhas - de onde saíram grandes nomes da nossa indústria (inclusive o Rei dela, Mauricio de Sousa). 
Mas os quadrinhos nacionais, hoje, estão muito mais na internet e nas livrarias do que propriamente nas bancas. E isso, veja bem, não é ruim não. É apenas uma das maneiras que o mercado encontrou de sobreviver. E de viver.
Nunca houve momento mais especial para os quadrinhos nacionais como agora. Mas como sou fanboy declarado, vou me ater a 3 dos meus autores atuais favoritos.

Vitor Cafaggi, sua versão infantil do Homem Aranha, Punny Parker, e seu cachorro apaixonado, Valente, estão no atual topo das coisas que mais emocionaram. "Valente Para Todas", último lançamento do mineiro, fala sobre relacionamentos e das dores e delícias de amar. 


Li recentemente "Daytripper", dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá e, meu Deus, que surpresa. O livro é de uma delicadeza ainda maior do que os gêmeos paulistas estão acostumados a fazer. Vale a leitura, num dia chuvoso e reflexivo. A vida, as mortes e nossos amores. (Tecnicamente não é nacional, porque foi lançado primeiro lá fora e depois aqui, mas né?)

E pra deixar o dia mais leve, as tiras engraçadolhas e sem noção do Ryot são uma boa pedida. Ricardo Tokumoto fez sucesso com fanzines, migrou para as páginas de jornal, lançou livro através de crowdfunding e é, hoje, um dos mais bacanas produzindo hqs por aqui. (E ele tem esse "manual" sobre como fazer tiras relativamente engraçadas quase todos os dias, que é apenas genial).

E você, qual o seu quadrinho nacional preferido?

3 comentários:

Mauricio disse...

Aconselho vc a dar uma espiada no "Astronauta - Magnetar" do Danilo Beyruth, uma hq do personagen Astronauta do Mauricio de Souza, com história e desenhos do Danilo e em outro trabalhos como "Bando de Dois" e "Necronauta"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Danilo_Beyruth

@laranjudo disse...

Opa Mauricio, eu já li o Astronauta sim. Acho um dos melhores quadrinhos que foram lançados por aqui no ano passado - quiçá da história das HQs nacionais.

Acho a iniciativa do Graphic MSP incrível, ainda vai rolar post sobre isso aqui no dB!

Ticha disse...

Eu gostava muito das histórias do Louco, mas não leio Maurício de Sousa há milênios.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^