segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma Vogue Brasil gringa

Como vocês já devem ter ouvido falar, a Vogue Brasil de fevereiro de 2013 é mais do que especial. Para substituir a balck issue nas bancas, a equipe da Vogue trouxe para o Brasil, em novembro de 2012, a top editora da Vogue Japan Anna Della Russo e o fotógrafo o super fotógrafo Giampaolo Sgura para fazerem uma edição inteira na Bahia. 
Antes de vermos o resultado disso, vale dar uma olhadinha em alguns registros pré-publicação.

A Vogue Brasil ofereceu um jantar especial para a dupla Sgura e Russo. Na foto eles estão com Daniela Falcão, editora da revista.
Em seu site, a editora Anna della Russo postou várias fotos dos bastidores, paisagens coloridas de Salvador, arte barroca... (sim, a moldura dourada nas fotos é do site da editora, um horror!)
Vamos ao resultado? Para começar a conversa, o que seria um especial com 2 capas – segundo o release divulgado pela revista em novembro – acabou ganhando 4! estrelando cada uma delas temos: Magdalena Frackowiak, Bette Franke, Izabel Goulart e Mirte Maas – as capas estão na ordem, logo abaixo.
Gostar de verdade, eu não gosto de nenhuma das capas. Acho a imagem construída extremamente internacionalizada, sem qualquer conexão com a brasilidade sugerida pela chamada principal. Assim, não sei se minha leitura do cenário baiano tá muito errada, mas acho pele, couro metalizado e mangas 3/4 o exato oposto do que a baiana tem. Desta forma, acredito que a capa estrelada por Izabel Goulart seja a única com alguma coerência estética, apesar de não achar a coisa mais linda do mundo.
Mas o que me surpreende de verdade é que apesar da capa bem ruim, o editorial de Mirte Maas é uma coisa maravilhosa. As cores trabalhadas pela dupla Russo e Sgura estão super adequadas, alinhadas com o tropicalismo baiano, mas sem deixar de ser contemporânea, sem ranço regionalista que acaba derrubando as coisas.  
Sério, com tanta coisa linda publicada, não entendo o porquê daquela capa tão ruim. Vai entender essa Vogue Brasil.

6 comentários:

Felipe Monteiro disse...

Foi triste, ficou mais para
uma mulher espanhola, que uma
Boa Brasileira!!

Sem contar a reverência quase
que exclusiva as marcas europeias
no momento em que o Brasil precisa se consolidar, ter apoio e visão
do Brasileiro para nossa industria.

Um incentivo torna-se maior ao consumo das grifes internacionais barrando as nacionais, como se não bastasse a covardia esmagadora da entrada de produtos chineses.

A Vogue é tão Uó, que prefiro comprar
livros e pesquisar na internet.

Patrick Cassimiro disse...

Tipo aquele ensaio de ANTM quando a Tyra fez a viagem internacional pro Brasil. Mas dessa vez prestando mais rs

Anônimo disse...

Realmente, tem fotos LINDAS no ensaio que renderiam ótimas capas. Mas não deixo de pensar que essas capas são reflexo da leitora da Vogue.

naná disse...

a ultima foto é péssima. parecem duas mucamas e a sua senhora.

Eufrasio Vieira disse...

Recebi a capa com a Izabel, mas gostaria de ter recebido, foi a da Magdalena a menos feia na minha opinião. O recheio também é horrível, a Bette Franke está com os olhos esbugalhados em todas as fotos assim como na capa. O único ensaio que salva e que poderia ter rendido uma capa é o da Ana Claudia Michels e Romulo Arantes Neto, de extremo bom gosto, também fotografado pelo Sgura. E como disse a Nadja acima, as modelos Susane e Suzana mais parecem mucamas na leitura do ensaio, sempre em segundo plano nas fotos.

Felipe Monteiro disse...

Acredito que dá para criar uma imagem de moda a lá brasileira
com peças internacionais.

A imagem distorcida de Brasil
pela ADR é fato!!!

Mesmo leitoras vogue que consomem
produto do exterior no exterior,
se a proposta sugere um espirito
brasileiro, então que fosse feito
verdadeiramente, como em outras
edições onde mil tentativas
rendem uma edição que corresponda
o que se quer vender na capa.

Ainda sim, mantenho a bandeira
de que a valorização do produto
nacional venha em 1o, 2o e
3olugar, o tempo da imitação e
do folclorismo já foi superado
por grandes criadores nacionais.

Abraços!!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^