sábado, 27 de setembro de 2008

Renovar é preciso

A UM mudou. E mudou pra melhor. Não foi apenas uma mudança estética, um tapinha no visual. O conceito também entrou na roda para deixar a UM “inovadora, inteligente e interativa”, conforme propõe o novo slogan. Para isso, os caras fizeram uma “convergência entre o mundo digital e o do papel”, ou seja, beberam na fonte da internet, se inspiraram no iPhone e no iPod do Steve Jobs e trouxeram para a revista ferramentas como o hiperlink e o hipertexto. No lugar de simples e-mails dos leitores, trechos de um bate-papo entre leitor e redação. Há também o blog da redação, com direito até a scraps. Coisa de geek? Que nada! Coisa fina. Além de inteligente, a revista ficou muito elegante. Tá certo que pra vender o peixe é feita uma propaganda danada (seis revistas em uma e mais meia dúzia de blábláblás), mas, resumindo em miúdos, a revista está muito mais bonita, fácil de ler e cheia de comentários adicionais (os tais hiperlink e hipertexto).
.O box da 2ª página ampliado
.
No ensaio de capa, um pequeno box revela detalhes sobre o ensaio, como a luz que foi usada pelo fotógrafo. Num outro box (não mostrado na imagem acima) são dados detalhes sobre os móveis que compuseram o cenário. Bacana, né?
.
Essa daqui à esquerda é a calcinha da Sabrina Cabral
.
No ensaio da Sabrina Cabral, bailarina do Domingão do Faustão (nem é a minha favorita), um ícone indica que há mais opções de lingerie no final da revista. Detalhe: não fizeram uma entrevista nem rabiscaram umas palavras sobre a coitada.
.Com Sienna Miller é mole ficar interessante
.
.Mais páginas interessantes: a da abertura do “Preview”, seção tipo o “Preliminares” da VIP, o “Happy Hour” da Playboy... e a de abertura do editorial de moda.
.Matéria séria na UM tem
.
Matéria sobre a fome: grid funcional e páginas esteticamente atraentes. Tudo num preto e branco muito bem utilizado.
.
A capa continua com muitas chamadas, porém com uma diagramação mais sofisticada, e o nome da estrela de capa sem nenhum destaque, duas características da antiga UM que não me agravada e continuam não me agradando. O logotipo agora é posicionado à direita, algo bastante incomum já que nas bancas a marca perde frente junto às concorrentes.
.
Muito texto, nome da modelo sem destaque e logo à direita
.Onde está a UM?
.
Cinthia Moura, a garota da capa, não é famosa. Até aí nenhum problema. Mas não entendo o conceito de “top internacional” da UM. Jogando no Google, não achei nada muito digno de uma top model tão requisitada no exterior. Como sou legal com a rapaziada que lê o DasBancas, separei o que achei mais relevante para apresentá-la: um ensaio para o "Preliminares" da VIP (o ensaio da UM “não foi o primeiro para o Brasil” conforme anunciado) e outro para o site da Maxim. Ambos infinitamente mais sensuais que o da UM.
.Leitores, Cinthia Moura. Cinthia Moura, leitores.
.
+ fotos da Cinthia no novo site da UM
.
Com toda essa renovação, se a palavra elegante começasse com i, a equipe da UM teria o meu aval para acrescentá-la ao “inovadora, inteligente e interativa” do slogan.

6 comentários:

greg disse...

Não gostei da capa, nem da escolha da modelo. Foi boom ficar sabendo das mudanças positivas, mas ainda acho que eles não conseguiram fugir da repetição.

Thiago disse...

acho o projeto da capa nojento.

A marca é sem personalidade, a quantidade de chamadas é dispensável. O slogan é brega.... Não sei, a UM não me convence.

Quando foi lançada, achava fodão ter aplicação de 5ª cor no miolo e capa. Hoje a revista não tem nada que me agrade, graficamente falando.

Quanto ao conteúdo, as poucas vezes que li UM, eu achei bem ruim...

Thiago disse...

ah, e essa mudança da posição da marca é das coisas mais estúpidas que já vi.

simplesmente não tem lógica.

Cuca disse...

existe outra revista com o logo do lado direito? eu acho que é a segunda mudança deles...eles estão tentando...

Leandro disse...

Cuca, das grandes publicações, que eu saiba nenhuma. O logo da Trip não é fixo, em cada edição ele aparece em algum canto, mas a Trip é a Trip. No início, a Vizoo tinha o logo do lado direito.

Thiago disse...

a Veja tem a marca na direita. mas ela ocupa um lugar diferente na banca, então não tem o mesmo problema da UM.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^