sábado, 25 de abril de 2009

A hora e a vez deles

As revistas masculinas têm dedicado mais espaço para a moda a cada edição. Isso é reflexo do aumento do interesse dos caras por atualizar o visual e, claro, pelo grande volume de anunciantes vindos de tal segmento.

No Brasil, cada uma a seu jeito e com suas prioridades, busca acertar o perfil do seu leitor em seus ensaios de moda. A Trip aposta no visual tilelê cool surfista, a Sexy traz moda acessível, a Maxim prática e a UM tenta ser madura. Homem Vogue tem mérito de ser a mais aprofundada no assunto, mas não teria como ser diferente fazendo parte dessa família. Já VIP e PLAYBOY são as únicas do segmento que eu acompanho de perto há algum tempo, por isso, serão responsáveis por exemplificar esse post.

Quem cuida da moda da VIP é a competente Marília Campos Mello, que possui grande poder de edição tanto para imagens quanto para textos e assuntos. Na VIP sempre vemos uma moda atual e jovem, sem medo de julgamentos. Aposto meu braço bom que a sessão Estilo possui grande importância no volume de vendas da revista. Tanto que já são tradicionais as edições especias de lançamento de estação inverno ou verão (maio e outubro, respectivamente) com grande quantidade de páginas dedicadas ao assunto. A desse mês, por exemplo, tem 27 de Especial Moda. Em abril, o leitor se deparou com um pacote completo sobre Smoking, um editorial estiloso que acompanhava dicas de bicicletas diferentes, outro com comentários e fotos das Vjs gatas do Fashion TV e ainda várias notícias novas do meio da moda.

Todo meio jeans colado

O responsável pelo Estilo da PLAYBOY é o Ricardo Oliveros, que também faz um bom trabalho, mesmo com restrições de espaço e conteúdo. Tudo isso é culpa do público alvo da revista, que pede ensaios mais simples, curtos e tradicionais. Tudo bem, é complementar aos diferentes perfis de moda das outras masculinas. Na PBY, quase sempre temos meninas lindas, pouco vestidas e encarando o leitor ao lado do modelo que é proibido de olhar para a lenta, como relata o próprio chefe de estilo da publicação neste vídeo:



Em abril, tivemos um editorial sobre mistura de estampas para ternos em poucas páginas e dicas de produtos para tratar a pele pós-verão.

Se olhar pra mim toma na cara!

Ainda não alcançamos patamares de publicações como as Esquire ou GQ, mas a presença da moda para homens só aumenta em espaço e qualidade editorial a cada mês.

Como curiosidade, vejam essas fotos de um ensaio para uma edição recente da New York Times com looks modernos e também incluindo bicicletas como na VIP deste mês. De olho no que é tendência em mais de um aspecto.

Te sigo no Twitter

7 comentários:

Leandro | @Leandro_S disse...

Gostei do post. "Aposto meu braço bom" foi ótemo.

"Ela nunca aparece totalmente nua", Ricardo? Nossa, tivemos umas 3 edições seguidas com mulheres nuas. A mulher-objeto dos editorias de moda da PBY está sempre lá prq os leitores da PBY tem medinho de ver um editorial de moda só com homens. Mesmo que eles estejam vestidos dos pés à cabeça. Aliás, que PA-LHA-ÇA-DA o modelo não poder olha pra câmera. Quanta insegurança, hein, leitores de PBY...

VIP na moda dá de 10 na Playboy. Marília Campos Mello tem a manha. Fato.

Thalyta disse...

O Lê falou tudo que eu vim falar tbm. Exceto pelo braço.rs

Beijosapostaoesquerdo!

PedroMathias disse...

. moda é fator determinante pra eu comprar a VIP. fato!

e eu não sabia dessa da PBY não deixar o modelo olhar pra câmera... achei bizzaro e muita insegurança tb!

Thiago Muniz. disse...

Só eu acho a Fashion TV a coisa mais surreal do planeta?! Sério, nunca vi tanto programa fútil enfileirado. Apresentadoras sem o menor carisma. E claro, existem coisas que fogem à regra e são muito boas. Mas é foda a quantidade de propaganda e falta de anunciantes. Toda hora a mesma chamada do mesmo programa...


Mas voltando ao tema do post, o primeiro look da VIP q o greg postou poderia vir direto para meu guarda-roupas. A bicicleta tb, achei linda!

no mais, moda masculina é sempre um campo complicado para caminhar. Se passa do ponto o público costuma repudiar.

Lena Dib disse...

Pode ser coisa de inseguro, mas homem é inseguro e ponto. Achei genial a saída do editor. Homem encarando homem ficaria bicha mesmo - uma coisa mais G.
Fora q o modelo chamaria mais atenção q a roupa.
Olha só como no NYT os modelos tb nao encaram.

Anônimo disse...

a VIP arrasa mesmo nessa parte. tenho aqui comigo o esepcial que eles fizeram,o guia de estilo VIP. Apesar de ser um pouco caretinha pros meus padrões é muito bonito e bem feito. Enfim, meu blog não tem nada de interessante, e, de novo, não precisa se desculpar por nada daquele dia. Não teve nenhuma babaquice.

Unknown disse...

esse editorial do NYT é singelo e lindo. acho que moda masculina, salvo raras exceções, tem de ser assim. o risco de errar é grande.
e esse resultado ficou um primor.
agora, sou só eu ou o modelo tem dois quês de dado dolabella? aff.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^