segunda-feira, 16 de maio de 2011

Afrodisíaco, mas nem tanto…

Jaque é a primeira ex-BBB negra a posar para a Playboy. A notícia de uma negra na revista, a contratação de Bob Wolfenson para as fotos e a capa deixaram a grande maioria dos leitores muito animados. A boa notícia é que capa é ainda mais bonita em mãos e a estrela da edição brilha e ganha quase um 3D com a luz e a pele tão em evidência.

IMG_1638até que enfim atenderam nossos pedidos!

Nas páginas, parece que Jaque está ali na sua frente e é possível observar cada detalhe de seu corpo, cada poro, cada marca, cada dobra. Luz impecável, sofisticada e a moça – funkeira e passista – segurou a classe do ensaio. Sem nenhuma roupa, é ela em preto, branco e tons lindos, além de poucos acessórios para apoiá-la (literalmente, em grande parte).

IMG_1646IMG_1645

ele’ é o destaque do ensaio

A cenografia é confusa e pobre. Um caixote com um parafuso horroroso, um sofá do “Pão de Açúcar” brega e com costura pespontada, um tapete de “Copacabana” tosco, uma caminha capitonê de vinil e uma maçã branca – oi? Todos sem relação entre si. Ainda bem que o manequim vestido com espelho que aparece no making of ficou de fora! Outra coisa que podia ter ficado de fora, já que ficou perdida do conjunto, é a última foto, em que Jaque tem os seios pintados por uma mulher.

IMG_1644 alô, alô, Rio de Janeiro, aquele abraço!

Visualmente, as fotos são lindas. A textura, a luz e Jaque são lindas. Mas, em alguns momentos, faltou contraste. E faltou isso justamente nas fotos de nudez frontal, o que acabou comprometendo a sexualidade das imagens. Em um ensaio de 22 páginas – incluindo pôster –, apenas três fotos mostrando o que Playboy deveria mostrar é pouco. E olha que tem duas dessas fotos que não dá pra ver quase nada...

IMG_1642 quase nada mesmo!

Afinal, o leitor de Playboy quer ver fotos bonitas ou nudez feminina? Por que eu, sinceramente, acho que, apesar da revista não ser feita só de ensaios e mulheres, elas ainda são a grande motivação pros caras desembolsarem R$ 12. No editorial deste mês, Aran escreveu: “O que diferencia uma publicação é a postura, o ‘corte’, a abordagem, os valores e as idéias que exprime – ainda mais hoje em dia, no meio de toda essa cacofonia digital”. Justificativa para esse assunto? Talvez.

Mas, pelo que a gente tem visto, está faltando fazer a testosterona pulsar. E não é só na Playboy. As revistas masculinas estão se tornando “eunucas” , numa leva “pra gay ver” e castrando seus leitores, conseqüentemente. Óbvio que a gente continua querendo sofisticação, classe e belas imagens, mas também quer uma mulher por inteiro em cada página e isso depende muito mais da equipe da revista do que de suas musas.

Meu pai pegou a Plaboy deste mês, folheou, virou página por página e disse: “Fraquinha...”. E, obviamente, ele não se referia às curvas ou à beleza da ex-BBB. Ele reclamava do lugar comum e da falta de ousadia, e pedia pela volta das revistas masculinas que realmente eram feitas para homem ver.

Enfim. Mudando de assunto, discutindo com o Thiago sobre essa edição, ele imediatamente lembrou de Sônia Braga, na Playboy de julho de 1986, no ensaio “Preto e Corpo”, coincidentemente feito por Bob Wolfenson. A proposta é quase a mesma, mas ganha no tal contraste e na ousadia – e olha que não tem nada escancarado ou vulgar.

Sonia Braga1

Sonia Braga2

Sonia Braga3 bons tempos que poderiam voltar

39 comentários:

o Humberto disse...

Eu não entendo essa xoxotafobia da Playboy. :S

Unknown disse...

Ok, críticas anotadas. Talvez devamos mostar um pouco mais - ênfase no "talvez" e no "pouco". Para bem ou para o mal, o mundo mudou, ficou mais politicamente correto e a nudez deixou de ser percebida como contestatória. Vou abrir um blog lá no site da PLAYBOY pra aprofundar a discussão. Mas os senhores compareçam, por favor. abraços.

Marcus Martins disse...

Pelas fotos aqui vistas, o ensaio ficou muito bonito. Ficou bacana essa abordagem "preto e branco".
Mas pelo jeito faltou o nu. O mesmo aconteceu na Playboy Especial da Ariadna, folhiei toda a revista e em nenhum momento vi a "perseguida".
Pontos pela lindeza do ensaio, adorei a maçã branca nas mãos da negra Jaque. Perdeu pontos por falta de nudez frontal. Não quero somente uma VIP, ou um Paparazzo em páginas, quero uma Playboy!

Leandro | @Leandro_S disse...

Aran, qdo o assunto é Playboy a gente sempre comparece. Só abrir que a gente tá lá.

E eu que nem percebi que era uma maça branca? Achei que era uma bola de sinuca. (rs)

Pedro Mathias disse...

. até ontem a noite, eu achava que era uma vela...

Junior disse...

Já gastei muita energia reclamando das sombras que escondem tudo e que a playboy insiste em colocar. Tô digitando p corrigir um dado: (A edição da Sônia Braga é de julho de 86 e não de outubro).

PArabens pelo post e pelo maravilhoso blog.

Junior

thiago disse...

E o Aran continua convicto na idéia de acabar com a Playboy...

We Love Terry disse...

É, a coisa tá preta.

Pedro Mathias disse...

. oi, Junior, obrigado pelo toque

dado truncado na internet é foda.
=)

Unknown disse...

pois é Aran esta com tudo e ta prosa! Opa não estou puxando saco dele, mais de ênfase no comentário dele neste post! O talvez, e pouco que ele fez questão de ressaltar quer dizer que: Não iremos fazer o menor esforço para mudar, e se caso aconteça será um pequeno deslise, mais não fiquem animados, uma edição ou outra, isso se acontecer! Traduzindo foi isso que ele quiz dizer, afinal se não tivesse uma pitada de arrogância e sinismo não seria EDSON ARAN.. mais sim, espero que o que tenha dito pra minha felicidade não seja realmente isso que entendi, e que venham mudanças satisfatórias nas próximas edições!

Unknown disse...

Obrigado pela tradução, Fabio. Não foi exatamente o que eu disse, mas tradução é assim mesmo: sempre distorce o sentido original. Não é "sinismo" não, é apenas linha editorial, definida não apenas por mim, mas também pela editora.

thiago disse...

Nossa, o star Aran está tão "presente" esse mês.
Será que ta com medinho de sua batata assar?
Assim espero..

o Humberto disse...

Eu também tava sem entender a "bola de sinuca", Leandro.

Kelvelyn disse...

O que queremos ver na Playboy todos os meses são: ensaios bonitos,mulheres bonitas e nudez de verdade é tão dificil entender...

Dando uma olhada em ensaios lindos como o da Rita Guedes e ver fotos tão conservadoras como as da Jaque, só mesmo o saudosismo que faz continuar colecionando a revista.

Romualdo Santos disse...

Pensei tbem que fosse uma bola de sinuca, tbem pensei que a Jaque estivesse nua, tbem pensei...
E essa tal linha editorial foi criada pelo ARAN? Pque não ea assim não.

Unknown disse...

thiago, minha batata está assando faz seis anos. Já deve ter queimado.

Júlio Barbosa disse...

Olha, torço e gosto muito da linha que o Aran trouxe para PBY, não na escuridão, claro, mas se não tiver um pouco de sagacidade nada sobrevive, porém, quero muito que as próximas edições - diga-se de passagem que estão prometendo, acabem de vez com este estigma que impregnou parte dos seguidores amantes da revista.

thiago disse...

Aran, vai lá colocar as sombras nas fotos da Adriana, vai... num perde seu tempo aqui não...
A não ser que esteja com medo de que aconteça algo lá na sua "cadeira", né? Ai ai...

Joaquim disse...

A Jaque foi muito mal aproveita nada na revista, realmente deveriam ter mostrado mais o que todo mundo quer ver. Aran cara, vcs estão com a faca e o queijo na mão nessa edição de Junho da Maria, primeira vencedora do BBB a posar para a revista e pelo amor de Deus, Maria já mostrou tudo de todo jeito, se vcs esconderem é pq só pode ter alguma coisa errada.

UM ALÔ PRO RIQUE LÁ DA COMU PLAYBOY. ME ACEITA DE VOLTA PÔ.

Leandro | @Leandro_S disse...

Tbm não gostei do ensaio da Jaque por n motivos, mas isso não quer dizer que eu não goste da gestão do Aran. Acho a Playboy do Aran, de um modo geral (entrevistas, moda - sensacional e desse mês -, matérias...), bem bacana e ele, além de autêntico, é um dos pouquíssimos diretores de redação que dá alguma atenção aos leitores. Nunca deixei de ser respondido ao enviar um e-mail para ele. Ressaltando que falo isso como leitor de PBY e não como dasBancas (que não deixa de ser a mesma coisa). Acho que falta um pouco de empatia por parte de alguns leitores. Aran faz o trabalho dele e com certeza muitos teriam de fazer da mesma forma. Vamos continuar criticando sempre que necessário, mas, como de costume, com pelo menos um dos pés no chão. Falta nudez? Falta. Dá pra mudar? Dá. Tem muita ex-BBB na PBY? Tem. Dá pra mudar?

jean disse...

Aran não sei se vc se lembra mas a Revista Playboy é uma revista de nudez feminina, e nos deve ser mostrado tudo, mas TUDO mesmo Peito, bunda e a vagina. 65% do ensaio deveria conter fotos da vagina das modelos coisa que nas outras gestões sempre teve,é claro pq eles sabiam o que nós queremos ver quando compramos uma revista desse seguimento, só na sua gestão que não está tendo. E nem vem com essa história porca que vc nos dá sempre dizem que o tempo mudou, até nas revistas de moda tem vagina pq em uma simples Playboy não tem?
Abre o olho rapaz que logo mais os Civita's te botam no olho da rua.

Júlio Barbosa disse...

falou tudo Leandro.

Cohen disse...

Eu gosto da gestão do Aran, se não fosse ele talvez eu não teria Fernanda Young na minha coleção e sou grato por isso.
Mas acho que a Playboy esta muito acomodada esse ano, a divulgação esta fraca, nem tem mais coletiva.
E os ensaios estão muito pudicos mesmo(salve Andressa), até pq é possivel ousar sem ser vulgar.
Mel Lisboa, Andressa, Rita Guedes, Fernanda Young foram ousadas sem um pingo de vulgaridade.

Fábio disse...

O problema não são os números das ex-BBBs que por sinal são muito gatas e ainda espero pela deusa Talula. O grande problema é a falta de ensaios como o primeiro da Flávia Alessandra, que mostrou a mulher verdadeiramente nua sem ficar vulgar e sem usar sombras para cobrir a vagina.

Fernando Vasconcelos disse...

ok, Aran, até concordo com essa visão de encaretamento do mundo. Está na PLAYBOY USA também, mesmo assim, como depilação total lá é comum, ainda vejo umas vaginas de vez em quando, acho até mais ousado que aqui. Pra quem quer ver vagina, recomendo a PENTHOUSE. O problema é que os ensaios andam frios, tediosos, não tem uma foto sequer como, só por exemplo, a que encerra o ensaio de Rita Guedes, super erótica e até discreta. Resumindo, falta erotismo, não nudez. E acho um saco esse tratamento de deusa pra um monte de maria ninguém que ninguém lembra um mês depois. Pow! A nudez de Cleo Pires, sem mostrar vagina, foi muito mais direta e clara que essa Jaque Who? Vai mal, vai mal.

Thiago Muniz disse...

Sempre me pergunto se todo mundo sabe o que é uma vagina. SEMPRE.

pq assim, acho que já vi todas as Playboys publicadas no Brasil e NUNCA vi uma vagina exposta. Mesmo pq, acho que seria super estranho, né?

mas ok, concordo que falta nudez frontal. Mas acho que o problema maior da playboy nem é esse. é a falta de testosterona mesmo. Sabe, aquela foto matadora que deixa o leitor louco? Pois eh, há muito não tem...

Samantha disse...

E a capa do Neymar na ALFA, gente?

Unknown disse...

Ok, o tédio dos ensaios a gente vai tentar combater nos próximos. O resto... bem, o resto é mais complicado. Por exemplo: tem muita BBB? Mas é claro que tem muita BBB! Mas vejam as vendas dos últimos 5 anos. As melhores vendas foram de BBBs. Antes eram dançarinas de axé e assistentes de palco, hoje são BBBs. O mundo muda, a televisão muda e hoje o leitor quer ver as BBBs. Eu seria um editor maluco se não oferecesse isso ao leitor...

André Porto disse...

Leandro, gostei do deu comentário. Sensato. Dá pra discutir sem precisar pedir cabeça de alguém. Não é por aí. Que venham as próximas edições para se ter mudanças.

Unknown disse...

De nada Shr Edson Aran, afinal sou assinante da revista, leitor a mtos anos, e fã também. Pois bem tradução correta ressaltando a possibilidade de palavras serem distorcidas. Fiquei mais tranquilo com seu ultimo comentário referente a mudanças. Não falo por todos, pois vc como diretor sabe que sempre tem alguns q reclamam por colocar ex-bbbs na capa, este não é o meu caso. Espero anciosamente que o que vc disse em relação aos ensaios, que irá mudar nos próximos meses seja verdade, apenas isso q eu espero desta maravilhosa revista... o resto??? AHHH a linda editorial esta boa, como leitor, nao somente apreciador das mulhers, tenho que aplaudir, pois algumas matérias estão bem interessantes!

Vitor disse...

Edson, que tal uma capa com a atriz Thaís Fersoza em setembro ou outubro? A garota está sensacional e há tempos nos deve uma capa. A hora é essa.

Poio disse...

Achei a iluminação do ensaio pretensiosa. O resultado, para uma revista que deve mostrar a nudez feminina, é quase amadorístico.
Uma negra com a pele brilhante no escuro não funciona, força a vista do espectador.
Se fossem fotos publicitárias várias seriam rejeitadas pelo cliente.
As fotos da PBY atual estão sem sal, sem rumo, sem ousadia, precisam melhorar 1000% em nitidez, ousadia e naturalidade, chega de truques digitais e autocensura.

o Humberto disse...

Pessoal do dB, vamo fazer um post novo aí, né? Já deu esse papo todo de vagina escondida, o Aran já prometeu mudar alguma coisa, agora vamos comentar outras revistas. Please?

cuca disse...

A revista esta "engessada" não surpreende! antes de chegar as bancas ja sabemos que teremos sombras, fotos frias, e o logotipo da revista nas mesmas cores (branco, preto ou vermelho) isso é padronização?! prefiro a playboy de antigamente, sem padrões e com muitas surpresas.

cuca disse...

Ah foda-se de quem é a culpa! importante é mudar, voltar a surpreender... QUEREMOS BUCETA, QUEREMOS LUZES, QUEREMOS CORES, QUEREMOS A PLAYBOY DE ANTIGAMENTE, so isso é simples!

Hemerson disse...

Apesar dos pesares...Também sou grato ao Aran por algumas capas que ele conseguiu pra gente. Talvez alguns tinham como sonho, mas acho que niguém nunca achou que fosse se concretizar Uma Cléo, e uma Letícia no mesmo ano. Abrigado por isso.
Aran, não diga que vai tentar tirar os tédios dos ensaios. Faça acontecer! Merecemos isso. Saimos de nossas casas para ir numa banca desembolsar R$12,00 pra ver sombras, mude isso.
Parabéns tbm, por ta vindo aqui nos ouvir.

Leandro | @Leandro_S disse...

Humberto, tô de greve e só volto a postar qdo vc me enviar aquelas capinhas q me prometeu. ;-)

o Humberto disse...

Hahaha, tá certo Leandro, tá certo. Tô pior que político, mas essas capas tão a caminho. :P

Gui Oli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^