quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pin-up style

Quando se fala em pin-up, a primeira imagem que me vem à cabeça é a de Marilyn Monroe nua sobre um lençol de cetim vermelho (foto publicada no primeiro número da revista Playboy, em dezembro de 1953, do qual a estrela foi capa) ou a clássica cena do vestido branco bailando ao vento. Marilyn era linda, sorridente, nada vulgar (para os padrões de hoje, claro) e sexy, muito sexy.
.
Marilyn Monroe: pin-up até na hora do parabéns pra você
.
As pin-ups representavam o ideal de beleza feminina: muitas curvas e traços delicados envoltos por um erotismo sutil. Uma pin-up de verdade não ficava de quatro, olhando pra trás e fazendo cara de “Ei, Garanhão, a entrada é por aqui, ó!”. No lugar da cara “Fuck me now!” estava a “Ops! Minha calcinha escorregou”, como nas ilustrações de Art Frahm que, com certeza, tinha uma tara por calcinhas fugitivas. Um misto de malícia e inocência que tornava realmente irresistível catar uma delas e pendurar na parede, no armário...
.
Fazedores de pin-ups: Gil Elvgren (topo esquerdo), Art Frahm e Alberto Vargas (embaixo)
.
E já que é pra falar de pin-ups, não podemos deixar de citar a mais notória delas: Bettie Page. Modelo dos anos 50, considerada a rainha desse segmento (risos), que encarava a câmera fotográfica com uma naturalidade impressionante e tinha sua franja como marca registrada. A vida de Page foi contada no filme “The Notorious Bettie Page – The Pin-up sensation that shocked the nation” lançado em 2005. Estar à frente do seu tempo também fazia parte do currículo das moças. E o que seria de nós rapazes sem essas desbravadoras?
..

Editorial fotografado por Ellen Von Unwerth inspirado em...
. Bettie Page: A Gisele Bündchen das Pin-ups

Outra característica freqüente da estética pin-up são as poses exageradas, bem “poser” mesmo. A foto da perninha levantada é clássica; mãozinhas atrás da cabeça idem; dedinho na boca então, nem se fala.

Esquire: Pin-ups we love

O tempo passou, os padrões de beleza mudaram, mas as pin-ups seguem sexy e exercendo fascínio em homens e mulheres. O pin-up style continua em voga até hoje em ensaios sensuais, editoriais de moda e campanhas publicitárias.

Marisa Orth encarna várias Pin-ups em sua elogiada PBY
.
A nossa Alice Braga na Vanity Fair

Camila “Bebel” Pitanga para a campanha da Melissa

Pra fechar o pacote, Dita Von Teese: Pin-up contemporânea

Irresistíveis!

4 comentários:

Anônimo disse...

a posição correta da foto da marily, é na vertical.

ficadica!

Anônimo disse...

Pardon....

é MARILYN.

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo.
A melhor delas é a Dita Von Teese, profissional-pin-up.

Senti falta da Vogue Homem da Fernanda Tavares.

Leandro | @Leandro_S disse...

É, aquela capa com a Tavares cairia bem, mas achei que o post já táva longo de mais.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^