domingo, 12 de julho de 2009

Zoológico visual?

A capa assim não é ruim, mas de perto tem 3 defeitos:
luz estourada, a tela da rede some no fundo branco e verniz vagabundo

Esse é um daqueles posts chatos que ninguém lê, muito menos comenta, mas preciso fazê-lo. É por uma boa causa. Por uma Vizoo menos mambembe e mais experimental. Apesar de simpática e esforçada, já passou da hora de rolar uma reformulação geral na revista. A Vizoo está muito feia, quadrada e desinteressante. O que para uma revista bimestral, com mais tempo de ser pensada, é ainda mais grave. O “zoológico visual” embutido no nome não existe mais na prática há tempos e ninguém lembrou de avisar isso ao Pedro Garrido. Então, cá estou.

Tenho uma sugestão para o problema visual: aproveitar a mão de obra barata e qualificada dos cursos de design existentes. Certeza absoluta que ESDI, PUC, UniverCidade, Estácio, ESPM e qualquer outra instituição de ensino aceitaria colaborar com o projeto de renovação da Vizoo. E seria simples. A cada edição, parte da revista ficaria sob a responsabilidade de um grupo de alunos (e professores, claro) de uma dessas instituições. Todos juntos e misturados para fazer algo novo, sem caretices e convencionalismos. O resultado seria bom tanto para a revista quanto para esses futuros profissionais. Daria sangue novo, agregaria valor à marca e aproximaria a revista de um público que, acho, já não a acompanha tão de perto.

A Vizoo precisa ter tanta cara de revista assim?
Tudo muito normal. E feio!

Taí outro problema: o público. Não consigo mais visualizar quem são os compradores da Vizoo. A revista tem páginas de surf (Trip?), mas duvido que os surfistas a comprem. Tem editorial de moda, o dessa edição é exclusivamente feminino (?), mas não creio que os/as fashionistas a comprem. Tem ensaios sensuais para o publico masculino, mas é tudo tão soft que duvido que os homens a comprem, bem, pelo menos por causa dos ensaios. Complicado. Espero que quem faça a Vizoo tenha traçado em sua mente de forma clara esse público. Ser tão abrangente é válido até que ponto? Será que vale a pena fechar um pouco mais o foco? Independente da resposta, uma melhor estruturação é necessária. E a comunicação com esse público? Cadê Twitter, blog, site e Orkut atualizados? E os e-mails não são respondidos por quê? E a divulgação da revista na imprensa?

Editorial de moda de gosto muito, muito duvidoso. E feio!

Outra questão que preciso levantar: a revista afirma não ser bairrista, mas do inicio ao fim (literalmente) praticamente todos os personagens da edição são cariocas ou moram no RJ. Do editorial da primeira página com o Garrido falando sobre o recém-quase-prefeito do RJ, Fernando Gabeira, e a farra das passagens aéreas (chaaato), à última, com um texto assinado por Alexandre Mandarino sobre o prefeito eleito Eduardo Paes e seu choque de ordem (chaaato²). Se a revista não consegue ser globalizada ou sair da área de conforto, vamos fazer então uma revista carioca, mas uma revista verdadeiramente carioca, com a cara e o espírito do Rio. Bonita como o Pão de Açúcar visto do Aterro, moderna como Ipanema, malandra como a Lapa...

Nem sei se cabe, mas como sempre comentamos o ensaio de capa, vamos ao dito cujo. O ensaio desse mês é barata voa do caramba, nada com nada até dizer chega. A modelo é bonita, menos mal. Não é famosa, mas a pegada da Vizoo permite mulheres desconhecidas (Trip?), porém não sei se é mais vantajoso para a revista continuar investindo em Fantins e Suzukis. O que derruba o ensaio é a sua concepção. Tenho a nítida impressão que os caras pegaram emprestados uns artigos de pesca/mergulho, amassaram uns jornais velhos e o Pedro Garrido mandou ver nas fotos. Qual é o conceito? E o link com a modelo? Se o resultado fosse visualmente atraente, o link e o conceito que fossem pro escambau, mas o resultado é, como 99,99% das outras páginas, feio. E Pedro Garrido podia ceder um pouquinho a vez para outro fotógrafo, apenas para não vermos sempre o mesmo olhar.

Ensaio sensual quase nada sensual. E feio!

Por enquanto é isso. Foi mal aê, mas já estava engasgado com esse post há meses.

Fotos: Reprodução Revista Vizoo

3 comentários:

Fãs da Nana disse...

Legal o blog, gosstei mesmo!
A matéria sobre a Gloss que vc fez ficou massa... Ja viu a capa da Fernanda Lima?
Ai:

http://2.bp.blogspot.com/_7e2ZOknKJYk/SUUzsYaZxDI/AAAAAAAACMU/6SCsdAuWHuo/s1600-h/Digitalizar0002.jpg

Ficou linda!
Valeu! Da uma passada no blog blog também!

Lena Dib disse...

Pior de todos os desastres é uma revista q nao sabe pra quem escreve. Aí, ela pode até ser linda, mas nao vende. Sempre achei a Vizoo bonita, paga de cool, mas nada me interessa nela.
E de novo a mania de repetir chamada na capa, notou? Estranho né?

Equipe dasBancas disse...

Que lindo esse post-desabafo! Adorei a declaração de amor ao Rio, deu vontade de voltar pra lá já!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^