quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aos que não nos enxergam

Oi, eu estou bem aqui na sua frente, mas você insiste em não me ver. Tudo bem, opção sua, cada um enxerga o que quer. O problema é quando você, sem ter idéia de como sou, resolve dar a sua visão sobre mim. Talvez você não se enxergue também, antes de mais nada – e assim me tire por parecida contigo. Errando completamente. Para começar, eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer.
Percebo inclusive você, parado bem na minha frente, desviando seu olhar para lá e para cá, nervoso com a minha presença, estando aí o ridículo.

Veja bem, não há o que temer em mim. Não quero nada que seja seu. E não sou nada que você também não seja, pelo menos um pouquinho.

Você não precisa gostar de mim para me enxergar, mas precisa me enxergar para não gostar de mim. Ou gostar, e talvez seja exatamente isso que você tema. Embora isso não faça sentido, já que a vida é bela, justamente, quando estamos diante daquilo que gostamos, certo?


As palavras acima são da escritora Fernanda Young, e foram publicadas em sua coluna na revista Cláudia. E foram selecionados justamente por, ao menos para mim, dizerem muito sobre este momento.

Criatura e criador.

Fernada Young estará na Playboy de Outubro, e os cliques ficarão por conta de Bob Wolfenson, fotógrafo que sempre lhe retrata em ocasiões importantes. Seja sua coluna, divulgação de peça ou campanhas que participa.

Sobre a escolha deste texto: o que espero é que os fãs ávidos por famosas gostosas entendam a magnitude deste momento. Fernanda é um ícone da cultura pop brasileira. É inteligente, sofisticada e foge de qualquer padrão. Sua imagem forte pode não agradar os mais puritanos, mas sua presença na capa da Playboy reforça o valor desta marca, que há 34 anos dita os rumos da cabeça masculina em nosso país.

Desde já, acredito que este ensaio é histórico. Daquelas edições de se guardar a 7 chaves. Momento que nunca se repetirá, que pode e vai abrir muitas portas. Espero nestas fotos toda a atitude da estrela, todo o requinte do artista por trás das lentes e muito cuidado por parte da equipe que já está em fase de pré-produção do ensaio.

Se pudesse integrar essa equipe, ficaria na dúvida de seguir um rumo mais lírico, inspirado nas imagens de Tim Walker ou um caminho mais seguro e visceral, bem ao estilo de Fernanda Young. Este seria um retrato do submundo sexual das grandes metrópoles, levaria Fernanda para região da Praça da República, em São Paulo, e a colocaria ao lado de travestis, michês e toda a orda excluída do mainstream, mas de fundamental importância na formação da identidade metropolitana, a dicotomia é indispensável para um cenário instigante.

Muito preto, muita granulação, muita ousadia e pitadas de erotismo. Quero Fernanda num cinema pornô, quero Fernanda interagindo com os 'exilados', quero Fernanda dando voz aos malditos! Quero um texto de Marina Lima, quero cinema noir. Quero um tanto de coisa e principalmente um resultado inesquecível, impecável. Quero história.

Uma outra coisa bem legal para dizer: há um ano fiz o post Cover Girl dedicado ao Greg. Era uma singela lembraça/homenagem por seu aniversário. E não posso negar, anunciar Fernanda como coelhinha da Playboy, olha que inusitado, justamente no dia do aniversário dele é um prazer. Tenho certeza que nos últimos anos, nenhuma Cover Girl renderia tanto bafo quanto esta, nem tão pouco combinaria tanto com o aniversariante do dia.

Parabéns ao caçulinha do dasBancas, que à primeira vista já impressiona, mas com o tempo de convivência só deixa a certeza de ser um privilégio estar ao seu lado.

Toda a felicidade do mundo! Do amigo emocionado e privilegiado, que vai correndo comprar um presente pra não chegar na festa de mãos abanando. Ainda bem que a festa é só amanhã...

21 comentários:

Unknown disse...

Parabéns ao Greg.Mas essa noticia me deixou totalmente sem palavras?Isso esta confirmado? Grande passo deu a playboy.Só essa edição, ja salva todo esse péssimo 2009 pra revista. Agora,a playboy é uma revista de extremos mesmo.De Mulher melancia á Fernanda Young. Esperando ansiosamente esta edição.

Patrick Cassimiro disse...

Quando vi o dasbancas dando a notícia pelo twitter já fiquei tão facinado com a ideia da Fernanda na capa q nem quis crer com medo de ser brinks...
O q me veio na cabeça foi o ensaio da Marina Lima, de 99. Nada da gostosa do mês, mas a velha playboy surpreendendo com alguém que ninguém esperava!

Unknown disse...

Eu já sabia há ó... um tempinho, tsá? uma mosquinha me contou. HAHAHA

E Gregório é rei! Da Poulândia, lógico. =P Viva ele!

Poio disse...

Parabenizo a qualidade do texto tentando vender o peixe da FY, mas:

PESSIMA escolha.
Nao é uma capa p/ heterossexuais. Nao é uma capa p/ quem valoriza a imagem e a linguagem corporal feminina.
Nao é uma capa comercialmente viavel.

Usar a PBY p/ ser um instrumento de "sexual politics" e diminuicao do preconceito é um erro brutal. Nao funciona, alias acho que provocara um retrocesso.

Parabens ao Das Bancas pelo furo de reportagem, ainda que seja uma noticia entre o tragico e o embaracoso.

PedroMathias disse...

. olha, eu fui um dos que torceu o nariz quando ficou sabendo

mas depois de um papo no msn, percebi a importância do momento.
não é revista pra masturbação, é revista pra rever conceitos, ver a sensualidade de uma mulher pela atitude.

e eu quero ensaio a la Tim Walker!

uma coisa confesso: eu queria ela de cabelo curto, não tão feminina como está agora... anyway...

nunca tinha entendido esse 'agregar valor' que vocês tanto diziam, mas agora ficou claro.

e taí uma capa que ninguém sabe direito o que esperar. e isso é bom!
sai da mesmice, da próxima capa sem surpresa, sem expectativa...

até acho que a maioria vai achar ruim, mas eu tô adorando a ideia!

Lucas Hit disse...

sem dúvida, a capa e ensaio do ano!
Não tem pra ninguém!


Lucas Oliveira

Equipe dasBancas disse...

Juro que só agora bateu a sensibilidade de aniversariante do dia. Eu amo essa função do dasBancas porque ela está diretamente ligada ao julgamento e interação de dois dos meus melhores amigos. Sem essa possibilidade nada disso faria sentido pra mim e sem eles meus dias (e noites) seriam bem mais problemáticas.

Eu realmente amo a Fernanda Young por tudo que ela representa de vanguarda pra minha geração. Muita gente acha ridículo ou exagerado, mas eu realmente vejo sentimento, originalidade e verdade naquela mulher.

Mas antes de gostar de Fernanda Young eu já era leitor, colecionador e amante da PLAYBOY (faço questão da caixa alta). Sei que muita coisa mudou dos 90 pra cá. O mercado não é mais o mesmo, a internet tá aí e os leitores mudaram de vez. Por tudo isso minha revista mudou muito, mas mesmo assim ainda não perdi meu amor por ela e sigo esperando momentos como esse.

Obrigado a todos por tudo.

PS: cadê meu especial da Fernanda Lima que você prometeu nos 22, hein Sr. Sansão?

Unknown disse...

Já que meti o pau no post abaixo, vou elogiar esse aqui. Ficou muito bem feito e muito bem escrito. Parabéns.

AnaLú disse...

FY na PBY vai ser luxo... mas ctz q n vai agradar a massa!
Mas quem liga? A gte vai adorar! hahahahaha...

Beibe, beibe! Amo vc e Parabéns por aqui também! =D

Leandro | @Leandro_S disse...

Thiago, parabéns pelo post. Ficou muito, muito bacana mesmo. Tanto o texto da FY, qto o seu cheio de entusiasmo. Sem contar que é em 1ª mão e casou bem com a data, especialíssima. Prbns!

Realmente, extremos são complicados, mas FY agregará valor à marca PBY e outras mulheres não perecíveis – gostosas ou não, exóticas ou não, mas verdadeiras e interessantes – virão depois dela com certeza.

Greg, tô num daqueles dias onde tenho certeza absoluta q não faço parte do top 5, top 10 de amigos de nenhum amigo, mas fico contente com a citação acima. Desejo toda a felicidade do mundo pra vc. Vc merece. Prbns!

P.S.: Fernanda Lima na PBY de dezembro. Brincadeira, mas pelo menos agora podemos voltar a sonhar com isso.

Anônimo disse...

que lindo! o texto da fernanda, as palavras do Thiago, as fotos do Tim Walker, tudo muito lindo.

GnER disse...

Fazia tempo que eu n tinha tanto interesse numa PBY como vou ter nessa pra ser mais exato foi Malu Bailo e depois a 1ª de Débora Seco que até hj ainda são minhas preferidas e qse 100% de certeza que Fernanda Young vai entrar nessa lista. Nunca imaginei que ela pudesse um dia sair na revista e fiquei super supreso qdo vi no Twitter.

Acho que vai ser a revista que mais meninas e gays vão comprar, lógico sem falar dos heteros. Sem dúvida foi a melhor escolha da PBY nesse ano e se brincar a melhor escolha da PBY nos anos 2000.

Fã? Sou super, adoro os textos dela e adoro o humor e loucuras e espero um ensaio com pitadas de Tim Burton!

:D

Elliott disse...

Bellatrix Lestrange na Playboy ? Era o que faltava...

thiago disse...

`Desde já, acredito que este ensaio é histórico. Daquelas edições de se guardar a 7 chaves.~

Essas suas frases resumen tudo, T-U-D0!!!!!

Unknown disse...

Qse chorei com o texto...to sem palavras.

FODA ao EXTREMO!!

Zé Palmeirense disse...

Essa edição pode parecer, male male com aquela da Marina Lima... algo inesperado e meio clássico, inusitado, interessante, bom de se ver e com certeza tornar-se histórico.
Tudo bem que ela não é lá o modelo de mulher preferido da maioria, mas a Playboy Brasil precisa criar seus clássicos, não só colocar ex-BBBs e Frutas Passadas... É um upgrade, algo para se notar.

Jean Cândido disse...

eu sou burro. cheguei a essa conclusao hj!só hj....

ontem fui assistir SINEDOQUE e não entendi nada. tah bom, entendi a mensagem de que no fundo todos somos iguais e talz..mas só isso!e aquela casa pegando fogo???viva com seu medo q um dia voce morre dele???alguem me explica????

ai hoje venho aqui e vejo essa noticia. AGREGAR valor com fernanda young????ela eh horrivel...pq ela tah na playboy????e uma galera elogiando???e eu criticando?eu sou burro!!!!

ai vao falar q ela eh cult e talz...pq entao nao chama sei lah..a Marina Person??pq nao a Regina Case???adoro a regina case...ai se a regina case fosse pra playboy ia agregar valor????

pq eu nao entendo nada!?

Zé Palmeirense disse...

Não é que vc não tenha entendido nada, Jean, mas cada um tem seu ponto de vista.
Uns acham que é bom, outros acham que não. Esqueceu que toda unanimidade é burra? hehe

=D

Nanda Miranda disse...

Thiago, de fato, se não foi seu melhor post, tá ali, gato! AHAZA! E parabéns para o Greg, q eu nem conheço, mas espero que tenha gostado do super presente que eu ajudei a escolher, eeeee! \o/

Então, Fernanda Young na Playboy me faz pensar em TANTAS coisas...A primeira é que o ensaio vai ser p/b: fato! Segundo, que ela não é propriamente bonita, mas, parafraseando Marília Gabriela, ela é mais: é interessante. E eu acho que essa é uma característica que rende muito mais para um ensaio que traga a pornografia e vulgaridade que thiago. e T. sentiram faltam no da Priscate, que é sim também muito interessante, mas talvez não viva tão bem o seu tempo quanto Fernanda.

Explico: vou dar uma de cabeção e, muito rasamente, recorrer à parte da pesquisa da pesquisadora pela UFMG, Isabelle Anchieta (segura que vem comentário looooooooongo). De acordo com ela, existem quatro gerações de imagens e imaginários construídos sobre a mulher ao longo da História. Vou me ater a duas: para mim, Priscila é a mulher manequim, Fernanda é a mulher real.

Pode-se dizer que, mesmo com todo o seu feminismo, Priscate ainda tenta se adequar ao que Isabelle chama de 3ª mulher, baseada na estrelas de Holywood e pin-ups, aquela mulher das revistas de moda, que tem que ser gostosa, eficiente, que ainda se casa e tem filhos: um modelo que mais exige do que dá prazer...

Já Fernanda está em consonância com a idéia da 4ª mulher, aquela que tem mais de 30 anos, que não está presa a uma forma padronizada de ser; a preocupação é construir uma identidade própria, e não ficar repetindo conceitos e imagens para atender às expectativas sociais. E, claro! Não fazer parte de uma fórmula redondinha, não quer dizer deixar de ser feminina, na moda, profissional ou mãe de família...Fernanda Young é isso e mais um pouco; sendo segura da sua imagem, prevejo que suas fotos irão para além da imagem de “princesa do sex-shop”, heim?!

Por isso, bato palmas para a Playboy! Nem ainda sei como é que vai ser esse ensaio, mas CERTEZA que vai ser daqueles memoráveis. Mesmo que não se proponha nenhuma renovação estética, mas só o fato de colocar uma figura oblíqua aos ditos padrões de beleza na principal revista masculina do Brasil (posso falar que é do mundo?) é se dar conta que beleza é um conceito, como qualquer outro, construído culturalmente. Ainda que existam aqueles que certamente vão torçam o nariz, Fernanda Young como cover girl é o reconhecimento do universo masculino que as mulheres não estão mais a serviço de uma imagem. She´s bringing sexy back, yeah!

(Para saber mais sobre a pesquisa da Isabelle, tem um vídeo curtinho e legal, dela no Saia Justa: http://isabelleanchieta.blogspot.com/2009/07/isabelle-anchieta-no-saia-justa-gnt.html)

Hilário disse...

Só uma palavra: Supresa.

Psitacideo disse...

Eu não tenho duvidas de que sera um divisor de aguas...
A Fernanda é bonita de rosto e corpo e te atitude...

É a tipica mulher pra se degustar com mil talheres e sem guardanapo,pra lambuzar...

Algo no estilo de Silvia Pfeifer...
Sei lá,eu amei!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^