terça-feira, 25 de agosto de 2009

Referência X Reverência

Hoje mesmo eu estava conversando com um amiga que trabalha com moda sobre as referências que as marcas brasileiras usam na hora de produzir suas coleções. "Referência" com muita aspa, já que sempre há casos de cópias explícitas. Ela até me contou um caso do misterioso sapato YSL que três marcar mineiras criaram simultaneamente para a mesma estação. Eu também tenho meu relato: certa vez escrevi para um site sobre um desfile que aconteceu no Minas Trend Preview e a editora me respondeu dizendo que adorou o texto, mas que eu deveria tirar os momentos em que citava a origem das peças (um macacão Sonia Rykiel aqui, um vestido Lanvin pra lá), pra não ficar um clima chato com as marcas.

Eu não me incomodo com nada disso, contanto que não extrapole o limite do bom senso. Claro que existem tendências de mercado que devem ser seguidas para o bem dos profissionais de moda e para não confundir o consumidor.

Mas o que é referência pra vocês?

Vejam que lindas essas fotos publicadas hoje no blog do JR Duran. Trata-se de um editorial com Ana Claudia Michels para a revista I (de iscola?).

A perna é um pouco mais pra frente, Aninha

É a pura simulação de 24 horas ao lado de uma mulher moderna e poderosa, com muitos afazeres em diferentes ocasiões ao longo de um dia. Tudo acompanhado cronometradamente.

Seria uma ideia excelente, se tivesse sido publicado antes de setembro de 2008, quando a VOGUE Paris trouxe em suas páginas um ensaio "parecido".

Qualquer semelhança é mera picaretagem

Constrangimento desnecessário, hein? Pra revista, pra modelo, pro fotógrafo e pros cri-críticos leitores. Uma simples questão de repertório.

15 comentários:

Thiago Muniz. disse...

ana cláudia com o café tá constrangedor.

e assim, sempre fizeram isso. SEMPRE! mas esqueceram que hoje todo mundo vê o que acontece no mundo inteiro.

péssimo. péssimo.

galerieorange disse...

gente, CONTANTO né, não com tanto...

Leandro | @Leandro_S disse...

VA mode on. Meu, na verdade, tirando um ediorial ou outro, acho tudo muito parecido no (sub)mundinho da moda. Por isso que morro de preguiça. E Duran já afirmou algumas vezes que trabalha claramente com referência, com uma pilha de revistas ao seu lado.

Vejamos o lado bom da coisa, é uma cópia bem feita, né. Ana Claudia é linda demais e preferiria mais as fotos do Duran se estas fossem as originais.

Equipe dasBancas disse...

Ja-mais, Leandro! Baixo orçamentismo grita na versão brasileira!

Unknown disse...

eu ameio blog!
;)

Thiago Muniz. disse...

baixíssimo orçamento, né?!

Leandro | @Leandro_S disse...

Baixo orçamento por quê? Por que não tem uma cama e um cavalo? Ou por que a revista é nacional?

Equipe dasBancas disse...

Iliminação, equipamentos, tratamento, cabelo, looks, locações, tratamento e tempo de produção pra início de conversa.

Leandro | @Leandro_S disse...

Iluminação - Luz do dia, ambiente. Não vi nada de mal.
Equipamentos - Quais? Do fotógrafo?
Cabelo - Ana Claudia, em 90% de tudo que ela fez nos ultimos meses, ela tá com esse cabelo escorrido. Lindo.
Looks - Acredito que a proposta era pruma mulher funcional. Só não teve a foto de gala, que fez falta sim. Ah, sim, uma charrete em plena SP tbm.
Tempo de produção - Não táva lá pra ver.

É cópia sim, mas não acho que seja pobre. Tem editoriais de moda bem piores por aí. Acho que faltou um "Vogue" no lugar do "I".

Fashionfield disse...

Referência é alusão, inspirar-se em algo sem deixar explícito. No caso, o editorial está mais que explícito, tornou-se cópia, e por melhor que sejam as fotos, a modelo, o fotógrafo e o figurino ainda assim será uma cópia.Uma pena, pois deixa um profissional de moda como eu envergonhado com tamanha falta de criatividade e paixão pelo seu trabalho.

GnER disse...

Gente todo mundo trabalha com referências e as vezez clientes querem que sejam (copias) de outras campanhas praticamente, mas como o caso aí foi algo próprio ficou estranho mesmo.

Leandro | @Leandro_S disse...

Concordo com Fashion Field.

Equipe dasBancas disse...

Gente, fiz a Sasha no blog. Desculpa, Sophia. Já corrigi.

Fashionfield disse...

HAHAHAHA SASHA!

Poio disse...

EXCELENTE descoberta! Ele vai tentar chamar de homenagem, referencia etc, mas o nome disso é plagio e dos mais grosseiros, imitacao FOTO a FOTO de um ensaio inteiro! Parabens ao Das Bancas!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^