terça-feira, 25 de janeiro de 2011

#sp457anos por sãopaulo

No que a Veja São Paulo não se empolgou tanto em fazer na sua edição semanal de aniversário da cidade, a sãopaulo fez de forma caprichada e inspiradora. O dasBancas pega carona com a revista que tem o nome da cidade e que completa hoje seus 457 anos, para estender os nossos cumprimentos de aniversário aqui no blog.

saopauloBoa composição, ein? Bela capa!

A ilustração de capa da edição especial é assinada pela arquiteta e desenhista Carla Caffé, autora dos livros Av. Paulista e São Paulo na linha; diretora de arte dos longas-metragens Central do Brasil, Bossa Nova, Narradores de Javé, Kenoma, A Via Láctea e Bodas de Papel; e responsável pelos projetos arquitetônicos para a Lanchonete da Cidade e o Auditório do Instituto Alana. Ou seja, alguém que respira e aprecia São Paulo com paixão.

A seção São Paulo, SP abordou meu ex-chefe Mário D’Andrea, presidente da JWT Brasil, para opinar sobre a gastronomia paulista, a repaginação da capital e a Lei Cidade Limpa, que completou quatro anos em vigor no dia primeiro. A proposta de museu a céu aberto é a cara de São Paulo, adoraria se considerassem essa possibilidade.

marioPô, Mário, mas os cinemas de rua têm o seu charme…

Gosto muito da proposta Três Olhares, que convidou três fotógrafos – um paulistano, um catarinense e um espanhol – para retratar as distintas percepções da cidade. Mas, é uma pena a composição ficar em 4 duplas, porque a gente adoraria ver mais do trabalho de pesquisa no site da sãopaulo.

duplaaberturapag2O Treme-Treme está em processo de demolição :(

Claro que não conseguimos falar só coisas boas acerca de São Paulo. A revista conseguiu enumerar os 10 maiores problemas que deparamos aqui no dia-a-dia. Em síntese, a lista contempla: falta de corredores, favelas, escuridão, pouca gentileza, número de creches insuficiente, buraqueira, barulho, crack, alagamento e dificuldade em encontrar vagas. Em uma palavra? C-A-O-S.

pag3Pontos negativos x Pontos positivos, né?

Com o mesmo mood, há a matéria Cara Demais, que lista a diferença entre os preços de alguns pratos entre as zonas da cidade e os compara com a média de outras capitais brasileiras; lista cinco pedidos de estourar o cartão (tipo Patas de caranguejo do Alasca cozidas no vapor, do Fasano); e precifica os custos de uma mesma receita em lugares distintos (por exemplo, o rodízio de carnes no Fogo do Chão em Washington e São Paulo).

precoPai, entendeu quando eu falo que termino zerado no fim do mês?

A parte mais legal da edição é a playlist do SP ao Cubo, evento que rola logo mais (hoje mesmo, às 19h), com a seleção de 26 músicas para a comemoração do aniversário de São Paulo. Para quem se animar, vários artistas foram escalados para homenagear a cidade, de Maria Gadú à Banda Cine.

playlistSe não chovesse e alagasse tanto quanto tem chovido, eu adoraria ir!

Fica aqui um post grandinho, mas decorrente de muita empolgação, de um mineiro que mora há quase 3 anos completos em São Paulo e que não pensa em se mudar tão cedo. Muito obrigado por tudo que conquistei e vivi nessa cidade! E para quem quiser ver a edição digital da sãopaulo, clique aqui.

1 Comentário:

Leandro | @Leandro_S disse...

:-O Jurava que o Ike era paulista.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^