domingo, 24 de maio de 2009

GLOSS com propriedade

Confiram neste post a análise da GLOSS na visão de uma leitora de revistas femininas e de dasBancas:

Legal, baratinha e de sucesso

A revista Gloss (editora Abril, desde 2007) está com sua 20ª edição nas bancas, um ano e meio depois de sua estréia. Gosto de classificá-la como uma Capricho (editora Abril, desde 1982) crescida ou Marie Claire (editora Globo, desde 1991) de início de carreira. Com público feminino de 18 a 28 anos, me chamou a atenção pelos anúncios incríveis, pelo formato até então inexplorado e, posso confessar? , pelo precinho básico. Muito da primeira edição ainda se conserva, obviamente, o conteúdo, a diagramação da capa, as sessões. Mas comparando a 1ª edição, de Gisele a Fernanda Takai, passando pelas mulheres Mader, a 20ª de Taís Araújo a Vanessa da Matta, passando por Claudinha Leite, é nítida a impressão de que a revista está mais madura, mais confiante, e, com o perdão da piadinha, mais colorida.

20 momentos depois...

A entrevista com a estrela da capa tem a chamada “Minha carreira tem valor social”. Numa descontraída conversa, Taís fala sobre como se tornou um ícone da dramaturgia brasileira, e a pioneira na inserção do negro na comunicação. Ahaza minha cor! Revela o que todo mundo já está comentando - que será a próxima Helena de Manuel Carlos, e o que já devíamos ter reparado - que vende para Classe AB como ninguém.

As centenas de dicas de make, outfit, gifts, acessórios e etc, sinceramente, chamam pouco a minha atenção. Prefiro as sessões de curiosidades, com produtos que variam duma jaqueta feita com uma boneca inflável a uma cadeira que amplifica o som do pum do sentado. Esta lady sou eu! Rs...

Homens mercadoria

O destaque masculino desta edição é David Beckham, infelizmente, numa entrevista muito pequena, com ares de compra cara. Ele que tem todo o potencial para fotos incríveis, aparece num clique mais ou menos. Na edição 19 da revista, uma matéria super brasuca humilha a do metrossexual. Rodrigo Lombardi não só entra no chuveiro, como conta sobre sua vida de bom moço, casado, bem sucedido e pai.

Prazeres da carne e polêmica de graça

As sessões de amor e sexo, no estilo Nova (editora Abril, desde 1976) de ser, trazem aqueles clichês que a mulherada adora: paquera; traição; camisinha; 1ª vez com fulano; como apimentar relação com beltrano; ABC de dicas; Ponto G e Hora H. O clímax (trocadilho infame, ?) das sessões são as ilustrações e fotos inusitadamente hilárias, tais como um mosaico de vibradores, uma casa plastificada e mulheres com camisetas cuja estampa diz “Eu me masturbo”. Descoladinha, ? Na edição 20, Popeye, Brutus e Olívia Palito retratam mocinhas, mocinhos e machões. Totalmente demais.

Anna Cristina, negra e gata, é publicitária, trabalha como mídia em uma grande agência de BH e é leitora fiel da GLOSS. Além disso, ainda escreve para SOCONVERSAFIADA e Aprendiz, o blog ao lado de seus fiéis escudeiros.

10 comentários:

Anônimo disse...

depois de anna cristina, em breve um post do poulain. hahaha. to me sentindo. quando eu sair das cobertas vou desenterrar meu mar de SETs.

Unknown disse...

gosto da gloss, desde o começo. às vezes a capa decepciona, mas a fórmula é boa, toda matéria (por menorzinha que seja) é bem produzida (fotos pensadas, nada do clichê faz-de-qualquer-jeito) e bem editadas.
meio teen, mas eu adoro.

Leandro | @Leandro_S disse...

De tãããooo gata, a Anna/Pretta nem precisava ser intelingente (machista, eu?), mas é. Cheia de graça até na fossa. Pena que só conheci um dia. O post ficou ótimo. Bjus!

marigarcia disse...

Lembro bem da palestra de um [hoje] editor de uma revista da Editora Abril que assisti exatamente no mês em que a Gloss era lançada. A frase dele foi quase essa: "essa é uma revista feita para as órfãs da Capricho". De fato havia uma lacuna no mercado e nunca [claro!] tinha me dado conta disso. Talvez eu seja uma dessas órfãs. De um lado Claudia, Cosmo e tal. Do outro, Capricho, Atrevida e afins. Comprei na hora e realmente me vi em muitos momentos na revista. É, o que não faz um bom publisher... Bom, mas acho o mundo-Gloss bem menos clichê do que o post fez parecer. As reportagens raramente apelam para o clássico tratamento que vemos por aí. A pauta pode até ser comum, mas a forma como recortam ela já é outra coisa... Só acho que a revista ainda se perde um pouco no esforço de dar conta desse público tão variado. Parece que a Gloss quer abraçar o mundo.

Anna Cristina Almeida disse...

Amores, muitissimo obrigada pelo espaço e pelos elogios. É muito bom falar da Gloss, pequeno vício de meus 20 e poucos anos. E junto de vocês, lindezas, é ainda melhor. Parabéns pelo blog, e pelo sucesso, de quem é assumidamente fã. Mil beijos!

drano disse...

É Taís já começando a série de capas que irá fazer quando se tornar Helena...e já adoro demais da conta, ela merece VÁRIAS.

Adorei Anna Crista Almeida como convidada, ficou interessante ler a partir do ponto de vista feminino. Ahazzou wifey!

Jader Maia disse...

Minha sócia é multifacetada. Nunca li Gloss, mas foi muitissimo bem defendida!
=]

Clarissa disse...

Preta ahazando once again!

O artigo tá ótimo. Também leio Gloss - apesar de não ser orfã de capricho - e achei que tá tudo muito bem dito. Continua uma revista legal, com um formato e preço lindos.

Anônimo disse...

e a gloss 20, que saiu com a minha humilde opinião na seção de cartas? escrevi DELICINHA e achei que seria censurado, mas... saiu! hahahaha :x

Unknown disse...

Você tem a primeira edição da revista gloss? Eu tinha. Tem um artigo na última página que eu quero muito reler. Se puder, tira foto e me manda por email😍. Obrigada! SOU jeildes o email é jeildesportela@hotmail.com

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^