sábado, 16 de maio de 2009

No capricho

Quando o assunto é revista teen, realmente não tem pra mais ninguém, Capricho é a grande e merecidamente líder do segmento. O conselho que dou para todos os pais que tem uma adolescente em casa é: dê logo a assinatura da Capricho pra guria. No mínimo, 50% de todos aqueles grilos comuns da idade serão respondidos pela revista da forma mais direta, sincera e responsável possível. E tudo numa linguagem jovem – sem ser caricata –, que aumenta a cumplicidade entre leitora e revista. Fora as besteiras e colírios que deixam qualquer adolescente menos aborrecida. Ah, sim, os outros 50% dos grilos, papais do meu Brasil, não tem jeito, continuarão no colo de vocês, porque não basta ser pai, né? 

Capricho é um case de sucesso. Com uma média de 200 mil revistas vendidas por mês e crescimento de 41% na circulação em 2008 (fonte PubliAbril), a publicação quinzenal foi a grande vencedora do 34º Prêmio Abril de Jornalismo, realizado em 13/04/2009, levando para casa, ou melhor, para a redação o principal prêmio da noite, o de Melhor Revista de 2008, e de quebra, antenada que só, o de Uso Criativo do Meio, por sua rápida inserção e competente atuação nas redes sociais (Twitter, Orkut, Fotolog, FaceBook...). Acho muito doido uma revista para meninas desbancar as demais revistas, de gente grande, do grupo Abril.

Lembro da primeira vez que vi uma Capricho na vida (da minha irmã, claro) e, curiosamente, foi a primeira vez que vi Luana Piovani também. Era uma edição especial só com Luana. Sim, Luana já era Luana antes de ser Luana, se é que vocês me entendem. A capa era de close, linda. Queria muito rever aquela capa. Nem lembro o ano, mas já tem tempo, viu (quem tiver essa ou outras capas da Capricho do passado, mande para dasbancas@gmail.com). Prefiro as capas menos engessadas e mais divertidas de antigamente, mas as capas atuais são boas também. Essa que está nas bancas com a Marjorie Estiano (muito mais interessante em sua versão ruiva) é bem simples, limpa e muito bonita. Personagens de capa diversificados também fazem parte da receita do sucesso da Capricho.

Colírio

Fico imaginando como seria a versão masculina da Capricho. Acredito que faltaria publico, graças às inúmeras diferenças, felizmente, existentes entre meninos e meninas. E nem é só a máxima “meninos têm pênis e meninas têm vagina”. O buraco é bem mais embaixo, mas o exercício de imaginar a Capricho para garotos é divertido. Façam o teste e depois me digam.

15 comentários:

marigarcia disse...

Já escutei em uma aula sobre revistas que a Abril chegou a lançar uma versão da Capricho para meninos. Dizem que foi um fracasso! Um dos motivos, se não me engano, seria o não-apelo que essa coisa de "responder os grilos da idade" tem para os meninos. Eles não querem ler uma revista feita para eles, eles querem ler Playboy e afins.

Ike Laguárdia - @ikelag disse...

ótimo post, leandro. parabéns!

Lena Dib disse...

Acho q a Capricho merecia mesmo um post faz tempo. Acho LINDAS as suas capas e merecido o premio Abril.
Já nao compro uma há uns 10 anos. E embora eu nao conheça quem ilustra a maioria de suas capas, acho q elas tem um visual mega sedutor, a começar por seu logo. Achei lindo qdo eles mudaram o padrao, e a principal diferença (e acho boa) é q antes, a capa era ilustrada por modelos novinhas q representavam a propria leitora (ou aquilo q elas desejavam ser).
E hj as capas sao mais variadas com os ídolos das garotas, como Jonas Brother, Marjorie Estiano, etc.
Além de bem desenhada, é super competente em suas matérias - consegue ser didática, sem ser chata ou boba e falar de = para =, o q é bem dificil.
Alias, acho q é a unica revista q conseguiu ter uma marca - com acessórios com seu logo e acho isso incrivel, pois só prova a incrivel identificação com seu publico

Unknown disse...

super era fã da luana na minha adolescência. lembro bem dessa capa, mas infelizmente minha mãe jogou fora minha coleção de capricho uns anos atrás.
capricho foi a primeira revista que assinei, então imagina o xodó.

Leandro | @Leandro_S disse...

Mari, nunca ouvi nada a respeito, mas com certeza eles já pensaram nisso, né? E se não existe hj é prq naum ia ter publico mesmo. O Caetano mandou uma frase na Tpm desse mês que gostei muito: "Mulher é adulto, homem é criança".

Lena, q bom q gostou. E sem essa de q vc naum compra uma há 1 anos. Tu fez 20 anos ontem. ;-)

Manu, vc era minha última esperança. :-(

Jean Cândido disse...

bem a calhar com o caetano essa frase...

mas voltando ao post, lembro q as meninas da minha sala no colegio sempre lia capricho, e a gente pegava so pra ve os micos!!ehehe...tinha cada coisa mongol q so meninas fazem..ehehehhee

Equipe dasBancas disse...

Dos micos, eu lembra da Wanessa ex-Camargo contando que deixou o vestido preso no elastico da calcinha e pagou no meio de uma festa a bunda toda de coração vermelho. Tadinha...

PedroMathias disse...

. Jean Cândido e Greg, eu ia falar dos Micos tb.

era sempre a parte favorita!

Leandro, parabéns pelo post, viu. muito bom mesmo!

Camila Alam disse...

minha primeira capricho tbm era com a Luana na capa. Lembro que ela segurava uma camisinha e usava uma roupa preta com gargantilha (hit da época! haha)... vcs lembram?

marigarcia disse...

Descobri o nome e ele era muito original: "Capricho para meninos". ¬¬

Leandro | @Leandro_S disse...

Original mesmo. Com um nome desses, prq será que não deu certo? Meu, mas nunca ouvi falar disso...

blogueiroindeciso disse...

senti uma vbe meio mangá nessa capa..

Anônimo disse...

tenho uma capricho de 2003 (Deborah Secco(s2) na capa)

AnaLú disse...

Ai capricho é luxo! Toda adolescente que se preze assina ou já compro uma capricho na vida! Pra mim, uma sexta sim, uma sexta não, por volta das 4 hrs, podia saber que ela ia chegar. E aí as horas seguintes, seriam dedicadas a ela e somente ela! Caso de amor, não? hahahahaha
Exageros a parte, além de achar as capas lindas, a arte das páginas internas é ótima também. Ou pelo menos era. Tem um bom tempo que não compro uma. Mas credito que não tenha caido o nível não!

Adorei o post leandro! E sim, tirei a noite p ler o blog de vcs! hahahaha

Leandro | @Leandro_S disse...

Quem é viva sempre aparece, né, ana Luiza?

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^