Muito obrigado aos diretores, jornalistas, repórteres, redatores, produtores, editores, assistentes, revisores, designers, fotógrafos, modelos e todos os demais revisteiros que fizeram em 2010 o melhor para nos informar, entreter, emocionar, excitar, sonhar. Obrigado aos apaixonados por revistas que acompanharam o dasBancas e nos fizeram companhia durante o ano. Para todos...
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Hipertenso
Uma estrela do porte de Letícia Birkheuer não teve capa dupla na Playboy, daí vem Andressa Hipertensão e ganha duas capas. Duas capas COMPLETAMENTE diferentes e incomuns. E oh, eu gosto muito de uma, mas morro de preguiça da outra.
Claro que eu tenho preguiça desta:
Sede de quê?
Da nova edição da revista S/Nº com a sempre bela Shirley Mallmann na capa.
Porque a gente não quer só comida
Via welovemodels
Mulheres impossíveis
Entra ano, sai ano e a Nova não aprende. Milena Toscano, capa da Nova de janeiro, é muito mais bonita sem esse make, perucão e photoshop todo. Ok, as cosmo girls nunca foram palatáveis, mas exagero tem limite. E o pior: não entendo como as leitoras da revista ainda conseguem se identificar com isso.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Curiosidades Melhor e Pior dasBancas 2010
Os finalistas do Melhor e Pior de 2010 vocês conheceram ontem. Thiago, Gabi, Pedro, Ricardo, Ike e eu, escolhemos, separadamente, cada um, 3 candidatos para as categorias da eleição. Não, não foi fácil a decisão. Ao juntarmos todos os votos numa planilha, os 3 candidatos mais citados por todos foram classificados para o Melhor e Pior. Não houve unanimidade em nenhuma categoria, ou seja, nenhuma capa, nenhum personagem recebeu 6 votos de nós 6. Abaixo, seguem outras curiosidades:
- O fotógrafo Jorge Bispo emplacou 3 capas nas melhores do ano: Inked (Leandra Leal), Rolling Stone (Pedro Bial) e SEXY (Mayra Dias Gomes).
- Num ano de eleição presidencial, as semanais de informação predominaram (3 envolvendo política) e não sobrou espaço para as de fofoca. Nem a capa dos 50 + sexy da GENTE, que apareceu aqui em 2008 e 2009, teve vez.
- A categoria "Melhor Capa Variedades" foi a mais complicada de ser definida. Muita capa boa nas bancas e apenas 3 finalistas. Foi por pouco, mas n.magazine, Wish Report, TOP, Bizz... ficaram de fora. Quem sabe em 2011?
- Cleo Pires é onipresente. Forte candidata a personagem do ano, melhor capa masculina, melhor capa feminina e melhor ensaio. Indiretamente, também contribuiu para as indicações de Edson Aran (personagem do ano) e Dequeker (melhor fotógrafo).
- Não era uma regra, mas os três melhores fotógrafos do ano acabaram tendo seus ensaios indicados aos melhores ensaios de 2010.
- A G Magazine, tadinha, colocou nada mais nada menos que 3 nas 3 piores capas do ano. E só não emplacou mais por falta de espaço. Olha que 2010 não foi bom de capas gays.
- As capas masculinas melhoraram muito em relação ao ano passado.
- As melhores e piores capas de moda provam que o dasBancas não poupa ninguém. Mag!, Elle e Vogue aparecem, simultaneamente, nas melhores e piores capas do ano. L’Officiel não recebeu votos suficientes.
É isso. Aguardamos seu voto.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Personagem de 2010
EDSON ARAN
J.R. DURAN
Mico de 2010
BOA FORMA - CAROL CASTRO
VIP - JUJU SALIMENI
Fotógrafo de 2010
FÁBIO BARTELT
JACQUES DEQUEKER
Melhor Ensaio de 2010
ELLE - CAROL TRENTINI - FÁBIO BARTELT para ver mais fotos, clique aqui.
TPM - GUILHERME WINTER - DANIEL ARATANGY para ver mais fotos, clique aqui.
Como poucos, Daniel Aratangy sabe atingir o ponto certo de sensualidade em ensaios masculinos. E não tem melhor revista para publicá-los que a TPM. O jovem galã Guilherme Winter fez a temperatuda do ônibus antiguinho subir e MUITO!
O melhor ensaio do ano? A dúvida era: Cleo por Bob ou Cleo por Dequeker?! O primeiro nu da dupla Cleo+Dequeker foi o ponto alto da melhor edição da história da Playboy Brasil. Depois dele, o conceito “nu artistico” precisará ser reescrito.
Melhor e Pior Capa de Variedades
Leandra Leal foi uma das grandes musas das bancas de 2010. Linda, magra e tatuada, a atriz mostrou seu lado sexy na bela capa preta da Inked. GATA!
SERAFINA
ROLLING STONE
PIORES
ESPN
ROLLING STONE
A Billboard Brasil é tão irrelevante que, confesso, não lembramos dela nos piores de 2009. Mas essa capa pavorosa dos BEP não saiu da nossa cabeça durante o ano inteiro. Dura de esquecer.
Melhor e Pior Capa Semanal
A capa branca da Veja não é propriamente linda. Mas a coragem de soltar uma capa dessas nas bancas tem lugar garantido no pódio do melhor do dasBancas.
ÉPOCA
ISTOÉ
PIORES
Não sei por onde começar... Rodin se revirando no túmulo, talvez? A ideia é interessante, mas faltou um quê de bom senso pra freiar a produção e dizer “gente, isso não é óbvio demais?”.
VEJA
Serra, eu sei que você é comedor. Não precisa fazer essa cara de meigo. Acende um cigarro aí, cara.
VEJA
Essa capa é um erro. A matéria de capa é recheada de erros. A Veja, bem, a Veja…
Melhor e Pior Capa de Moda
MELHORES
MAG!
A desconstrução da capa – o centro do olhar, o retângulo áureo, o modelo em posição fetal. São tantas (e boas) leituras que a FFW incita, e aparecem todas muito bem representadas graficamente: reconstruções, reencontros, umbigos.
ELLE
Em sua segunda ELLE de 2010, Carol Trentini segurou toda a edição. E a paixão por esse número começou logo na capa sintética, com tão poucas chamadas. Não é todo dia que encontramos um carão desses nos encarando numa banca de revistas.
VOGUE
Bruna Tenório, Jacques Dequeker e a linda luz natural do Peru mostram como se faz uma boa capa. Ah, outra coisa... Contem comigo: 1, 2, 3, 4, 5. Cinco chamadas, e nada mais. É pra colocar na banca ou pendurar na parede?
PIORES
MAG!
Quem teve essa idéia tava meio perturbado. Tudo muito feio e ao mesmo tempo. Modelo feia, make feia, roupa feia, língua feia.... ah não...
Toda uma vibe dos personagens da Bela e a Fera essa capa. Sabe? Não sabe? Aqueles que são mobília (clica aqui, seu sem-infância). É, pois é.
VOGUE
Já sei, a culpa da capa e ensaio péssimo é do torcicolo que ela estava no dia, né? A capa é um flagra do momento alongamento.
Melhor e Pior Capa Masculina
TRIP
O primeiro ensaio da Trip de 2010 prova que Autumn Sonnichsen veio para ficar. Seu olhar feminino-mas-nem-tanto revela uma intimidade com a fotografada, May Lindstrom, que talvez nenhuma lente masculina seria capaz de mostrar. E esse cenário de fundo, hein?
Num 2010 de boas capas masculinas - infinitamente superiores às de 2009, diga-se -, uma capa mais conceitual, somente com a silhueta sacana da deusa Cleo Pires, trouxe a ousadia que adoramos ver (e pouco vemos) nas bancas. Ok, a gente sabe que a tipografia poderia ter sido melhor...
Mayra Dias Gomes não foi a mais gata da SEXY de 2010, mas eu não resisto à cores saturadas, locação externa, cabelos ao vento e tatuagens.
PIORES
Personagem fantástico, matéria incrível e capa... de banco de imagem? De foto de divulgação? Acho que a Alfa e o Steve merecem bem mais do que essa foto.
PLAYBOY
E essa cara de morta, Larissa?! E essa “entradinha” dela na capa, Playboy?! Esperava mais de vocês. Riquelme foi a bombshell da copa e acabou pagando mico (mico em 3D é pior que mico em 2D?) aqui no Brasil.
SEXY
A fórmula que levou a SEXY ao topo da lista de melhores capas masculinas de 2009 também a levou à lista de piores de 2010. Vai entender o que eles pretendiam com tanto óleo...
Melhor e Pior Capa GLS
A primeira edição da Made in Brazil não chegou às bancas, mas causou alvoroço pela quantidade de modelos incríveis sem roupa. Ao receber a revista em casa, aquele susto: a capa é isso mesmo? Evando Soldati e mais nada? Amor a primeira vista.
A CAPA
Distribuição gratuita é sinônimo de serviço mal feito? Os caras da ACapa provam que não e mandam para os pontos de distribuição capas bem feitas e algumas até surpreendentes. Olha esse menino nórdico batendo um bolão entre os morenões típicos das revistas GLS daqui...
JUNIOR
André Arteche é o personagem gay do ano, e a Junior não perdeu tempo em colocá-lo em sua capa. Foto descontraída, luz ousada para uma capa. A gente não resiste a esta fórmula.
PIORES
Cara Editora Fractal, contrate outra equipe de design para sua G. A gente não é obrigado a conviver com estas atrocidades mensalmente.
Melhor e Pior Capa Feminina
2010 foi o ano em que a sensualidade de Cleo Pires foi explorada de todas as maneiras e, para mostrar que Cleo pode tudo, a Marie Claire fechou seu ano com uma capa linda, elegante e sofisticada.
É impossível não se apaixonar pela tranquilidade de Fernanda Lima nessa capa. A magnitude da imagem é tamanha, que as chamadas não incomodam, o degradê não irrita. Fernanda e TPM podem tudo!
TPM
Cem mulheres, por que Grazi na capa? Porque Grazi é uma figura iluminada (opa, pegou o trocadilho com o light painting?), risonha, despojada, feliz. Mais outros cem números para TPM e mais outras cem capas para Grazi!
PIORES
E quem pensa que Fernanda Lima só aparece em capa boa está enganado. A Estilo conseguiu deixar a moça sem graça e esmagada pelas milhares de chamadas porcamente diagramadas.
CLAUDIA
É sério essa capa? A diagramação é o samba do crioulo doido, a foto é péssima, o vestido saiu com crédito errado. Cláudia, você não pode fazer isso com a gente. Você é referência para todas as revistas femininas.
TODA TEEN STAR
Jura que essa capa não é fake? Jura que isso é um menino?
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Tá pago
Fernandinha Souza sempre flertou com as masculinas: foi capa da UM e fez uma foto de encher os olhos para o Mulheres que Amamos da Playboy. Ah, também fez um Paparazzo bem saidinho. A capa da VIP era uma dívida antiga, mas, como podemos ver abaixo, a gata pagou centavo por centavo.
Devo, não nego...
Achei essa capa de janeiro linda. Gosto do amarelo no logo, da cara de verão, do corte menos óbvio da foto, da borboletinha. Só não gosto da chamada de capa. Além de bregona, ressalta algo que, ao menos nessa foto de divulgação em média resolução, me pareceu levemente fora do lugar. Vamos ver em mãos.
Detalhes
O modelo e fotógrafo Rodrigo Calazans é capa da última Aimé do ano. A capa é legal, muito melhor que muita Junior por aí, mas poderia ser facilmente aprimorada. Por exemplo, não entendo por que o logo, ou melhor, um pedacinho de nada do logo, está sobre o modelo. Ficaria muito mais bacana o "Aimé" sob o modelo. E já está na hora de rolar um redesign nesse logo aí, Aimé.
Conseguiram prestar atenção no logo?
* No blog do Calazans tem umas fotos bem bacanas. Claro que a bela Guisela Rhein, namorada do cara, não ficou de fora. Acessem: rodrigo-calazans.blogspot.com
Inesquecíveis!
Enquanto os finalistas do Melhor e Pior de 2010 não pintam por aqui, vamos relembrar os grandes vencedores das edições anteriores?
Melhor de 2008: TPM – Juliana Paes
Melhor de 2009: Época – Voo Air France 447
Pior de 2009: Quem – Susaninha Vieira
P.S.: Para ver todos os finalistas e os vencedores por categoria de 2008 clique aqui! E os de 2009, aqui!
Hoje a festa é sua…
As vinhetas de natal tomaram conta dos intervalos comerciais das emissoras. Isso significa que o ano está acabando (já acabou!) e que é hora da eleição mais esperada aqui do blog. Sim, ela:
Este ano, a eleição do Melhor e Pior do Ano tem algumas mudanças, mas continua com aquele esquema de sempre. Nós, internamente, escolhemos 3 capas para cada categoria – Semanais, Masculinas, Femininas, Moda, GLS e Variedades – e vocês votam na preferida de cada uma delas. As mais votadas se enfrentam para ser decidida a melhor capa do ano.
Além da melhor e pior capa de 2010, também serão eleitos: O melhor ensaio do ano, o melhor fotógrafo do ano, mico do ano e personalidade do ano. Essas categorias englobam todos aqueles profissionais que fizeram e aconteceram no mundo revisteiro e deram muito o que falar aqui no blog.
Já quer saber quem são os eleitos? Amanhã eu conto para vocês.
Aguardem!
Esportes
Raro ver capinhas de esportes boas dando sopa por aí. Em dezembro não temos uma. Temos três! ESPN, Fluir e Hardcore.
Boa, meninos!