sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Corra, Lola, corra!

Sempre que entro em alguma banca e não sei exatamente com quem uma revista está falando, começo pela leitura da capa. Foi assim com a Lola, que chamou minha atenção imediatamente pela foto despojada, em preto e branco, de uma sorridente Angelina Jolie que nem ao menos olhava para a câmera.

Angie me esnoba e diz: Gabi, sôlinda

A capa nos fala de pequenos luxos, de consumo, de chefs internacionais, da guru hype Susan Miller. Nenhuma chamada do tipo "conquiste seu homem", "os 157 itens fashion que cabem no seu bolso" ou "Angelina Jolie em entrevista reveladora". Nenhuma dieta da moda. Nenhuma famosete de novela. Ou seja: por aí já se vê que a leitora dessa revista já não tá nem aí mais pras promoções, pros descontinhos, pro must-have da estação. Sim, ela se importa com cuidados de beleza, ela quer saber a quantas anda o querido Robert Downey Jr. Mas, peloamordedeus, ela tá cansada da Mayara Moura. Ela não quer o Guia Lacrado de sexo da Nova/Cosmo. Avançando um pouco mais na edição #01, o editorial:

Nele, Angélica Santa Cruz, diretora de redação, nos conta que Lola é a revista feita para a mulher depois do final-feliz. Príncipe Encantado? Não trabalhamos. Lola cresceu e descobriu que os homens, esses lindos, têm lá seus defeitos e suas qualidades, já conquistou seu lugar no espaço de trabalho. Quer mais é saber o que há de novo em moda, beleza, viagens, cultura. Quer consumir, quer se encher de pequenos mimos.

No interior da revista, os dados que levaram à criação da Lolamag: a descoberta (ou seria criação?) de um público-alvo de mulheres felizes, que trabalham demais, satisfeitas com os homens de sua vida e crentes num futuro melhor. E que adoram pequenos mimos, não ligam de sejogar no mundo do consumo porque... Afinal de contas, né. Trabalham tanto, e merecem. Essa dupla acima é uma das melhores partes da edição #01, porque conta com as divertidas ilustrações do estúdio Piano Fuzz. Aliás, o que não falta na Lola é ilustração. Em um mercado cada vez mais dominado por bancos de imagem, a Lolamag decide florear suas páginas com ilustrações de gente bacana e descolada. (Ponto pra eles!). Abaixo, alguns detalhes de páginas rabiscadinhas que chamaram a minha atenção.

Ilustrar seção de beleza em vez de fotografar é algo que eu já tinha visto na Gloss e não consigo deixar de achar uma boa solução para as fotos sem graça e com fundo branco

A seção Sketchbook entrou na minha lista de ideia-genial-que-gostaria-de-ter-tido. Na edição #01 (primeira foto), Ronaldo Fraga ganha meu coração ilustrando diversas combinações de meias e sandálias hypadas. Na edição #02 (segunda foto), Ronaldo te deixa amarradona por lenços e suas mil maneiras de usar.

Outro detalhe gostoso de reparar é o quanto a tipologia manuscrita ganhou destaque no projeto gráfico de Lola. Quer ver?

Clica, que aumenta!

Outro detalhe que chama a atenção são as fotos em preto e branco, a infografia e as fotos das matérias de viagem. Sei que sou suspeita pra falar, pois tenho uma paixãozinha toda especial por sumários... Mas acabei gostando da diagramação quadradinha do sumário da Lola. Aliás, e a dupla dos colaboradores? Sim, você leu certo. Du-pla. A Lolamag dedicou duas páginas da revista pra apresentar o dreamteam deles. Pudera: na edição #01, conta, por exemplo, com a querida Márcia Tiburi. Márcia, somos seus fãs. Passa algum dia aqui prum café.

Como nem tudo são rosas, embora a Lolamag tenha acertado bastante nas escolhas gráficas e editoriais da revista, confesso que fiquei um pouco decepcionada com os editoriais de moda e de beleza. Achei fraquinhos, fraquinhos, bem lugar-comum. Com exceção do editorial de beleza da #02 (que merece um post à parte pela genialidade da pauta), vou ficar torcendo para que na edição #03 eles estejam melhores.

Zzzzzzz...

Então ficamos por aqui com a estreante do mês de Outubro de 2010 – com esperança de vê-la por mais números e durante muito tempo nas bancas! Ainda não conquistou 100% meu coração, mas ainda dá tempo. Corra, Lola, corra!

PS.: a tempo... A capa da edição #02, como não poderia deixar de ser, traz uma famosa sorridente e em preto e branco. Achei a foto meio esquisita, a Carla Bruni tá parecendo a Liv Tyler, sei lá.

9 comentários:

Ricardo B. disse...

..
Gabi, adorei seu post e fiquei bastante curioso em conhecer a Lola, afinal, com mulheres tão maravilhosas em suas capas, que homem resiste?

Abraços e bjos!...

;D

Lena Dib disse...

Ah, eu decepcionei com mais uma capa de gringa. quero uma mulher brazuca poderosa, será q não temos?

Gabi César disse...

Certeza que temos, Lena! É esperar pra ver... Ela ainda está novinha nas bancas.

Samantha disse...

Fiquei curiosa em saber a opinião do site sobre a L'Officiel, não lembro de ter lido por você.
Desde o começo tenho dúvidas em relação à essa revista...

Abraços!

mariliaedit disse...

gabi, vc era da eca?

Gabi César disse...

ainda sou da ECA... me formo esse ano ;)

Leandro | @Leandro_S disse...

Da ECA ou não, Gabi sempre ahaza. :-)

Pedro Mathias disse...

. sou seu fã, Gabi.

que post delicioso!

sobre Carla parece Liv, acho Angelina a cara de Kylie na #1.

Jean Cândido disse...

obrigado dasbancas. desde a semana passada q eu vejo essa capa na banca e tinha certeza absoluta que se tartava da liv tyer. em nenhuma momento tive sequer duvida....eis que vim aqui e me disseram isso!!!ehehehehehhe

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^