quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A primeira

Em 1961 nascia a primeira revista feminina do Brasil, a Claudia, nome da filha que Victor e Sylvana, fundadores da Editora Abril, esperavam ter. Falando sobre diversos temas voltados às donas-de-casa, passou por diversas transformações durante estes 49 anos completados em outubro, como a reinvenção da mulher, que deixou de ser mãe e esposa, para ser mãe, esposa e profissional.

1Começamos assim

Desde a primeiro edição, Claudia influenciou mulheres e foi inspiração para todas as revistas femininas criadas posteriormente, sendo a revista feminina mais bem sucedida do país e América Latina. E não só na vida das mulheres, né? Por exemplo, li minha poesia favorita – Expectativa, de Flora Figueiredo -, nas páginas da Claudia, quando minha mãe era assinante. Um dos textos favoritos do Thiago daqui do blog, um da Fernanda Young, foi retirado da revista também.

Voltando ao aniversário, a edição 2010 traz Angélica, a mulher que mais estampou capas na história da revista: cinco.

revista-claudia-17Reinvenção é o tema e o lema

Comemorando a data, o site da revista fez um especial muito bom mostrando como a Claudia acompanhou – e até mesmo foi responsável – pelas mudanças na vida da mulher. Lendo as chamadas de capa, dá pra perceber como os interesses foram sendo moldados até aqui.

34 5 “Sempre com você”

E os aniversário comemorados com especiais sobre países? Achei as capas lindas!

2 Amo essa de Londres!

Lá no site, vendo as páginas de moda da revista, dá pra perceber bem como a moda rodou e chegou até 2010 cheia de influências, com a Claudia como um dos principais nomes a ser seguido.

67 Viagem no tempo

Ah, Claudia foi a primeira revista feminina brasileira a fazer uma capa sem Photoshop. Luiza Brunet foi fotografada para registrar a beleza natural da mulher em qualquer idade, na edição de agosto deste ano. A idéia surgiu ainda na sessão de fotos, quando os editores viram as fotos feitas por Nana Moraes e perceberam que as fotos “originais” se encaixariam a proposta da edição.

capa-claudia-luiza-brunet Nem precisava mesmo...

Com tantos anos, a revista foi se multiplicando, dando origem à outra publicação, a Casa Claudia, voltada à decoração, e Claudia Bebê e Claudia Truques & Técnicas. A revista também criou o Prêmio Claudia, que premia, desde 1996, homenageia mulheres que fizeram a diferença em diferentes segmentos e também por suas histórias de vida.

5 comentários:

o Humberto disse...

Sá corrigindo uma informação, Angélica está looonge de ser a que estampou mais capas de CLAUDIA. A Ângela Catramby deve ter sido capa umas 20 vezes, sem falar na Xuxa e na Bruna Lombardi que devem ter feito umas 10 capas cada uma.

Unknown disse...

Cida Junqueira = Deus

Uma das mais competentes diretoras de arte na ativa no Brasil.

Leandro | @Leandro_S disse...

Ô, peeeedro, depois confirma essa informação pra gente. Achei 5 capas tão pouco...

Adorava a modelo (Cassia Lara) que foi a capa de 97.

o Humberto disse...

A própria Angélica foi capa mais de cinco vezes. Foi inclusive quando era criança, em dezembro de 81, ao lado da Sâmia Maluf.

Brunella Nunes disse...

Olha, numa boa, adoro o blog, mas a Claudia está deixando MUITO a desejar ultimamente. Minha mãe assina há uns 4 anos e eu sempre vejo a edição. E assim, TODO ANO são as MESMAS pessoas na capa! Simplesmente...
Já to de saco cheio de Grazi, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Angélica, Mariana Ximenes e afins.
Sério, todo ano, os mesmos rostos. Chega,né! Vamos aproveitar a nova editora chefe e mudar isso aí!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^