quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vale pela matéria de capa

A mesma publicação que trouxe Aécio Neves em dezembro e Marcelo Adnet e Dani Calabresa em janeiro, veio com Chico Buarque em fevereiro. Uma inconstância que não desagrada, mas revela que a Alfa está rebolando para cativar públicos distintos e aumentar seu número de leitores mensais.

A matéria exclusiva do Chico Buarque é um chamariz sem igual para o público feminino, mas dá sustentação para os homens de bom gosto. Afinal, ele se enquadra bem no perfil dos artistas que posaram para as primeiras edições da Alfa, mas tem o plus de atrair uma penca de mulheres…

e de homens também, vai saber

O texto de Regina Zappa, que acompanha as fotos do cineasta Walter Carvalho, é suave e transmite com serenidade o Chico que imagino perambular pelas ruas do Rio de Janeiro. “É, também, um sujeito que tenta levar a vida a margem da fama, que se esforça para ser apenas mais um na paisagem” é uma construção que poderia ser facilmente musicada, e num dedilhado simples virar um samba.

Pensando nas leitoras que teriam o primeiro contato com a Alfa na edição de fevereiro, a redação preparou a publicação para tentar “acolhê-las” melhor. Por exemplo, na seção Cartas, das 10 declarações publicadas, 4 são de mulheres. Coisa pequena, boba, mas contrastante com a segunda edição, que trouxe apenas 1 depoimento feminino.

mariana-rios-ensaio-sensualEsperamos que seja um teaser para alguma outra publicação!

Mariana Rios é a estrela da seção Playground, em que foi subutilizada em uma única foto. Apesar do sucesso de sua personagem na novela das seis, a atriz não tem um nome forte o suficiente para posar de lado sem encarar a câmera e ser reconhecida. A foto de Daniel Aratangy passa batida, e Rios surpreendentemente não rendeu um ensaio à Alfa para a nossa infelicidade.

Cisne Negro, o thriller que caiu na internet em janeiro, quando todo mundo assistiu mas cuja estreia nacional só aconteceu em 4 de fevereiro, levou 8 páginas da edição deste mês. Além de fotos de Natalie Portman e Mila Kunis e texto importados, o erro brutal de timing (a revista começou a circular a partir da segunda semana) deu a sensação de mais do mesmo numa seção que trouxe a inédita Letícia Sabatella em janeiro.

O fato da Alfa ter dois calhais próprios – um chamando para assinatura (com desconto de até 50%) e outro para a venda da versão iPad – levanta a hipótese de que as metas de venda da revista em 2011 são bem agressivas. Além disso, opino que é pouquíssimo esperto divulgar a versão digital na edição impressa, em forma de anúncio de página simples. Ainda mais com o título abaixo:

IMG_0338Tô ligado, senão não comprava a Alfa...

4 comentários:

Patrick Cassimiro disse...

a ALFA tá sendo minha surpresa mais agradável desse ano. Quando ela foi lançada eu pensei que os textos seriam chatos, complexos, mas ela é super leve e ótima de ser lida.
O mais engraçado é que levei pra faculdade a edição do mês passado e as meninas amaram a bendita, fato que tão conseguindo agradar os dois públicos.

Ike Laguárdia - @ikelag disse...

levei a alfa de janeiro pra praia, e minha tia adorou a revista.

Marcos O. disse...

A revista já substitui a VIP nas minhas leituras de cada mês. E não foi SÓ por causa do Chico.

Marcos O.

La Ventura disse...

pelo que eu entendi a Alfa é a playboy pros playboys de verdade, já que a playboy mesmo tá muito popular...

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^