Este ano a Revista Veja comemora 40 anos de mercado e ontem o todo-poderoso da Editora Abril, Roberto Civita esteve no Programa do Jô falando a respeito.
A entrevista foi bem bacana e deu pra notar o quanto o Big Boss é elegante e inteligente. Em suas entrevistas Civita sempre cita que de cara seu pai queria lançar três publicações: uma de informação (Veja), uma de negócios (Exame) e a Playboy como ela era mesmo.
O Globo.com disponibilizou ainda um trecho onde o editor fala sobre as gafes de Veja.
Precisando tamos aê, tio
4 comentários:
não é preciso discorrer aqui sobre o que todo mundo sabe (que a veja é direcionada e manipuladora), mas é inegável que os 40 anos de veja representam parte da história do país! engano seu, caro leitor, de não entender a importância de uma revista de tão grande circulação! todas as publicações/jornalistas defendem o seu ponto de vista em suas matérias (ora este com cunho político ora social) e devem ser respeitados(as) como opinião! o fato é que cabe à você, leitor, ser inteligente o bastante para discernir o que é exagero o que é notícia! portanto, meu caro leitor, estude! e leia pontos de vistas direrentes do seu para entender o porquê este o defende assim! quem pode dizer que o teu ponto de vista é o certo?
Nem sei o que dizer dianta do comentário aí de cima.Muito bom!!! Mas não acho que a Veja seja manipuladora, pois só é manipulado quem não tem a capacidade de formular sua própria opinião.
acredito que só não é manipulado aquele que consegue entender o contexto! como qualquer outro veículo de comunicação, "a veja" (digo a empresa) expõe suas opiniões através de seus jornalistas (não cabe aqui se explicar como a maioria das empresas "forçam" seus empregados a transmitirem o mesmo posicionamento que ela defende! isto acontece em muitas publicações e é complexo para explicar aqui, mas espero te tenham entendido o que quero dizer). a manipulação, que me refiro, se enquadra quando você espera de uma empresa que ela transmita a informação e que a transmita corretamente! sem pender pra um lado! a revista veja exibe em suas pulicações um posicionamento político explícito e se você acreditar que ela é uma publicação imparcial vai de encontro com o conceito de imparcialidade! o que quero deixar claro é que não estou criticando o posicionamento político da veja e longe de mim querer discutir política! só penso que um veículo de informação deveria ser imparcial ou ter como meta isto (pura utopia de minha parte).
Queria muito ser sobrinho do Civita... Hahaha