quinta-feira, 28 de agosto de 2008

E os ensaios...


Não sei bem onde estava minha cabeça quando resolvi que definiria os 5 melhores, em 5 categorias. Simplesmente não dá. Claro, abaixo os 5 melhores ensaios da Playboy, que aniversaria neste mês de agosto e enquanto há tempo, as homenagens...

Os 5 11 melhores ensaios já publicados, na minha opinião, são:

5º Lugar: Marina Lima por Muliro Meireles e Marisa Orht por Willy Biondani.

O despojamento e a super produção. O texto delicado de Fernanda Young e a franqueza do povo. Dois ensaios tão distantes, mas que, aqui, ficaram empatados. Duas mulheres que não são propriamente lindas, mas que não têm medo de se mostrarem, se imporem. Ensaios cheios de personalidade e atitude. Os fotógrafos, fizerem exclusivamente esses ensaios para a Playboy, e a pedido das estrelas.

4º Lugar: Scheila Carvalho por Bob Wolfenson e Luma de Oliveira por Jr. Duran.

As duas recordistas de capas da Playboy não poderiam ficar de fora. O ensaio de Scheila transborda sensualidade, é quente e ousado. O defeito é ser curto, muito curto. Já o ensaio da Luma é longo, cheio de momentos memoráveis e claro, a diagramação é foda. Adoro a orientação da revista virada. Os leitores, a revista, todos precisam se curvar a deusa, deixar sua posição confortável e se adequar a ela.

3º Lugar: Adriane Galisteu e Mel Lisboa, ambas por Jr. Duran.

A namorada-viúva do Senna foi à Grécia, se depilou, quebrou recordes e tornou-se a estrela Adriane Galisteu. Fotos para a eternidade, e a prova de que Zeus é brasileiro. A eterna Anita mostrou-se lânguida, delicada e mais Anita do que nunca. Ensaio que poderia ser corriqueiro, mas é cheio de sensualidade. Sensualidade do dia-a-dia. Nesse ensaio, Mel é a namoradinha gostosa que todos os leitores sonham...

2º Lugar: Mylla Christie e Tatiana Issa, ambas por Bob Wolfenson.

Uma foi para Inglaterra, outra para Punta Del Lest. As duas tiveram problemas durante o ensaio, Mylla com o fotógrafo e Tatiana com o cabeleireiro. Mylla estava no auge da carreira, conhecidíssima e desejada. Tatiana era mais uma das jovens e lindas atrizes que a Globo trazia do cinema (ela fez o Guarani), e que apareceria em Hilda Furacão. Os dois ensaios são absurdamente poéticos, cheios de fotos memoráveis. Cores lindas e P&B inesquecíveis.

1º Lugar: Maitê Proença, Alessandra Negrini, Malu Bailo - empatadíssimas - todas fotografadas por Bob Wolfenson.

O ensaio da Maitê é um marco na Playboy, mesmo tendo sido um ano antes - com Adriane Galisteu - que a revista chegou à casa de 1milhão de exemplares, é com esse ensaio que a revista convence grandes estrelas a se despirem. A carta escrita por Maitê, que abre o ensaio, é muito direta: "Eu queria fazer diferente. Queria fazer mais belo. Queria transgredir um pouco. (...) Queria estar lá, despojada e nua, bem nua. Quis as lentes do Bob. Quis sobretudo, e simplesmente, que fosse lindo, bem lindo. E olhem só, deu certo!" O que mais eu preciso dizer?!

O ensaio da Negrini talvez seja o único que esteja na lista de todos os leitores. Transgressor, absurdamente bem fotografado. Cru e delicado. Sem sombra de dúvidas, ela se orgulha de ter feito isso. E dificilmente faria outra Playboy, por que jamais seria capaz de superar esse trabalho.

Já Malu Bailo é, para mim, um grande azarão nessa lista. Ela não tinha nada para ter um ensaio tão bonito. Stripper de luxo, conhecida de muitos, mas uma grande desconhecida para a maioria. Chamaram o Bob para fotografar e deu no que deu. Ele chamou vários figurantes, levou a turma toda para um bordel, deu um festão e transformou Malu em uma Stripper de luxo. Ou melhor, a colocou de volta em seu ambiente, aí foi fácil. Era só clicar e guardar na memória, porque seria inesquecível, e impossível de se repetir.

Como sempre, Bob bombando na lista.

Fotos: Reprodução.
Ps.: Somos contra a pirataria, por isso, compre a revista. Sempre.

Pra terminar o especial, amanhã, farei o post com as 5 capas surpreendentes, para o bem ou para o mal. E para finalizar, as 5 musas da Playboy, não interessa onde, nem quando. Serão pra sempre musas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Thiagão meu rei, inventa uma desculpa ai rapidinho pela ausencia da Lidia Brondi. Dá seus pulo...

Thiago Muniz. disse...

Nem é desculpa, é realidade. Sou novo e nunca vi a revista dela. Como não vi Bruna Lombardi, a primeira da Maitê, Sônia Braga...

Então, para mim, os melhores são esses...

;D

Unknown disse...

Ah... thiago, fala sério! Como que tu vai escolher os melhores ensaios sem ver tudo cara?!?! Sei não o q faço contigo.... hehehe

Tô de onda! Tá ótimo tudo! As seleções, os comentários... De primeira!

Mas sério, procura ver esses ensaios mais antigos (se não tiver como vê a revista, tem sites que tem as fotos). Vc vai gostar muito!! Ensaios como o de Lídia Brondi, Maitê Proença (87), Cristiana Oliveira, Bruna Lombardi, Renné de Vielmond, Christiane Torloni (by Trípoli é um clássico dos clássicos), Cláudia Liz... garanto que vc só vai enrriquecer ainda mais a sua galeria de PBY e seu gosto pela fotografia de 1a qualidade.

E parabéns pelos tópicos e blog mais uma vez!

Abraços

Thiago Muniz. disse...

Eu até conheço os ensaios, por internet. mas não é a mesma coisa, sabe. Pegar, ver página por página, é bem melhor... Por isso, prefiro dizer q nunca vi...

Mas vou ver sim (na mão), e depois faço a lista dos antigos...

Brigado pelos comentários, e volte sempre.

Anônimo disse...

Deveria fazer o Top 5 dos photoshops" da revista!
Tipo aquelas imagens da Leka (ex bbb)
E da linda mas .. Juliana Paes

Abração sou viciado nesse blog é melhor q mta revista porai!

Marcelo SGB disse...

no meu fatídico blog tem um anúncio da revista da Galisteu em 95.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^