quarta-feira, 27 de agosto de 2008

As 5 melhores capas


A Playboy e a Confraria, são os principais culpados pela existência desse blog, de conversas virtuais passamos a conversas reais, e na mesa do buteco ficamos amigos, e acabamos virando um blog. Então, nada mais justo que nesse finalzinho de agosto, deixar as revistas de moda um pouco, só um pouco, de lado e fazer algumas listas sobre a Playboy. O que eu gosto e não gosto. E pra começar:

5 melhores capas.

5º - Marina Lima - Novembro de 1999

A capa, clicada por Murilo Meireles, foge completamente do padrão Playboy.

Nada de sorriso sacana, nenhuma bundinha, e inacreditavelmente: LIMPEZA VISUAL. Lindo o box de chamadas, logo abaixo do nome da estrela. O lettering tem tratamento diferenciado, tem a delicadeza que o momento exigia e é contrastante: romântico, como nada na capa.

Essa dicotomia constrói o ensaio como um todo. Marina se entrega completamente despojada no miolo, mas na capa se esconde inteira atrás de um olhar malvado.

4º - Tiazinha - Março de 2000

No segundo ensaio de Suzana para a Playboy, a estrela foi levada a NY e fez um dos ensaios mais sacanas que a revista já publicou, e a ousadia começava na capa.

Apesar de chapado, o fundo não é aquela chatisse/monotonia das capas da Playboy do ano passado. Justamente por esse preto não ser um fundo montado, mas parte do ambiente. Mesmo não vendo este ambiente, ele faz parte da cena, por causa da sombra na barriga dela, da luz dura iluminando a pele bronzeada, e também as sombras do rosto...

Sim, edição de colecionador.

3º - Mel Lisboa - Agosto de 2004

Mel Lisboa demorou, mas chegou em 2004.

Ensaio delicado, com uma luz amarela linda e repleto de olhares lânguidos, como o da capa.

Um detalhe bem bacana da capa é a diagonal formada pelo corpo da Mel, que, segundo as leis de composição, acompanha a linha hierárquica da página. O ponto mais importante é o rosto da modelo (entrada da página) e as pernas como são a saída da página, colocam um ponto final na leitura. Enquanto não sai da página, os olhos do leitor percorrem o corpo dela, lêem o nome, que inusitadamente está atrás do ombro da Mel. E por último as outras chamadas, são informação segundária, devido a tipografia reduzida e os tons harmônicos...

2º - Adriane Galisteu - Agosto de 1995

Galisteu foi aguardadíssima. Super comentada em todas as rodas, viajou para a Grécia, garantiu cachê alto e recorde de venda.

A foto mais famosa do ensaio é a lendária depilação, mas para mim a capa é o ponto mais memorável dessa edição. A começar pelo fato de ser um pôster. E depois, o olhar, a sombra, o brilho do cabelo, o fundo rosa. Adriane, mostra-se na capa pela metade, mantém o mistério que o Brasil tinha em mãos.

A namorada do Senna finalmente seria conhecida por completo, e passaria a ser uma estrela. Estrela que já devia ter voltado à Playboy há um bom tempo.

1º - Maitê Proença - Agosto de 1996

Depois de ser tirada do trono de recordista de vendas, exatamente um ano antes, Maitê voltou magistral nesta Playboy.

Depois das 3 capas clicadas por Duran, mostradas acima, chegou o momento de Bob Wolfenson. Ele é autor de algumas das capas mais bonitas da história da revista, como Sônia Braga, Mylla Christie, Regiane Alves e outras...

Por que essa capa me encanta? justamente pela simplicidade. Nada de muito complexo foi preparado, Maitê simplesmente sentou-se, completamente nua, numa sala de piso de taco, e se tampou como pôde. Bob flagrou esse momento, e a fez a capa mais bonita e memorável, na minha opinião, da história da Playboy Brasil.

Fazer uma linda capa é simples. Basta uma bela modelo, e um momento que instigue. Que indicie o que acontecerá no ensaio. Por isso, todas as capas que selecionei, têm fotos que fazem parte do ensaio, não são de série extra, feita em fundo chapado. O ambiente faz com que a capa cresça. E muito. E com isso, seduz o leitor e a revista vende...

E aí, quais as suas 5 capas preferidas?! Só a capa, nada de ensaio, heim...

10 comentários:

Leandro | @Leandro_S disse...

Não, não. esse blog surgiu da Comunidade da Revista VIP.

Anônimo disse...

não... não procede!

Anônimo disse...

até eu sei que surgiu da cominidade da playboy...

Anônimo disse...

tem também a da paula bularmaqui maio/96, mylla christie novembro/97, alesssandra negrini abril/00, vera fischer janeiro/00, luciana coutinho maio/00, joana prado abril/02, helô e ticiane pinheiro abril/03, diana bouth julho/05 e fani pacheco abril/07

Ronaldo disse...

Capas belíssimas... Curto muito TAMBÉM as capa da Fernanda Paes Leme,Deborah Secco em 2002, feiticeira em 2000, Alessandra negrine... tantas...

Anônimo disse...

Greg conhece Lenadro pela Comunidade da VIP. PONTO.

Greg conhece Thiago pela Confraria PBY. OUTRO PONTO.

Greg apresenta Leandro e Thiago e os 3 começam a escrever o DasBancas. MAIS UM PONTO.

Greg se irrita com troca de farpas e logo coloca um PONTO FINAL nessa chatice.

Thiago Muniz. disse...

Thiago sidiverte.

Anônimo disse...

foi na confraria da playboy sim que eu sei!
=P

Leandro | @Leandro_S disse...

Acho muito engraçado como os amigos do Greg não se comportam dessa forma.

Se Greg e Leandro se conhecem da comunidade da VIP e decidem montar um blog, concluímos que...

Unknown disse...

Bem, falando das melhores capas...

Coloco + 5 (concordo com todas as selecionadas!):

1 - Luma de Oliveira (set/87)
Altamente sexy, convidativa e provocante.

2 - Sônia Braga (jul/86)
Sônia em Preto & Corpo by Bob é perfeita. Capa desdibrável linda

3- Christiane Torloni (nov/84)
As duas capas de Torloni (by Trípoli) são lindas. Mas adoro essa. Altamente sensual. Foto meio que em movimento, boca vermelha bem destacada... muito erótica e marcante.

4 - Angelita Feijó (jun/04)
Angelita aparece de corpo inteiro em pose provocativa. Capa perfeita de muito bom gosto. Foi selecionada como uma das melhores capas de PBY no mundo em 2004.

5 - Brina Lombardi (fev/91)
Só o belo rosto de Bruna na capa... foto meio granulada... mas um olhar altamente sedutor. Perfeita.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^