quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ah... a Vogue Itália!

Raquel Zimerman, Carol Trentine e outros modelos por Steven Meisel

Muitas coisas podem explicar os 44 anos de fascínio que a Vogue Itália exerce sobre os fashionistas do mundo inteiro. Poderia citar a editora, extremamente vanguardista, Franca Sozzani, os diversos fotógrafos famosos que batem ponto. O atrevimento de fazer edições especiais e editorias que vão na contra-mão do mundo da moda. E claro, a eterna parceria com o badaladíssimo Steven Meisel, que assina um editoral TODO MÊS!

Steven Meisel + supermodels em homenagem a YSL

Mas acho que nada fala mais que as fotos da revista. Elas deixam clara a cara-de-pau da editora, que ao invés de instituir uma modelo queridinha, coloca atores, celebridades de um modo geral e modelos em um mesmo patamar. Todos merecem capa e produção caprichada. Seja uma modelo russa, a jovem atriz inglessa ou a badalada estrela de Ensaio sobre a Cegueira.

A modelo. Por Steven Meisel

A jovem britânica - ensaio deslumbrante. Por Mark Seliger

Estrela pagando peitinho por Peter Lindberg.

Ao invés de fazer de um tudo para aparecer, como editorias inspirados em si, Franca prefere alfinetar a sociedade. Retira todos os modelos masculinos da L'Uomo Vogue, e troca-os por homens normais, sejam atores, cantores de rock ou um senhor de 70 anos. Como forma de protesto contra o presidente xenófobo, Sílvio Berluscone, e também contra a hipocrisia da indústria da moda, faz a edição All Black e dispara: “Não é problema meu se eles não gostam; é problema deles”. A Vogue Itália, é a prova que acima do ego, deve vir o trabalho. E isso, eles sabem fazer muito bem. E nós, adoramos!

Casey Aflec, homem de verdade na L'Uomo Vogue.

Só pra não perder o custume, vou fazer o pedido. Vogue Itália, se precisar de uma mãozinha, é só me chamar... ;-)

7 comentários:

Thiago Muniz. disse...

Manu, demorou mas veio....

espero que goste.

;-)

albinopapa disse...

Vogue Itália Rocks!!!!
AS melhores edições, são sempre as que saem logo após as temporadas internacionais de desfiles. Elas chegam do tamanho de uma lista telefônica com todos os anúncios de todas as marcas que mais importam no planeta. Eu tenho uma, em particular que é uma edição de lançamento de inverno de 2007 com 697 páginas de puro deleite!

Anônimo disse...

nossa, thiago, fiz questão de guardar todos esses editoriais que você postou aqui! MARAVILHOSO!!! adoro a vogue italia justamente por isso: ela parece ter a independência que outras revistas do mesmo nome não têm, e uma preocupação com a estética perfeccionista que beira o extremo. fico pensando: como é que eles conseguem?
ADOREI, ADOREI o post! não imaginei que fosse ter tanta coisa assim...
gosto, em particular, do editorial com o casey affleck. é tão difícil ver ensaios masculinos que fujam do lugar-comum, né? e não fiquem:
a) com uma cara super moderna que você não consegue nem identificar a pessoa;
b) básico demais, estilo GQ (que, apesar de correto, não impressiona)
c) de puro e simples mau gosto.
meisel também é um capítulo à parte. quando ele trabalha para a vogue america (que, vamos combinar, está cada vez pior!), faz coisas super caretas, aquelas mesmas modelos de sempre pulando no fundinho cinza. mas, quando é pra vogue italia... mostra todo o seu potencial. o que é esse editorial no cemitério? maravilhoso!
amei, adorei tudo, obrigada!!!

albinopapa disse...

só mais uma coisa, Thiago, que "nos" levou outro dia horas e horas de discussão sobre o assunto: Já reparou que a tudo o que ahaza na vogue Itália, é feito fora da itália???? Aliás, as campanhas das grifes italianas, estão nas mãos de grupos criativos ou fotógrafos fora da italia? Por quê????
Porque simplesmente chegamos à conclusão, que a visão de venda do italiano é completamente apelativa. Tudo o que eles podem levar para o lado sexual eles conseguem. Repare nas campanhas dentro da própria ogue italia, que são de marcas italians "menos favorecidas" com produção local: parafraseando eles mesmos "che un cappeloni, nun buono culo, una boca rossa, etc" de chique eles só tem a materia prima, o acabamento e o modo de fazer, mas o modo de vender é beeeeeeem cafona!

Thiago Muniz. disse...

Verdade isso que você colocou, albino. E isso acontece de um modo geral com as Vogues. Só as grandes marcas têm comunicação digna e coerente com a proposta da revista. Assim como no Brasil vemos propagandas toscas ao lado das grandes, na Vogue Ìndia, Itália, América, Paris e tudo mais, tem essas bizarrices.

E vamos combinar né, se tem um povo que tem tendência à breguiçe esse povo é o italiano. Uma coisa sexualizada d+...

drano disse...

Emma Watson está maravilhosa no ensaio!!

Anônimo disse...

Q post foi esse?! Mto mto mto bom!
A Vogue Italia se sobressai entre as outras!
Com mta vanguarda e pouco tempo para richas entre diabas, Franca tem consolidado um estilo mto proprio de editar!
Lindissimas imagens!

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^