domingo, 14 de junho de 2009

Serafina: cults com glamour

Post escrito por Milena Dib, a Lena, que, pra nos encher de orgulho, está sempre aqui no dasBancas.

Caras cult

Muito além dos suplementos basiquinhos de outros jornais, a Folha de São Paulo lançou há um ano a revista Serafina, publicação mensal sobre celebridades, com 60 páginas recheadas por perfis e entrevistas de notáveis. Já estamparam suas capas, Angeli, Marcelo Camelo, e mais recentemente, Woody Allen, em entrevista e foto exclusivas. Serafina mistura glamour e gênero cult, destinada a refinados leitores, e q para agradá-los faz como eles: banca a inteligente.

Personalidades de fino trato a Serafina tem

Os textos autorais (talvez o que eu mais admiro nela), muitos em primeira pessoa, são assinados pelo time bambambã da Folha como Mônica Bergamo, Sergio Dávila, Ruy Castro, e Marcelino Freire.

Quem estampa suas páginas são personalidades de fino trato, que dificilmente seriam encontrados em outras publicações, pela arrogância das personalidades, ou pela falta de interesse das outras revistas. Em vez da apresentadora de TV, quem abre as portas de seu lar doce lar é Gilmar Mendes, o perfilado é Marcio Thomaz Bastos, o entrevistado, David Lynch, e o ensaio fotográfico com Rodrigo Santoro.

Tudo fica chique e pop, mas às vezes exageram em matérias cults e difíceis demais, como o perfil de um professor de literatura da USP e PUC, Flavio Di Giorgi (quem?), e Danda Prado, filha de Caio Prado, que já foi anfitriã de Simone de Beauvior. Desconvidativo para matérias de duas páginas.

A revista em tamanho tablóide tem fotos bem comportadas, e abusa de capas em P&B. É graficamente impecável. As ilustrações compõem as matérias e produzem bons efeitos como na entrevista com Woody Allen (elegantérrima). As ilustrações também são usadas para dar toques de humor, como na edição de novembro que fez uma paródia do quadro da Santa Ceia com os 12 apóstolos, com a equipe de Madonna (e antes de existir Jesus na sua vida).

Pra trupe ficar completa, agora falta Jesus

O exemplar é veiculado no último domingo do mês junto com o jornal ou pode ser adquirido separadamente nas bancas por R$ 4 no domingo seguinte. Vale a pena pela qualidade da revista e pelo precinho.

Elegantérrima!

Milena Dib, 24, paulistana, é jornalista e, assim como nós, viciada em banca de jornal. De Tititi a Playboy todas lhe prendem a atenção. Gosta de revistas femininas, revistas de nerds (Superinteressante, Wired, Info) e revistas populares (Sou+eu! pra baixo), porque nem só de cults e glamour é feita a vida.

9 comentários:

Leandro | @Leandro_S disse...

Obrigado, Lena pela finissima colaboração. Morro de orgulho em ter leitores como você por aqui.

Anônimo disse...

lindo o grid e pans. nem sabia que existia. é só pra São Paulo?

Equipe dasBancas disse...

Adorei.
Vou comprar o exemplar da vez in loco no fim de julho.

Ser a pheena.

Ta, parei.

CB disse...

de que data é essa capa com o woody allen?
abs

Leandro | @Leandro_S disse...

Gui, é da Folha de São Paulo. Se eu não me engano, em frente ao Mc Donald's da Savassi, numa loja/sebo q vende revista, jornal e é um bar tbm com musica ao vivo vende a Folha. Aqui no RJ eu já comprei a edição avulsa da Marília Pêra, de março/09, numa banca perto da estação Carioca.

Greg cheio de trocadilho.

Chico, essa edição do Woody é a última. Foi pras bancas há 2 domingos atrás.

Anônimo disse...

obrigado! é que eu assinava a Folha até bem pouco tempo e não vinha e nem tinha lido nada a respeito dessa revista no próprio jornal. enfim, eu sou lerdo anyway. mas sei qual loja/sebo é. sempre passo lá pra comprar revistas mais velhas. gracias, chico!

andré pancione disse...

bom dia pra todos... a revista é ótima tanto quanto a revista da folha!!! o problema é que a "folha" só dá atenção aos leitores da capital!!! moro no interior de são paulo e nunca recebi qualquer dessas revistas!!! por isso larguei de assinar o jornal.

Chris disse...

Olhando assim, e uma revista muito interessante mesmo! Adorei tudo... mo carona de chique e cult, como vc, muito bem, disse.
Eu gosto dessas entrevistas com essas pessoas mais "distantes", mais cults e digamos "raras", que fazem um trabalho bem envolvido em pesquisas, identidade, experiencia, criatividade, arte... seja la o que for!
Gosto disso.

beijos!

Camila Alam disse...

ai, chorei de rir com o "ser a pheena"

hahahaha

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^