quinta-feira, 7 de abril de 2011

Seu nome é Gaul

Aqui nesse modesto blog fico bem à vontade para exercer meu papel de fã. De revistas, modelos, jornalistas, fotógrafos. E muito antes do dasBancas ser o dasBancas, já acompanhava com admiração o trabalho sensacional desse cara que é, pra mim, um dos melhores fotógrafos do Brasil, principalmente quando a sensualidade feminina está em foco. De lá pra cá, a única diferença é que agora rola minientrevista exclusiva. Contudo, orgulhosamente, fã do mesmo jeito. Com vocês, o querido Christian Gaul.

Gaul

1 – Gaul, se você fosse fazer um “painel de estilo”, com uma colagem de elementos que indiquem um pouco do seu estilo fotográfico, quais imagens você colocaria nesse painel?

gaul_dasbancas_1-01-01

Fotos: Christian Gaul

2 – Agora, para montar um miniportfólio que exponha sua versatilidade nas bancas de revista, selecione apenas uma foto sua publicada em cada umas das revistas abaixo:

Untitled-3

Fotos: Christian GaulAlinhar ao centro

3 - Música, dança, cinema, pintura, moda, design e literatura. Faça um ranking e nos diga qual deles anda te inspirando mais.

1. Pintura, 2. Dança, 3. Cinema… Outro fator que me inspira muito são cenas do cotidiano que observo enquanto não estou fotografando. Estou sempre muito atento a tudo que está ao meu redor e com frequência faço algum tipo de anotação referente às minhas observações. No começo, eu fazia esboços – desenhava num caderninho que andava sempre comigo. Hoje tendo a usar o gravador do celular ou descrevo alguma cena no aplicativo do celular.

4 - O que esses lugares dizem sobre o fotógrafo Christian Gaul?

Print

Boston foi o lugar onde aprendi a técnica.
NY foi onde descobri que queria ser fotógrafo.
RJ é uma eterna fonte de inspiração. É uma cidade que inspira liberdade, acho que é minha casa.
SP está ligada, pra mim, ao profissionalismo. É onde comecei a carreira como fotógrafo. Hoje é meu lar e gosto muito dessa cidade.

5 – Já me falaram que você é um fotógrafo detalhista, extremamente exigente, muitíssimo rápido e cheio de ideias num set fotográfico. De fato, como é o Gaul em ação?

Bicho, acho que a resposta está na pergunta. De fato é como eu sou no set. Acho que eu ainda acrescentaria que sou assim, mas sem perder la ternura.

6 - “Elegância” é a primeira característica do seu trabalho que me salta aos olhos. Suas mulheres, principalmente elas, são sempre muito elegantes. Existe algum tutorial para deixá-las assim?

Web

Acho que o respeito ajuda. Não sei... procuro deixá-las à vontade. Gosto de conversar sobre o objetivo do trabalho. A elegância é sem dúvida uma característica presente em vários trabalhos, mas não é necessariamente isso que busco. Tenho trabalhos onde me utilizo da imagem da mulher de formas onde a elegância não seria o primeiro quesito a saltar ao olhar. Gosto de criar imagens fortes, isso sim, sempre!

7 – Qual a razão de nunca ter assinado um ensaio de capa para Playboy ou SEXY?

Não sei. Nunca me chamaram. Talvez não seja o meu perfil. Mas eu gostaria de experimentar algum dia.

8 – Dê dois adjetivos para cada um desses personagens que já posaram para sua lente:

Web

Fotos: Christian Gaul

9 - Cite suas impressões sobre os fotógrafos listados:

Web

10 – E se você pudesse escolher qualquer um dos grandes gênios da fotografia para fazer um retrato seu, com qual deles você agendaria uma horinha?

Web


Para ver + trabalhos do Gaul: www.christiangaul.com

4 comentários:

Ike Laguárdia - @ikelag disse...

Leandro, lindo trabalho. Quando você comentou, de bastidores, que entrevistaria a o Gaul, eu fiquei empolgadíssimo. Sou um grande apreciador do trabalho dele e adorei o tom das respostas. Concordo com o que você falou no primeiro parágrafo: Christian Gaul é um dos melhores fotógrafos do Brasil.

luciano disse...

http://lh4.ggpht.com/_WWS-lJf8yh8/TZk3l4VXAKI/AAAAAAAAGM4/hDn3-JWedsY/s1600-h/gaul_dasbancas_3-01%5B6%5D.jpg

a primeira foto à esquerda, de cima pra baixo, foi veiculada na Alfa, e não na PBY.

Sansão, que post legal.

Parabens moço.

Pedro Mathias disse...

. sempre comento que até pouco tempo atrás, antes de colaborar com o blog, era alheio aos fotógrafos.

nunca havia me interessado em saber detalhes, perceber características, poder bater o olho na foto e saber de quem é o ensaio.

agora tudo mudou e é por isso que adoro esse tipo de post!

Gaul tem aberto caminho entre os que mais admiro;

Nickolasqmb disse...

Amei a entrevista!

ps: Esse ensaio da Grazi pra Homem Vogue é o meu preferido! rs.

Postar um comentário | Feed



Blog Widget by LinkWithin
 
^